Causas e remédios naturais para os cabelos brancos - Melhor Com Saúde

Causas e remédios naturais para os cabelos brancos

São muitos os fatores que podem influenciar o aparecimento dos fios grisalhos, desde o estresse, passando por fatores genéticos até problemas emocionais.

Se você está começando a se encher de cabelos brancos ou prateados na cabeça não se deprima! Não quer dizer que você tenha envelhecido. Até pouco tempo atrás, os cabelos grisalhos eram sinônimo de estar na terceira idade.

Entretanto, foram descobertas outras causas para a mudança na cor dos cabelos. Saiba mais neste artigo, onde iremos explicar as causas e os remédios naturais para tratar este problema.

Por que os cabelos brancos aparecem?

Não é preciso se preocupar com o que vê no espelho; não comece a falar que está velha, que os anos não chegam sozinhos, que agora você mais parece uma avó, que não está mais na “flor da idade”, etc. Alguém pode ser sexy com cabelos grisalhos, como algumas celebridades de Hollywood, que não querem tingir os fios nem apostar nas receitas caseiras para tratar os cabelos brancos.

Por que eles aparecem? Isso ocorre quando há um acúmulo de peróxido de hidrogênio. Não importa tanto o nome do componente que nos causa os cabelos grisalhos. O que você deve saber é que isso acontece devido ao desgaste dos folículos capilares, ou seja, onde nasce o cabelo. Quando o peróxido se acumula, ele bloqueia a síntese de melanina, que é responsável por dar cor a nossa cabeleira.

Se você é mulher e descoloriu o cabelo (ou alguns homens também) certamente você saberá que o peróxido é um dos ingredientes mais usados. O corpo o produz, mas em pequenas quantidades.

Quando vamos envelhecendo, o próprio organismo aumenta esta quantidade, já que não conta com a dose necessária de uma enzima para romper o peróxido e transformá-lo em água e oxigênio separadamente.

cabelo-grisalho

Por outro lado, o cabelo não pode reparar por si só o dano do aumento de peróxido, devido à falta de enzimas que produzem a melanina. Se esta explicação indica que a idade tem muito a ver com este processo, saiba que ela não é a única. A genética também tem um papel muito importante, por exemplo.

Há outras razões pelas quais o peróxido começa a se acumular e as enzimas não fazem bem o seu trabalho:

  • Os hormônios
  • O clima
  • Defeitos genéticos
  • Substâncias contaminantes
  • As toxinas
  • A exposição a certas substâncias

Que relação existe entre o estresse e o aparecimento de cabelos grisalhos? Certamente quando éramos pequenos ouvimos nossos pais falando que nossas travessuras iam fazer com que eles ficassem com a cabeça cheia de cabelos brancos (ou talvez você diga isso aos seus filhos). Sempre pensamos que o estado de nervos pode ter um papel nesse processo, bem como as pressões, obrigações e o estresse.

Você já parou para pensar que alguns presidentes (como Barack Obama e Rodriguez Zapatero) começaram seus mandatos com cabelo de uma cor e, ao passar algum tempo, estavam grisalhos? Esta é uma teoria que muitos cientistas cogitam e que, ainda que não tenha sido confirmada, vale a pena relembrar.

cabelo-branco

O estresse provoca muitos males ao nosso corpo, tanto interna quando externamente. Ele produz neurotransmissores que podem causar danos ao DNA. Isso poderia modificar, por exemplo, a cor do cabelo. Entretanto, não podemos colocar a culpa somente no estresse, pois existem outras causas para os cabelos brancos:

Fatores genéticos

Preste atenção e lembre-se em qual idade seus pais começaram a ter cabelos grisalhos. Certamente você irá se surpreender com o fato de que deve ter sido uma época parecida com a sua. O momento em que os cabelos brancos começam a surgir está determinado pela genética. Se seus pais e avós os tiveram prematuramente, é mais provável que você também tenha.

Dieta desequilibrada

A alimentação está relacionada a todos os processos que ocorrem em nosso corpo. É vital, portanto, evitar a falta de vitamina B12 para não sofrer com os cabelos brancos antes dos 50 anos.

Os alimentos que mais a contêm são os ovos, salmão, sardinha e atum. Além disso, consumir em excesso o café e alimentos fritos poderia também adiantar o processo.

Hábitos pouco saudáveis e problemas emocionais

O cabelo branco é resultado de certos hábitos como fumar, beber álcool em excesso, não praticar esportes, etc. Por outro lado, os grandes desgostos e depressões podem fazer com que o nosso cabelo fique branco antes do tempo. Em alguns casos, a cor volta “à normalidade” depois que passa a situação em particular.

cabelos-brancos-2

Dois remédios naturais para tratar os cabelos brancos

Cebola

Massageie o couro cabeludo com um pouco de suco de cebola se quiser frear o avanço dos cabelos brancos, conforme demonstrou a Universidade de Bradford. Uma das enzimas deste vegetal diminui a quantidade de peróxido de hidrogênio, evitando que este se acumule nos folículos capilares. Corte a cebola o mais fino que puder e faça uma pasta, ou você pode esfregar meia cebola na pele da cabeça.

Abacate

abacate

O abacate tem muitas propriedades medicinais devido à quantidade de ácidos graxos saudáveis que ele contém. Além disso, possui minerais e vitamina E. Esta última é hidratante, reestruturante e antioxidante, evitando o envelhecimento do cabelo.

Todos estes dados surgem de estudos da Universidade de Los Angeles, na Califórnia. Corte um abacate pela metade e coloque a polpa em um recipiente. Aplique no couro cabeludo, deixe atuar por 20 minutos e enxágue. Depois lave como de costume.