Quais são as causas das dores no quadril? - Melhor com saúde

Quais são as causas das dores no quadril?

Quando a dor for muito aguda, recomenda-se ficar em repouso. Quando a inflamação for curada, podemos fazer exercícios leves e massagens na região afetada.

A dor no quadril é algo muito comum entre as mulheres, às vezes sentem uma sensação estranha de peso, ou uma pontada desagradável que as impedem de andar com normalidade. São dores que podem estender-se até o ventre e que incomodam para dormir.

As causas são muitas e muito variadas, às vezes estão relacionadas à menstruação, outras a problemas musculoesqueléticos ou a fatores que muitas vezes não têm uma gravidade muito acentuada, mas que causam um incomodo, podendo dificultar as atividades diárias.

Veja, a seguir, as causas e soluções para aliviar as dores, não esquecendo, como sempre, da importância de procurar um médico para descartar qualquer doença grave associada e começar um tratamento adequado.

Causas das dores no quadril

Em primeiro lugar, temos que ter em mente que os quadris são as articulações que suportam parte do nosso corpo, nos permitindo andar, agachar, sentar ou girar sobre nós mesmos.

Às vezes, a dor pode ser pontual e em outras ocasiões, contínua, ou ser causada por problemas nos ossos, ou nos ligamentos, nos nervos ou nos vasos sanguíneos. São aspectos que nosso médico terá que levar em conta para indicar um tratamento adequado.

Bursite no quadril

A bursa é um saco fechado, cheio de fluido que ajuda a reduzir o atrito entre os tecidos no interior do quadril. Se algumas destas bolsas inflamarem, poderão causar rigidez e dor nas articulações.

Esse efeito é muito notado na hora de dormir, a dor é muito forte de um ou dois lados (então temos ambos os lados inflamados).  Além disso, apresentarão dificuldades em caminhar ou subir escadas, e até mesmo ao sentar em superfícies duras.

Remédios

É bom consumir cenouras (contém betacarotenos), frutas cítricas, tomates e todas as verduras que contenham vitamina A e B.

Durante as fases muito agudas de dor, é necessário repousar para que amenize a inflamação. Mais tarde, quando a dor já estiver mais amena, faça pequenos exercícios, como subir escadas aos poucos e dar pequenos passeios de 10 minutos.

As massagens no quadril também são muito benéficas, passando as mãos ao longo do local, comprimindo-o.

É importante manter quente a zona afetada no período da noite, usando uma bolsa de água aquecida. Isso deve aliviar bastante.

Polimialgia Reumática

É um mal que afeta todas as articulações do quadril, mais perceptível ao caminhar. Sentimos uma rigidez articular e, dia após, dia o sofrimento aumenta. É um problema que aparece especialmente em pessoas idosas, sentem-se cansadas, perdem peso, ficam desanimadas.

Remédios

Nestes casos, é conveniente procurar o médico para que realize um tratamento adequado. No entanto, em casa, podemos seguir simples orientações, como praticar natação, aplicar compressas quentes e frias (o impacto frio/quente vai reativar essas áreas e aliviar a dor). As massagens também são muito adequadas, assim como o consumo de todas as plantas que atuam como anti-inflamatórias:

– Tônicos externos como lavanda, o óleo de salgueiro ou de eucalipto, a água de alecrim…

– O Harpagófito é um anti-inflamatório muito eficiente, vendido em capsulas, em lojas de produtos naturais (não tomar por mais de dois dias).

– Infusão de tisana, salsa e urtigas, excelentes para aliviar a dor e tratar o reumatismo.

Uma nota curiosa: ultimamente, os cientistas estão investigando o efeito das picadas de vespa, todas aquelas pessoas que trabalham como apicultores frequentemente nunca sofrem de reumatismo, e é um fato notável que está sob investigação médica.

Artrite

Especialmente comum nas mulheres, e mais na região do quadril. Trata-se de osteoartrite, os ossos vão se desgastando, perdem massa e a dor fica focalizada na virilha, no quadril, ou no interior da pelve, aparecendo uma rigidez ou uma inflamação. É algo muito perigoso, e que em longo prazo pode provocar uma fratura no quadril, algo muito comum entre população feminina de idade avançada.

Remédios

– Um remédio natural muito eficaz é tomar suco de aipo diariamente, já que contém potássio, sódio, cálcio, fósforo, enxofre, magnésio, ferro e vitaminas A, B, C, E, tudo isso supre a falta nutricional causada pela artrite. Faça um suco de aipo usando um liquidificador. Outra opção é um chá de aipo, usando tanto o talo quanto as folhas.

– Suco de cenoura, com suco de aipo. Em duas semanas, a dor será aliviada e as articulações estarão menos rígidas.

– Suco de cerejas é, sem dúvida, um dos sucos mais maravilhosos e recomendados para as articulações.

Vinagre quente: é recomendado envolver a articulação dolorida com uma faixa molhada no  vinagre de maçã quente. É perfeito para a artrite.

Tendinite

Esta é a causa mais comum de dor entre as mulheres mais jovens, e ocorre devido à inflamação dos tendões ao redor do quadril: um movimento mal executado, um passo em falso, um giro brusco do quadril. Tudo isso provoca esta enfermidade tão comum.

Remédios

Para tratar da tendinite, procure seguir os conselhos prescritos pelo médico, que poderá receitar repouso e analgésicos. Recomendamos, por exemplo, os banhos quentes e frios, os banhos de sal grosso e um copo de vinagre de maçã, assim como as massagens com água de alecrim.