Calcanhares rachados: esfoliação e máscara para os pés

Calcanhares rachados: esfoliação e máscara para os pés

Apesar de serem mais comuns no verão, os calcanhares rachados devem ser tratados e hidratados o ano inteiro para que o problema não se agrave.
Calcanhares rachados

Os calcanhares rachados são muito frequentes sobretudo em épocas de calor, e são difíceis de tratar quando já estão assim há algum tempo. Muitos fatores podem causar o problema, como pele seca, sapatos inadequados ou má postura ao caminhar.

Neste artigo explicamos como realizar uma rotina de esfoliação e máscara caseira para os pés, para prevenir os calcanhares rachados. Também compartilhamos alguns conselhos gerais muito eficazes.

Por que tenho calcanhares rachados?

sapatos

Há diferentes motivos que causam o surgimento dos calcanhares rachados:

Pele seca

Se nossa pele está seca, será muito mais fácil que nossos calcanhares fiquem rachados, já que faltará a hidratação e elasticidade necessárias para mantê-los saudáveis. É preciso levar em conta que algumas pessoas têm a pele muito seca por questões de saúde, e que também pode ser um problema de tireoide.

Sapatos inadequados

Um sapato inadequado também faz com que os calcanhares fiquem rachados com mais facilidade. Sobretudo se forem sandálias de verão de má qualidade.

Má postura

Se não apoiarmos corretamente o peso de nosso corpo ao caminharmos e ficarmos de pé, sobretudo se colocarmos a maior parte do peso nos calcanhares ao invés de reparti-lo por toda a planta do pé, nossos calcanhares tenderão a suportar uma carga maior e ficarão rachados com mais facilidade.

Apesar desses fatores, se cuidarmos de nossos pés durante o ano todo, poderemos prevenir o problema e apresentar pés fantásticos em qualquer estação.

Leia também: Plantas medicinais para regular e cuidar da tireoide

Rotina de cuidados

cuidados_com_pes_calcanhares

Deveríamos realizar esta rotina durante todos os meses do ano, já que, se começarmos apenas quando nossos calcanhares estiverem rachados e ressecados, será muito mais difícil que a mesma seja eficaz.

Podemos fazer este tratamento uma vez por semana, ainda que a hidratação deva ser diária, após o banho.

Além disso, levaremos em conta os fatores que mencionamos no ponto anterior: escolher o calçado adequado e realizar exercícios posturais que nos ajudem a apoiar bem os pés.

Também podemos realizar alguma sessão de reflexologia podal regularmente, e nos acostumarmos a caminhar descalços por áreas de areia e grama, que também é muito benéfico para a saúde em geral.

Preparação do remédio

O remédio caseiro que propomos neste artigo combina os efeitos de nutrição e esfoliação, o que o torna um tratamento muito completo e simples.

Ingredientes

  • 2 colheres de sal grosso (30 g)
  • 2 colheres de bicarbonato de sódio (20 g)
  • Suco de ½ limão fresco
  • 1 banana muito madura ou ½ abacate, bem amassados com um garfo
  • 3 colheres de azeite de oliva, óleo de amêndoas ou de coco (42 g)

Modo de preparo:

Misturaremos bem todos os ingredientes até obter uma pasta que não seja nem muito líquida nem muito espessa. Se estiver muito sólida, podemos adicionar um pouco de água.

Como aplicar?

esfoliar_pes_calcanhares

Para realizar este tratamento caseiro, seguiremos os seguintes passos:

  • Em primeiro lugar, colocaremos os pés em água quente o bastante durante ao menos cinco minutos. Podemos relaxar o tempo que quisermos, sempre mantendo a água quente, mas numa temperatura que não queime a pele nem seja desagradável.
  • Assim, abriremos os poros e deixaremos a pele mais macia.
  • Em seguida, seque os pés e aplique o remédio em toda a sua superfície, sobretudo na planta dos pés.
    Massageie um pouco a região e envolva os pés em filme plástico, sem fazer muita pressão, para manter o calor.
    Aguarde 15 minutos.
  • Depois desse tempo, retire o plástico e volte a massagear os pés para potencializar a esfoliação, prestando mais atenção nos calcanhares.
  • Para finalizar, lave os pés e seque-os bem para que não fiquem úmidos.

Visite este artigo: Como combater fungos nos pés com aloe vera

Hidratação

É fundamental hidratar bem os pés para que a pele fique flexível e não desenvolva rachaduras. Devemos hidratá-los sempre após realizarmos este tratamento esfoliante e todos os dias, após o banho.

Podemos usar uma loção hidratante específica para os pés ou um óleo vegetal que seja muito nutritivo: de oliva, de gergelim, de amêndoas, de argan ou manteiga de Karité.

A noite é um bom momento para potencializar a hidratação, já que podemos aplicar a loção hidratante com uma boa massagem e, a seguir, calçar meias de algodão, que permitem à pele respirar e absorvem o excesso de umidade, evitando a proliferação de fungos e bactérias que causam doenças ou maus odores nos pés.