Como ter um café da manhã saudável? - Melhor com saúde

Como ter um café da manhã saudável?

O café da manhã é a refeição mais importante do dia e deve conter os nutrientes necessários para manter a disposição até o horário do almoço. Muitas pessoas não dão a devida importância para esta refeição e acabam deixando-a de lado, o que pode ser perigoso para a saúde do corpo.

Benefícios

Alimentar-se corretamente pela manhã não é só uma forma de obter energia, mas de beneficiar o organismo como um todo.

Realizar todas as refeições diárias de maneira saudável e regrada é a melhor maneira de perder os quilinhos a mais e deixar o corpo em forma. Quem capricha no café da manhã e aposta em um cardápio saudável, rico em nutrientes e fibras, ficará mais saciado, evitando excessos na hora do almoço.

Pela manhã, após horas de jejum durante o sono, o organismo precisa repor as reservas de energia por meio da alimentação, para que possa realizar todas as tarefas diárias. Caso isso não aconteça, ele é obrigado a recorrer à queima de massa muscular, que provoca a tão temida flacidez.

Além disso, o corpo começa a estocar gordura para utilizar com fonte energética, já que não recebe alimentos suficientes para tal finalidade.

O que comer no café da manhã?

CEREAIS

Consumir cereais no café da manhã é uma boa opção para quem quer saciar a fome e reduzir medidas. A presença abundante de fibras aumenta a sensação de saciedade, pois sua digestão é feita de forma bastante lenta, mantendo o estômago cheio por mais tempo.

Além disso, as fibras solúveis ajudam a controlar o colesterol e o acúmulo de gordura, enquanto as insolúveis beneficiam o trânsito intestinal.

muesli with yogurt,healthy breakfast rich in fiber

Mulheres adultas devem consumir aproximadamente 2200 calorias diariamente. 2 colheres de sopa de aveia em flocos no café da manhã contém aproximadamente 140 calorias.

FRUTAS

Todas as frutas estão liberadas para o café da manhã, já que contam com grandes quantidades de fibras e oferecem uma dose extra de energia ao corpo.

Para consumi-las, evite misturar achocolatados, açúcar branco refinado ou leite em pó, que transformam o alimento saudável em uma bomba calórica. Prefira polvilhar cereais, como aveia e granola, ou adoçar com mel natural.

Fruits on a big white plate

Todas as frutas estão liberadas para o café da manhã, exceto em casos de intolerância ou alergia a alguma em especial, mas lembre-se, opte por polvilhar as frutas com aveia ou granola, e nunca com achocolatados ou açúcar.

LEITE E DERIVADOS

Quem não consegue passar o dia sem tomar um copo de leite pela manhã, pode consumir a substância em quantidades moderadas. Se quiser substituir a porção por algo mais saudável, coma duas fatias de queijo branco ou um copo de iogurte desnatado será melhor.

Para aqueles que apresentam intolerância à lactose, há a opção do leite de soja ou de substituir o leite por um suco natural ou chá.

milk splash

O leite deve ser consumido com moderação, e optar por seus derivados em apresentações mais leves, como o iogurte desnatado pode ser mais vantajoso.

CAFÉ PRETO

O café preto é indispensável no café da manhã de muitas pessoas, mas o consumo exagerado da substância pode ser maléfico ao corpo. Limite-se a uma xícara de cafezinho, ou substitua a bebida por um copo de chá ou um suco natural.

Espresso

O café deve ser consumido com moderação. Anote aí: uma xícara de café preto com açúcar nos proporciona 33 calorias, se optarmos por cortar o açúcar consumiremos aproximadamente 3 calorias.