O uso do sutiã é benéfico? - Melhor com saúde

O uso do sutiã é benéfico?

O uso do sutiã não evita que os seios caiam com o passar dos anos. Mais que isso, ele pode até acelerar o processo.

Depois de vários anos de pesquisas, um estudo realizado na França chegou a firme conclusão de que a tão comum vestimenta feminina e uma das mais importantes no vestuário íntimo não traz nenhuma classe de benefício. 

O professor Jean-Denis Rouillon, da Universidade de Franche-Comte de Besancon, na França, afirmou com toda certeza que os sutiãs femininos não oferecem nenhum benefício e que, pelo contrário, provocam danos nas mamas daquelas que os usam. 

Tais conclusões se baseiam nos estudos realizados em um período de 15 anos. Durante esses anos, a Universidade de Besancon, situada ao leste da França, realizou sua pesquisa fazendo seguimento e verificando uma série de mudanças que eram produzidas nas mamas de 130 mulheres, as quais, de forma voluntária, permitiram este estudo. As voluntárias tinham idades compreendidas entre dezoito e trinta e cinco anos. 

Durante as primeiras fases da pesquisa, a equipe médica pôde observar que as mamas das mulheres que não utilizavam o sutiã permaneciam muito mais firmes e com menos quantidade de estrias que os daquelas que o utilizavam todos os dias.

As ferramentas que os cientistas utilizaram durante o tempo de pesquisa foram simplesmente um calibrador, que é um dispositivo para medir as distâncias entre os dois lados opostos de um objeto, e uma régua de cálculo.

Entre as conclusões que os cientistas chegaram, destaca-se, principalmente, que o uso desta popular vestimenta feminina não evita que com o passar dos anos os seios caiam, mas diferente do que diz o senso comum, o mesmo acelera o processo.

O professor Rouillon afirma que, do ponto de vista médico, fisiológico e anatômico, não é de nenhuma maneira benéfico para o seio ser privado do efeito da gravidade. Pelo contrário, eles tendem a ficarem muito mais flácidos quando não o sentem.

Mamas-fibrocisticas-500x325

O professor é firme em sustentar a hipótese de que os músculos que se encarregam de sustentar o seio em seu lugar, com o uso do sutiã, perdem a função e, com ela, a firmeza do busto. Ele defende, ainda, a ideia de que as mulheres que jamais usavam sutiã mantinham os mamilos mais altos em relação às mulheres que usavam sutiã regularmente. 

No entanto, as mulheres que vêm usando o sutiã durante muitos anos não devem deixar de fazê-lo, pois o resultado não seria nada benéfico.

O professor é enfático ao pontuar que, ainda que o estudo tenha durado muitos anos e contado com a participação de centenas de mulheres, este não representa a população mundial. Mas, contudo, tal estudo pode confirmar que, ao deixar de usar o sutiã, não há nenhum prejuízo com relação à orientação dos seios, pelo contrário, há uma melhora notável.

Umas das mulheres, que participou desta pesquisa e que tem 28 anos de idade, afirma que há dois anos que deixou de usar o sutiã e se sente muito bem, com menos dor nas costas e que respira melhor ao ter maior liberdade.

Em alguns estudos que foram realizados anteriormente, na Universidade de Portsmouth, na Inglaterra, demonstraram que a maioria das mulheres danifica seus seios por utilizarem um número equivocado de sutiã.