Café e chá verde, aliados para tratar o fígado gorduroso - Melhor com Saúde

Café e chá verde, aliados para tratar o fígado gorduroso

O café e o chá nos protegem das gorduras, e portanto são muito recomendados no caso do fígado gorduroso. Também é fundamental manter uma dieta saudável e fazer exercícios físicos.

O problema de fígado gorduroso é dos mais comuns na atualidade. É por isso que são desenvolvidas cada vez mais pesquisas a respeito, a fim de dar solução a essa realidade.

Você quer saber quais são as últimas notícias sobre o assunto? Então continue a ler o artigo, e descubra como o café e o chá foram descobertos como excelentes aliados para tratar essa doença.

Café e chá podem prevenir o fígado gorduroso?

Cafe-figado

Sabemos que, até pouco tempo atrás o café tinha uma má fama em matéria de saúde. Seu consumo costumava estar associado a problemas cardíacos, de tensão arterial, e era comum que os médicos recomendassem o corte ou diminuição de seu consumo. A mesma coisa costumava acontecer com o chá, principalmente o preto.

Porém, atualmente, essa tendência está mudando graças a uma série de estudos que estão nos demonstrando os grandes benefícios, tanto do chá quanto do café, para nossa saúde, mas claro, quando consumidos com moderação.

 A Universidade de Duke, nos Estados Unidos, publicou um estudo onde foi provado que a cafeína presente no café e no chá, conseguem combater às gorduras armazenadas nas células de nosso fígado. Muito longe de danificar esse órgão, esses dois ingredientes o protegem da ação das gorduras. O estudo foi publicado na revista “Hepatology”.

Quanto de café e chá podemos consumir para prevenir e tratar o fígado gorduroso?

Cafe2

Agora que já sabemos o quanto o café e o chá podem ser benéficos para tratar essa doença, a pergunta seguinte é: Mas, quantas xícaras posso tomar por dia? Assim como qualquer alimento, o consumo deve ser moderado.

O estudo realizado pela Universidade de Duke demonstrou que o ideal é tomar 4 xícaras por dia, respeitando o fato de que sejam xícaras pequenas e não copos. O mais correto seria tomar 2 xícaras de café e uma de chá. O chá é ideal para o café da manhã e após o almoço, e a xícara de café cai melhor no meio da tarde.

E que tipo de chá devemos tomar? Bom, isso só respeita ao gosto de cada um, vermelho, verde, etc. Como curiosidade, o chá branco está muito em alta ultimamente, já que é o que contém o maior teor de antioxidantes.

Mas, atenção, pessoas hipertensas não devem consumir café em NENHUMA HIPÓTESE. Nunca é demais consultar seu médico para saber se é adequado ou não consumir café para tratar o fígado gorduroso.

Como prevenir e curar o fígado gorduroso?

Andar-de-bici

O consumo adequado de café não nos permitirá apenas tratar o fígado gorduroso. Existem muitos estudos que avaliam também sua capacidade de tratar o diabetes, sintomas do Parkinson e para melhorar a memória. E o chá? Bom, sabemos que seus benefícios são inumeráveis, pois contém um teor magnífico de antioxidantes capazes de melhorar a circulação, reduzir o colesterol ruim, etc. É ideal inclui-lo em nossa alimentação diária.

Mas, vejamos agora quais dicas devemos seguir para prevenir e tratar o fígado gorduroso.

Café, chá e uma dieta adequada

Já esclarecemos que a quantidade adequada de chá e café pode ser de grande ajuda. Mas é preciso considerar que nos limitarmos ao consumo de café sem nos preocuparmos em não manter uma dieta incorreta, não nos servirá para eliminar os lipídios de nosso fígado.

Assim, devemos acompanhá-lo de uma nutrição adequada e balanceada. Eliminar o consumo de álcool, cigarro, nos conscientizarmos sobre a necessidade de eliminarmos o consumo de comidas rápidas de preparar, gordurosas, à base de farinhas refinadas, que tanto danificam nosso organismo.

Logo, é importante aumentarmos a ingesta de frutas e verduras, além de chás e infusões. Você sabia que, por exemplo, o cardo mariano é uma alternativa incrível para curar o fígado? Logo, é uma boa opção provar os efeitos desse remédio natural.

A prática de exercícios

Café, chá, uma alimentação adequada e como não, a prática de exercícios. A questão é que as vezes sabemos de tudo isso, mas não colocamos em prática. Sabemos que a prática de exercícios é imprescindível para melhorar nossa saúde e termos gerais, para oferecer mais oxigênio a nossa circulação, encher nosso coração e músculos de saúde… então, por que não colocamos em prática?

Precisamos nos lembrar que o sedentarismo é um dos piores inimigos de nossa sociedade e um dos maiores riscos para a nossa saúde. Precisamos ter o conhecimento de que tratar o fígado gorduroso é possível, basta que mudemos nossos hábitos e, principalmente, estejamos verdadeiramente dispostos a fazer um sacrifício em nome de nossa saúde.

Então que tal se começarmos agora, hoje mesmo, a cuidar melhor de nós mesmos?

*Fonte da pesquisa:

http://corporate.dukemedicine.org/news_and_publications/news_office/news/coffee-and-tea-may-contribute-to-a-healthy-liver