Como branquear roupas sem cloro: 5 soluções naturais

Como branquear roupas sem cloro: 5 soluções naturais

Além de eliminar os maus odores, o bicarbonato nos ajuda a acabar com manchas ao mesmo tempo em que proporciona suavidade às roupas. Basta acrescentá-lo ao sabão em pó habitual e lavar normalmente.

As roupas brancas tendem a manchar muito facilmente com qualquer tipo de substância que entre em contato com o tecido, e também pode ficar amarelada depois que a utilizamos muitas vezes.

Para branquear roupas, quase sempre recorremos a produtos químicos que são vendidos no mercado, em especial a aqueles que contêm cloro e que parecem ser a melhor solução para recuperar a tonalidade branca e limpa de nossas roupas.

É verdade que estes produtos funcionam de maneira eficaz e podem ser a solução mais simples para branquear as roupas; no entanto, os químicos utilizados neles não são nada saudáveis e ainda podem causar danos ao meio ambiente.

Para prevenir acidentes com os produtos com cloro e branquear as roupas de uma maneira mais ecológica, a seguir iremos compartilhar 7 truques de limpeza com produtos naturais que podemos ter em conta para nos desfazermos das manchas e recuperarmos o branco brilhante de nossas roupas.

Vinagre branco

Além de ser um produto que ajuda a remover manchas e sujeira, o vinagre branco não é agressivo com os tecidos e ajuda a suavizá-los para não termos que recorrer aos amaciantes químicos.

Como utilizá-lo?

  • Acrescente 1/2 copo de vinagre branco destilado ao seu sabão em pó habitual na máquina de lavar e lave normalmente.
  • Se as roupas tiverem manchas no pescoço, axilas ou outras áreas, aplique vinagre sobre a região afetada e deixe agir durante uma hora antes de enxaguar.

Bicarbonato de sódio

Bicarbonato-de-sodio

É um produto que, além de econômico, atua em profundidade sobre o tecido, eliminando as manchas e proporcionando suavidade às roupas.

Como utilizá-lo?

  • Acrescente 1/2 copo de bicarbonato de sódio ao seu sabão em pó habitual e lave normalmente.
  • Lembre-se sempre de separar as roupas coloridas das brancas.
  • Para manchas mais fortes, aplique-o de forma direta, misturado com um pouco de suco de limão.

Água oxigenada

Agua-oxigenada-500x340

A água oxigenada é um produto que ajuda a branquear e cuidar das roupas porque não contém cloro.

Como utilizá-la?

Na lavagem normal, adicione 1/2 copo de água oxigenada com o seu sabão em pó de costume. Ela também pode ser aplicada de forma direta sobre a mancha.

Suco de limão

limao

O suco de limão é um adstringente natural que limpa em profundidade, elimina todo tipo de sujeira e deixa as roupas mais brancas e reluzentes.

Como utilizá-lo?

Encha uma panela com água e rodelas de limão, coloque-a para ferver e, em seguida, coloque as roupas de molho durante uma hora antes de lavá-las da forma habitual.

Outra boa opção é preparar uma solução de sabão, uma colher de sal e o suco de dois limões. Deixe a roupa de molho nesta mistura, depois deixe que ela escorra e seque ao sol.

Leite

Este ingrediente natural ajuda a cuidar das roupas e, ao mesmo tempo, a branqueá-las. É especialmente recomendado para roupas delicadas ou feitas de algodão.

Como utilizá-lo?

Coloque a roupa de molho em um recipiente com leite. Deixe-a ali por cerca de duas horas e, em seguida, enxágue como de costume.

Conselhos para manter as roupas brancas

A roupa branca requer de alguns cuidados especiais para se conservar em bom estado e com um tom brilhante.

Se esta cor for a sua favorita na hora de escolher as roupas, não perca os seguintes conselhos:

  • Evite usar branqueadores químicos em roupas feitas de poliéster ou em misturas de poliéster e algodão, já que nelas pode ocorrer uma reação química entre o cloro e o poliéster, que no geral pode fazer com que a roupa se torne amarelada.
  • Preste muita atenção à água que você costuma utilizar para lavar, já que em algumas ocasiões ela pode estar turva, e isso também faz com que as roupas fiquem amareladas.
  • No momento de lavar as roupas brancas, você pode usar um pouco de bórax (borato de sódio) diluído, para que a água se suavize e não exista risco de que a roupa manche.
  • Para evitar as manchas nas roupas brancas, tente não aplicar perfumes, desodorantes ou outros químicos que possam entrar em contato com o tecido. Em geral, todos estes produtos acabam deixando manchas amareladas nas roupas.
  • Tente secar suas roupas ao sol, já que os raios ultravioleta contribuem para manter o branco dos tecidos mais bonitos e brilhantes.