Café, sorrisos e bons amigos: há algo melhor?

Café, sorrisos e bons amigos: há algo melhor?

Além dos benefícios da bebida em si, todo o ritual de beber café com nossos amigos ajuda a nos libertar do estresse e acumular experiências positivas
Café, sorrisos e bons amigos: há algo melhor?

Poucos momentos são tão agradáveis e confortáveis quanto o momento em que nos reunimos com amigos e tomamos uma boa xícara de café ou chá. Qualquer problema torna-se insignificante em pouco tempo.

Acredite ou não, tomar aquela xícara de café ou chá não deixa de ser um ritual enraizado em nossa cultura, do qual nossas emoções e nossos cérebros trazem grandes lucros.

Se você nunca parou para pensar sobre isso, daremos os detalhes neste artigo, convidando você nunca parar de praticar este saudável exercício de combinar três ingredientes maravilhosos: café, sorrisos e bons amigos.

O componente social do café

O café é uma bebida estimulante e com séculos de antiguidade e mágica tradição que faz parte de nossas vidas diárias e da qual não devemos desistir.

Em nosso espaço falamos muitas vezes de tudo o que ele pode fazer por nós: potencializa nossas habilidades cognitivas, desperta-nos de manhã, nos dá energia e também cuida da saúde do nosso fígado.

Consulte também: Às vezes, só precisamos de um abraço que envolva a alma

No entanto, é bem possível que até agora você nunca tenha descoberto o curioso “componente social” desta bebida de coração negro que nós adoramos. Vamos revelá-la.Amigas bebendo café

Uma bebida quente e uma boa companhia

Tomemos um exemplo. Nós acabamos nosso dia de trabalho e não foi exatamente bom. Estresse, preocupações e nervos resultam em um excesso de cortisol, norepinefrina e noradrenalina no sangue que alteram muitas de nossas funções básicas.

coração  está acelerado, temos dor de estômago, fadiga e certo embotamento mental. Mas, antes de ir para casa nós chamamos um amigo e marcamos para tomar uma bebida em uma cafeteria.

  • Pedimos um café e lentamente começamos uma conversa agradável. Toda bebida quente exerce um efeito calmante sobre nosso organismo, nossa respiração e os nervos relaxam. A dor de cabeça é aliviada.
  • Por sua vez o café, semelhante ao chá, são estimulantes suaves. Seus efeitos ativadores nos permitirão nos comunicar melhor com aquele amigo. Desta forma, e quase sem que perceber, começamos a contar nossas preocupações.
  • A bebida quente relaxa os músculos, mas a cafeína estimula a nossa mente para ser mais ágil, comunicativos e aberto às emoções positivas.
  • Por isso, assim que aparecem os primeiros risos compartilhados com nossos amigos, o poder da endorfina se ocupa do resto do trabalho: começamos a nos sentir melhor e os problemas começam a ir embora.

Recomendamos que você leia A depressão e a ansiedade são sinais de luta, não de fraqueza

Café e amigos: um modo de estar “presente”

Vivemos em um mundo acelerado, que sempre exige mais de nós mesmos. Estamos mais focados no que devemos fazer em uma hora ou amanhã do que estamos fazendo no momento.

O ritual do café é um exercício terapêutico que nos permite “estar presente”. Nada mais importa; permitimos desfrutar da bebida, da conversa, da companhia e dos risos.

É importante ter isso em mente.Café para compartilhar com amigos

O poder das âncoras emocionais

Isto é interessante. As âncoras emocionais são momentos específicos que o nosso cérebro categoriza como positivos e enriquecedores para guardar em nossa memória, para que possam nos ajudar nos momentos de dificuldade.

  • Ponhamos outro exemplo. Temos um tempo maravilhoso com os nossos amigos tomando um café. Falamos sobre tudo: rimos, choramos e nos damos bons conselhos.
  • Todo este acúmulo de emoções são traços que ficam em nosso cérebro criando âncoras, criando momentos que podemos recuperar no dia de amanhã quando as coisas não correm bem.
  • Bastará lembrar aqueles conselhos, aqueles momentos que sempre valem a pena repetir, porque é lá que está inscrita a felicidade mais simples, mais gratificante e mais útil.

Descubra também: 5 propriedades do café que você não conhecia

Os bons momentos têm mais poder do que os maus momentos

Embora possa parecer o contrário, o fato de “armazenar” bons e agradáveis momentos nos ajudam a combater os maus. O cérebro prefere armazenar os aspectos positivos ao invés dos negativos, porque isso nos ajudará a nos adaptar melhor e avançar de forma mais eficaz.

  • O mal nos encalha e nos aprisiona. Por esta razão, é sempre recomendável aceitar todas as avarias, perda ou erros, para, em seguida, tentar continuar em frente para evitar essa sombra escura que abraçamos por um longo tempo.
  • Algo tão simples e positivo como todo dia se encontrar com os amigos por um tempinho para tomar um café e conversar, destaca-se como um dos melhores exercícios para a mente e o coração que podemos praticar.cafe-sorrisos-e-bons-amigos-ha-algo-melhor

Tudo isso vai ficar no nosso baú de experiências positivas de onde tiramos o incentivo, força e energia quando as coisas não correm tão bem.

Então me diga… você já encontrou hoje os seus amigos para tomar um café?