Bolo gelado para o verão - Melhor com saúde

Bolo gelado para o verão

A massa deste bolo é muito versátil, pode ser usada também com outros recheios. Outra opção é fazer recheio com ameixas. O bolo deve ser servido gelado, uma ótima indicação para os dias quentes de verão. É o sucesso garantido nas suas festas! O bolo é superprático, rende 12 fatias. A forma deve ter 25 centímetros de diâmetro. Cada fatia deste bolo tem 554 calorias. 

Massa

Na batedeira bata 4 ovos com 2 xícaras de açúcar, até que o volume da mistura dobre de tamanho. Ferva 1 xícara de leite com 3 colheres de manteiga e reserve. Junte o leite e 2 xícaras de farinha e 1 colher de sopa de fermento e bata na velocidade baixa.

Coloque numa forma de fundo falso, untada, forrada com papel manteiga. Leve ao forno para assar. Retire da forma com o bolo ainda morno. Depois de fria, corte a massa em 3 partes.

Calda

Misture meia xícara de leite frio com 3 colheres de sopa de licor.

Recheio

Leve ao fogo o 1 lata de leite condensado, meia xícara de leite, duas gemas, 3 colheres de sopa de amido de milho, mexa sem parar até engrossar. Ao retirar do fogo, coloque 1 colher de sopa de manteiga e meia colher de sopa de baunilha. Depois que esfriar, coloque gotas de chocolate.

Montagem

Agora com a massa já dividida em três partes, monte o bolo. Primeiro forre o fundo da assadeira com papel manteiga e coloque uma das partes da massa.

Em seguida, molhe a massa com um pouco da calda. Coloque a metade do recheio na massa já molhada. Coloque a segunda parte da massa e faça o mesmo procedimento anterior. Aperte de leve e cubra com filme plástico. Coloque na geladeira por quatro horas.

Cobertura

Numa tigela de microondas coloque 1 caixa de creme de leite, 400 gramas de chocolate meio amargo e leve ao microondas com potencia alta. O tempo no microondas é de 40 minutos. Ao retirar, misture para dissolver bem o chocolate.

Junte 4 colheres de sopa de água, mexa e deixe esfriar. Coloque a cobertura em cima do bolo e decore com gotas de chocolate. Coloque o bolo na geladeira e sirva gelado.

Outra opção de recheio

Se você não quiser fazer o recheio de chocolate, pode mudar para a ameixa, fica uma delícia. A calda e a massa são as mesmas. Mudamos o recheio e a cobertura.

ameixaseca

Recheio

Junte 2 latas de leite condensado já cozidas na pressão, que vai virar um doce de leite. Coloque 200 gramas de ameixa picada. Reserve.

Cobertura

O mesmo recheio deve ser utilizado na cobertura, sendo que não precisa colocar a ameixa, apenas o doce de leite. Decore com fitas de coco fresco.

Dica

Ambas as receitas podem ter o nível de calorias diminuido se você usar o leite condensado light.

Imagens oferecidas por: Tudo gostoso – UOL e ZonaSul atende