Benefícios de usar o vinagre de maçã para lavar o rosto

Benefícios de usar o vinagre de maçã para lavar o rosto

Para evitar reações alérgicas é muito importante diluir o vinagre de maçã em água. Devemos aplicá-lo à noite para evitar o contato com o sol, já que ele pode deixar manchas na pele.
Vinagre de maçã para lavar o rosto

Além de usá-lo para temperar saladas ou como parte de receitas variadas, o vinagre é muito útil também como tratamento de beleza natural.

Você gostaria de conhecer os benefícios de usar o vinagre de maçã para lavar o rosto? Então não deixe de ler este artigo!

Também iremos falar sobre os efeitos que ele oferece para a pele e o cabelo. Não deixe faltar em casa este verdadeiro elixir natural.

Para que serve o vinagre de maçã?

Usar o vinagre de maçã para tratar a pele do rosto é uma excelente ideia. Os benefícios deste hábito saudável são os seguintes:

Elimina as manchas decorrentes da idade

Isso se deve ao fato de que ele contém poderosos componentes que se encarregam de eliminar as células mortas e deixar a pele fresca e jovem. Em vez de comprar produtos de beleza caros e que não têm efeitos a curto prazo, não hesite em usar o vinagre.

Seus alfa hidroxiácidos serão seus grandes aliados para rejuvenescer alguns anos em seu rosto.

Simplesmente misture uma colher de vinagre de maçã em meio copo de água e embeba um algodão.

Passe por toda a pele previamente lavada e deixe agir durante 30 minutos. Faça este tratamento todos os dias durante 6 semanas.

Reduz a acne e as espinhas

acne

O vinagre tem a capacidade de eliminar o excesso de gordura ou oleosidade no rosto, e assim evita que se desenvolvam os temidos cravos. O ácido málico que o vinagre contém, além disso, também pode prevenir as infecções causadas pela acne e as manchas e cicatrizes que podem surgir quando esprememos espinhas.

Ele ajuda a desobstruir os poros e permite que a pele respire corretamente. Ao equilibrar os níveis de pH, ele evita que a pele fica exageradamente oleosa (outra das causas da acne).

É um excelente tônico facial

Umedeça um algodão com a mistura de uma colher de vinagre de maçã e dois copos de água. Todas as noites, antes de dormir, aplique a mistura sobre o rosto, com a pele limpa e seca. Deixe secar e não enxágue.

Não se preocupe com o mau odor, porque ele irá se dissipar rapidamente (você não será uma salada ambulante).

O vinagre irá firmar a pele e estimular a circulação de sangue por todo o rosto.

Recomendações para usar o vinagre de maçã na pele

vinagre-de-maca

Como primeira medida, você deve saber que o vinagre de maçã não deve ser aplicado puro. É preciso diluí-lo em um pouco de água. Caso contrário, ele pode manchar ou causar alguma reação alérgica na pele. Para começar, você pode usar a proporção de 1 parte de vinagre para 3 partes de água. Por exemplo, para fazer um litro de loção, você irá utilizar 250 ml de vinagre de 750 ml de água.

Conforme o passar do tempo, você pode ir aumentando a quantidade de vinagre, mas nunca usá-lo sem misturar. Antes de usar esta receita caseira, agite bem o recipiente, já que os ingredientes costumam se manter separados. Você pode acrescentar outros elementos, como por exemplo:

  • Chá verde
  • Óleo essencial de hamamélis
  • Gel de aloe vera

Antes de aplicá-lo no rosto, é importante comprovar se o vinagre não produz nenhuma reação alérgica ou coceira na sua pele. Você poderá perceber estes problemas antes na mão ou em uma parte do queixo. Deixe passar alguns minutos, e se não acontecer nada, aplique no rosto todo.

Em seguida, embeba um algodão ou cotonete para que seja mais fácil a aplicação. Algumas mulheres usam o vinagre de maçã para retirar a maquiagem todas as noites e, além disso, aproveitar os benefícios deste alimento.

A primeira vez que você usar o vinagre de maçã no rosto, é conveniente enxaguá-lo com água morna depois de cinco minutos de aplicação. Na próxima vez você poderá ir aumentando o tempo de aplicação, ou então deixá-lo sem enxaguar.

É importante lembrar também que os tratamentos com vinagre de maçã devem sempre ser realizados a noite, pois se ele entrar em contato com o sol, pode causar manchas na pele ou provocar sensibilidade excessiva.

Você pode utilizá-lo como uma loção refrescante se colocar a mistura em um borrifador e aplicá-la em todo o rosto. Tenha cuidado para que não chegue até os olhos, pois nesse caso o vinagre pode arder bastante. Outra ideia é adicionar um pouco de vinagre de maçã ao seu creme hidratante usado diariamente.

Por que não aproveitar os benefícios para o resto do corpo?

O vinagre de maçã é maravilhoso e não serve apenas para o rosto. Por exemplo, se você tiver acne nas costas, pode usá-lo nesta região como um tônico para tratar os cravos e espinhas. Aplique com um borrifador depois de tomar banho.

Outros usos do vinagre para a pele:

Protetor solar

protetor-solar

Na verdade, ele serve como tônico após a exposição aos raios solares. Aplique na área do corpo que estiver avermelhada para prevenir a formação de bolhas e promover a cicatrização da mesma.

Removedor de pelos encravados

Neste caso é possível usar o vinagre de maçã sem ser diluído, aplicando-o com um algodão na área afetada. As propriedades anti-inflamatórias e a ação do ácido acético irão ajudar a suavizar os pelos e permitir que seja mais fácil removê-los.

Para combater a caspa

Antes de tomar banho, massageie o couro cabeludo com vinagre para retirar os restos de pele morta que se acumulam nele. Você também pode adicionar um pouco ao seu xampu do dia a dia. Não se esqueça de esfregar energicamente com as pontas dos dedos (nunca com as unhas).

Atenuar hematomas

Já que o vinagre tem propriedades anti-inflamatórias, ele é capaz de acalmar a pele lesionada, além de melhorar a circulação sanguínea e acelerar o processo de cura. Coloque um pouco de vinagre de maçã em um algodão sem diluir, e aplique como se fosse uma pomada sobre o hematoma. Deixe agir durante uma hora e em seguida aplique um creme.

Tratar picadas de mosquitos

mosquitos

No verão costumamos sofrer muito com os ataques de mosquitos e outros insetos. Os ácidos presentes no vinagre são realmente úteis para neutralizar a coceira decorrente das picadas. Você também irá tirar proveito das propriedades anti-inflamatórias para reduzir o inchaço e acelerar a cura.