Qual é o café da manhã mais saudável? - Melhor Com Saúde

Qual é o café da manhã mais saudável?

Para ter a energia necessária para aguentar todo o dia, o café da manhã deve nos oferecer entre 20 e 25% das calorias ingeridas ao longo do dia.

Iniciar o dia com a quantidade de nutrientes e vitaminas adequadas é essencial para manter os níveis de energia e o bom humor. Por isso, o café da manhã é a refeição mais importante do dia, por ser a primeira ingestão de alimentos que o organismo recebe depois de estar várias horas em jejum enquanto dormimos.

No entanto, as atividades matutinas e os trabalhos cronometrados terminam desprezando, em certas ocasiões, a importância que o café da manhã possui. Por isso que contaremos como fazer deste momento a melhor experiência do dia, com conselhos práticos e saudáveis que permitirão otimizar o momento enquanto aumenta os níveis energéticos do organismo.

Primeiro, saiba que os lácteos, as frutas e os cereais fazem parte dos alimentos que não podem faltar em um café da manhã saudável e equilibrado: a estes você pode somar os derivados de carne (como peite de peru,) e doces em pequenas quantidades.

A chave está em conseguir uma combinação adequada destes elementos de acordo com seus gostos e recursos. Dê uma olhada neste artigo e escolha seu café da manhã ideal!

Nossas sugestões para café da manhã

Frutas no café da manhã

 

  • Lácteos: uma porção, que pode ser representada por leite líquido ou em pó, iogurte ou kumis.
  • Queijo ou substitutos: duas porções que podem ser 1 pedaço de queijo fino, 1 ovo, 1 pedaço de presunto magro ou peito de peru.
  • Farinhas ou cereais: 1 porção seja de pão, torradas, biscoitos ou cereal.
  • Bebidas: 1 copo. Você escolher entre um copo de suco de laranja ou de sua fruta favorita, e uma bebida quente.
  • Frutas: 1 porção. 

Em todos os casos, é recomendável evitar alimentos com alto conteúdo de gorduras ou recorrer às frituras. Agora, se o que você procura é maior comodidade, preste atenção nestas combinações: 

Cereais com leite: se você está com pouco tempo e os cereais estão dentro do grupo de alimentos que você gosta, essa é uma excelente opção. Existem no mercado diferentes tipos de cereal, os que fazem parte da linha fitness que contém menor quantidade de açúcar e mais fibras, os que, pelo contrário, apresentam altos níveis de açúcar.

*seja um ou outro, o importante é nivelar a quantidade de calorias recorrendo ao leite desnatado e frutas (como adoçante dos baixos em glicose).

Salada de frutas: você pode misturar quantidades pequenas de frutas como manga, mamão, morango e banana. Estas opções são de fácil digestão e é bom para quem não precisa fazer um grande esforço no desenvolvimento nas atividades cotidianas.

Sanduíche: requer somente pão cortado (2 unidades), mortadela ou presunto magro (1 unidade) e queijo (1 pedaço). Se quiser pode acompanhar com geleia e/ou requeijão, também com uma bebida como suco ou café.

Lembre-se que:

O café da manhã deve conter entre 20 a 25% das calorias ingeridas ao longo do dia, assim que dar ao seu corpo a energia necessária para iniciar cada manhã e continuar com o mesmo ímpeto durante toda a jornada.