Café pela manhã ou o chá pela tarde podem ajudar o fígado

O café pela manhã ou o chá pela tarde podem beneficiar o fígado

Você sabia que, longe de ser prejudicial à saúde, a cafeína pode ajudar a combater diversas condições? Conheça todos os seus benefícios e continue aproveitando a sua xícara de café ou chá.

É tão gostoso começar o dia com o sabor do café na boca, esta primeira xícara dá o impulso para enfrentar as dificuldades da jornada. O mesmo acontece de tarde, quando um chá delicioso e quente devolve as forças e o ânimo, depois de tanto trabalho. Que pena que estes hábitos sejam prejudiciais para a saúde! Verdade? Bom, parece que existem boas notícias para quem gosta de desfrutar do chá e do café. Não acreditam? Pois, sigam lendo e explicaremos neste artigo como o café pela manhã e o chá pela tarde pode beneficiar o fígado.

Cafeína: Mitos e verdades

Não é nenhum segredo que a relação entre a saúde humana e a ingestão de café e chá vêm sendo um tema bastante polêmico nas últimas décadas, já que estes produtos contêm uma alta concentração de cafeína, um alcaloide do grupo das xantinas que possui efeitos estimulantes sobre o sistema nervoso autônomo e o coração. A cafeína também pode ser encontrada na erva-mate, no guaraná, no cacau, na noz-de-cola, nas bebidas energéticas e em numerosos medicamentos de uso habitual.

Quase todo mundo sabe que o café estimula o estado de vigília e a resistência ao cansaço, além de ser um poderoso vasodilatador, mas o que há de real e de incerto em tudo o que se comenta sobre o assunto?

A boa notícia é que foi comprovado cientificamente que se for ingerida em doses adequadas, a cafeína é útil para tratar determinadas afecções como dores de cabeça, asma bronquial e cálculos biliares. Mas, não se alegrem tanto, pois se consumida em excesso pode ser nociva para a saúde, provocando dependência, dor de cabeça, arritmia cardíaca, insônia e ansiedade.

Então, tomar café e chá é bom ou ruim? Tudo depende da pessoa e da quantidade consumida diariamente. De acordo com os especialistas, a ingestão saudável de café é de 3 ou 4 xícaras pequenas por dia, enquanto que podemos tomar até 5 xícaras de chá ou bebidas energéticas diárias.

Cafeína: Mitos e verdades

No entanto, algumas pessoas são mais vulneráveis a cafeína que o restante e devem bebê-la em quantidades muito pequenas ou eliminá-la totalmente de sua dieta como, por exemplo, as mulheres grávidas e aquelas pessoas que sofrem com problemas nervosos, afecções nas mamas, úlceras gástricas, problemas cardiovasculares, hipertensão arterial e enxaqueca.

E agora o mais importante:

Como a xícara de café pela manhã e de chá pela tarde pode beneficiar o fígado?

Uma equipe internacional de pesquisadores liderados por cientistas da Universidade de Duke (Estados Unidos) chegou a conclusão de que o consumo da quantidade necessária de chá e café ajuda a manter o fígado saudável. De acordo com os experimentos realizados em animais e culturas celulares a cafeína estimula o metabolismo dos lipídios armazenados nas células do fígado, o que é de vital importância para evitar a condição de fígado gorduroso (também conhecida como esteatose hepática não alcoólica) que se conecta com processos inflamatórios crônicos, cirrose, diabetes e, inclusive, câncer.

De fato, o consumo de quatro xícaras de café diárias está sendo relacionado em diversos estudos com o controle da obesidade e na redução do tecido adiposo. Os pesquisadores pensam que o avanço nesta linha de estudo poderia conduzir para a elaboração de medicamentos que atuem como a cafeína, mas eliminando seus efeitos colaterais.

A realidade é que a tão criticada cafeína poderia ser o que necessitamos para nos manter jovens, vitais e saudáveis. Por isso, começar o dia com café ou chá não ajuda somente o fígado como também o resto do corpo a queimar as gorduras extras, o que unido com uma dieta equilibrada ajudará a transformar a pessoa em alguém muito mais vigoroso e saudável.

Outros benefícios e prejuízos do café e do chá

Outros benefícios do café pra seu fígado

Muitas tem sido e continuam sendo as pesquisas que se realizam a respeito do café, do chá e da saúde e esperamos que nos próximos anos elas avancem o suficiente para nos mostrarem todos os benefícios que o consumo destes produtos pode trazer e também para aprendermos a utilizá-los corretamente. No momento, além de evitar o fígado gorduroso, já sabemos que consumir a dose adequada de cafeína pode:

  • Ajudar no tratamento de certos tipos de dores de cabeça, asma bronquial e cálculos biliares.
  • Previne a formação de cálculos biliares.
  • Previne a depressão.
  • Melhora a memória de curto e longo prazo e diminui o risco de sofrer com a doença de Alzheimer e da doença de Parkinson.
  • Diminui o risco de sofrer diabetes.
  • Diminui o risco de sofrer câncer de mama, próstata, fígado e endométrio.
  • Protege o coração.
  • Acelera o metabolismo.
  • Tem efeitos antioxidantes.
  • Previne a gota. 

É maravilhoso saber todas as propriedades do café e do chá, não é verdade? Mas, lembrem-se, tudo em excesso faz mal e beber muito café ou chá pode trazer problemas de saúde muito sérios, um consumo excessivo (5-10 xícaras diárias) pode provocar:

  • Dor de cabeça
  • Arritmia cardíaca
  • Ansiedade, inquietude, problemas para dormir ou insônia
  • Depressão
  • Náuseas e vômitos
  • Tremores
  • Micção frequente
  • Redução da densidade da massa óssea (por baixa absorção de cálcio)
  • Aparição ou crescimento de protuberâncias nas mamas.
  • Redução do apetite (importante nas crianças) 

Agora também conhecemos as consequências, sendo assim, fique atento(a) a qualquer reação alérgica como avermelhamento, coceira ou problemas estomacais, procure imediatamente um médico.

E agora, a resposta perfeita:

Esperamos que este artigo tenha sido útil para aclarar as dúvidas com relação ao consumo de cafeína. Agora na próxima vez que alguém for criticar sua xícara de café de manhã você pode responder tranquilamente: pois veja bem, este café é o que necessito para manter meu fígado saudável, o que você faz pelo seu?