Berinjela: leve, curativa e muito adequada para a digestão!

Berinjela: leve, curativa e muito adequada para a digestão!

Você sabia que a berinjela é um dos alimentos mais curativos que podemos incluir em nossa dieta? É tão rico em fitonutrientes que consegue proteger nossas células do ataque dos radicais livres.
Berinjela: leve, curativa e muito adequada para a digestão!

Suas propriedades nos fascina. Oferece muitas possibilidades na cozinha, podemos inclusive, tomar água de berinjela como complemento diurético nas dietas para emagrecer e, além disso, nos ajuda a fazer a digestão.

Poderíamos dizer que as berinjelas são vegetais tão saudáveis que todos deveriam incluir de forma regular na alimentação.

E você? Já consome essa iguaria? Se não, a seguir listamos algumas razões para que você se anime a incluir a berinjela em suas refeições. Não perca!

1. A berinjela, um alimento leve e digestivo

Os especialistas em nutrição dizem que as berinjelas são as hortaliças mais leves que podemos consumir. Não contêm gorduras e possuem um teor de fibra e água tão altos que se tornam perfeitas para quem deseja emagrecer.

Outra de suas melhores virtudes é o fato de nos ajudar a evitar a retenção de líquidos, pois as berinjelas contêm uma grande quantidade de potássio, mineral que, como você já sabe, ajuda a manter o equilíbrio ácido-base em nosso organismo, distribuindo de modo adequado a água no corpo.

Evite inflamações!

2. Cuida do coração

Coracao-e-beringela

A berinjela contém uma alta proporção de antioxidantes. A razão pela qual se costuma recomendar a inclusão desta hortaliça nas dietas de pacientes com problemas cardíacos, é por ser um alimento “anti angiogênicos”.

O que significa isso? A angiogênese é o processo mediante o qual crescem novos vasos sanguíneos. Isto significa que corremos o risco de desenvolver desde tumores até doenças cardiovasculares. No entanto, as berinjelas nos protegem deste processo.

Além disso, seus níveis de cobre, ácido fólico, magnésio e flavonoides protegem as células do nosso organismo de bactérias nocivas e também reduzem o colesterol ruim, o LDL.

Não podemos nos esquecer de que a combinação de cálcio, magnésio e potássio nos ajuda a fortalecer os músculos do coração e favorece seus movimentos.

3. A berinjela é digestiva

Berinjela

  • As berinjelas são ricas em água e possuem poucos glícidos, lípidos e prótidos. São facilmente digeridas e ajudam o intestino a absorver todos os seus nutrientes.
  • Não nos fornece açúcares e, apesar de não apresentar um nível muito elevado de vitaminas, seu principal benefício está em seus minerais e em seu poder alcalinizante.
  • Sabia que a berinjela tem até 55% de sais minerais básicos em sua formação? Tudo isso faz com que nosso organismo fique mais livre de toxinas e que nossos órgãos concluam suas funções de forma mais eficiente.
  • Fortalece o fígado, estimula a produção de bílis e, graças a sua ação purificante, a berinjela é muito adequada até para quem sofre com ácido úrico.

Como resistir?

Receita: água de berinjela e limão para perder peso

Agua-de-berinjela-e-limao

Para você poder se beneficiar das propriedades da berinjela, vamos ensinar como preparar esta água tão saudável que ajuda a perder peso.

Lembrando de que este remédio não é mais que um complemento. Ou seja, continue mantendo uma dieta pobre em gorduras para que esta água de berinjela e limão ajude a processar e a melhorar a digestão. Vale a pena incluir esta receita em nosso dia a dia!

Ingredientes

  • 1 berinjela de tamanho médio. Se for orgânica, melhor ainda.
  • Suco de 1 limão
  • 1 litro de água
  • Uma jarra grande de vidro

Como preparo a água de berinjela e limão?

  • Lave bem a berinjela. Se quiser eliminar todas as suas toxinas, mergulhe na água com um pouco de vinagre de maçã e um pouco de bicarbonato de sódio. Esta estratégia é muito prática para eliminar rastros de pesticidas.
  • Agora corte a berinjela em rodelas. Com um centímetro e meio de grossura mais ou menos e mantenha a pele.
  • Muito bem. Agora vamos cozinhá-la com meio litro de água. Quando perceber que a água já começa a ferver, retire do fogo e reserve a água.
  • Adicione outro meio litro de água e o suco de limão. Coloque este remédio caseiro na jarra de vidro e leve para a geladeira.
  • Há quem prefere, no lugar deste cozimento, deixar a berinjela cortada em rodelas em uma jarra com o litro de água, para que assim, solte o suco e suas propriedades. Você poderá escolher a opção que mais gostar.

Como devo tomar?

  • Devemos tomar esta água de berinjela e limão ao longo do dia, antes das refeições principais. Desta forma, a receita vai atuar nos saciando muito mais, e permitindo digerir e eliminar as gorduras.
  • Você pode tomar entre duas e três vezes por semana. Se acompanhar este tratamento com uma dieta baixa em gorduras, incluindo verduras e frutas frescas, os resultados são notáveis.

Trata-se somente de escolher bem os alimentos e de levar aos nossos pratos as hortaliças mais saudáveis com as que a natureza nos presenteia. E a berinjela é, sem dúvida, uma maravilhosa opção.