Canela: razões para consumi-la - Melhor Com Saúde

Canela: razões para consumi-la

Você sabia que os componentes da canela são ideais para tratar doenças neurológicas degenerativas como o Alzheimer ou a demência? Eles melhoram a memória e estimulam a função cognitiva. 
Canela: razões para consumi-la

A canela é, sem dúvida alguma, um tempero delicioso que, além de ter um excelente sabor e aroma, é muito bom para a saúde e pode nos proporcionar uma série de benefícios que ajudam a levar uma vida mais saudável.

Incorporar a canela na dieta é uma sábia decisão. Lógico que precisamos consumir arroz com leite de sobremesa todos os dias para usar a canela, mas podemos encontrar diferentes formas de utilizá-la para conseguir assimilar suas maravilhosas propriedades.

Em primeiro lugar, o mais prudente é confirmar se a canela utilizada é uma canela real, ou seja a verdadeira canela de ceilão e não algo parecido, pois assim não estaríamos recebendo os benefícios desta variedade.

Propriedades benéficas da canela

  • É anti-inflamatória. A inflamação que acontece quando nossos órgãos internos e tecidos se inflamam e aumentam de tamanho é prejudicial para nossa saúde. Muitas vezes a inflamação pode ser atribuída a uma dieta rica em alimentos pré-cozidos ou processados, alimentos fritos e gordurosos. Esta inflamação não é nenhuma besteira, já que está relacionada com doenças cardíacas, acidentes cerebrovasculares e ataques do coração. A canela ajuda a reduzir a inflamação, reduzindo assim as chances de sofrer com estas doenças.
  • É uma forte aliada contra a diabetes e o colesterol alto. A canela reduz significativamente os níveis de açúcar no sangue, reduz o colesterol ruim (LDL), o colesterol total e os triglicerídeos. Obviamente, os pacientes não devem deixar de usar suas medicações para o colesterol, caso estas forem indicadas pelo médico, mas a canela pode ajudar muitíssimo, como já foi observado em pessoas que a consomem diariamente.
  • É uma fonte excelente de um grande número de nutrientes que o corpo precisa. Contém quantidades significativas de manganês, fibras dietéticas, ferro e cálcio. O ferro e o cálcio ajudam a limpar o corpo de toxinas, substâncias indesejáveis que podem chegar a causar câncer de cólon. E a fibra faz maravilhas no sistema digestivo, já que pode ajudar a tratar a prisão de ventre e o intestino irritável.
  • É benéfica para melhorar a função cognitiva e a memória. Por este motivo ajuda aqueles que sofrem com o mal de Alzheimer ou outras doenças neurológicas degenerativas. 

Formas de consumir a canela

Você pode consumir a canela na forma natural, pulverizada, ou mesmo na forma de suplementos alimentares. Porém, é claro, a melhor forma de consumi-la é sempre a mais natural possível.

Como medida orientativa, pode-se consumir a canela da seguinte maneira:

  • Se forem pastilhas, tomar 500 mg pela manhã, no café da manhã e 500 mg pela noite, depois do jantar, ou mesmo 1000 mg junto com o almoço.
  • Se for o pó, tomar uma colher de chá pela manhã e outra de noite.
  • Você pode utilizar a canela em vez do açúcar, já que serve como adoçante das infusões ou alimentos.
  • Outra opção é misturar duas colheres de chá de canela em pó com duas colheres de chá de mel em uma xícara de água ou chá quente e beber.

capuccino com canela

Precauções e alguns inconvenientes da canela

Como com qualquer suplemento, sempre consulte com um médico antes de usar, especialmente se estiver tomando medicamentos prescritos, já que podem haver interações. Em alguns casos pode causar problemas relacionados com o ritmo cardíaco, irritação na pele, irritação intestinal, contrações uterinas, etc. Por isso nunca se deve implementar um foco alternativo para o controle da diabetes sem a necessária supervisão médica.

Por outro lado, se for consumida em altas doses, a canela pode chegar a ser tóxica, por isso deve ser utilizada com moderação. Os excessos em todos os aspectos da vida são ruins, por isso a canela consumida em uma dose justa pode ser uma aliada formidável para a saúde.

Não deixe de usar a canela com frequência para assim poder se beneficiar de suas maravilhosas propriedades.

Imagem cortesia de Felipe Miguel