Chá de manjericão: 8 benefícios de consumi-lo todos os dias

8 benefícios de consumir chá de manjericão todos os dias

Além de ser um perfeito aliado para evitar as digestões pesadas, o chá de manjericão nos ajuda a aliviar as dores de cabeça e evitar os efeitos do estresse.
Chá de manjericão: 8 benefícios de consumi-lo todos os dias

O manjericão é uma planta medicinal aromática que se destaca há centenas de anos por suas múltiplas aplicações culinárias e medicinais.

Pertence à família Labiaceae e se caracteriza por suas folhas ovaladas e flores em ramalhete de cor branca ou rosada, que podem ser vistas durante o verão.

Ele possui propriedades curativas, visto que conta com ativos antiespasmódicos, antibacterianos e anti-inflamatórios.

É rico em óleos essenciais, antioxidantes e outros compostos nutricionais que conferem uma ampla variedade de benefícios para a saúde.

Muitos o utilizam há décadas como tratamento alternativo para a ansiedade e algumas doenças físicas.

Porém, alguns ainda desconhecem suas maravilhosas propriedades e não conseguem imaginar o quanto é bom para promover o bem-estar.

Tendo em conta que seu chá é uma das melhores formas de aproveitá-lo, nesta ocasião queremos destacar 8 razões para tomá-lo todos os dias.

Propriedades benéficas do chá de manjericão

1. Melhora a saúde respiratória

resfriado

Os compostos que o manjericão contém lhe conferem interessantes efeitos sobre a saúde do sistema respiratório.

Seu poder antibacteriano, depurativo e anti-inflamatório ajuda a limpar as vias respiratórias, removendo as toxinas que costumam causar doenças.

  • Conta com um efeito expectorante que contribui para mobilizar o catarro para aliviar problemas como bronquite e asma.
  • Além disso, visto que melhora as defesas do corpo, é uma solução efetiva para enfrentar os sintomas da gripe e do resfriado.

Quer saber mais? Leia: Alimentos que ajudam a melhorar gripes e resfriados

2. Protege os rins

A ação diurética deste chá é ideal para apoiar o funcionamento renal, principalmente quando há acumulação de líquidos e toxinas em seus tecidos.

Suas substâncias anti-inflamatórias ajudam a otimizar seus trabalhos, evitando o desenvolvimento de infecções ou problemas de insuficiência.

  • Seus poderosos antioxidantes criam uma barreira protetora frente ao dano oxidativo e às toxinas, por isso diminuem o risco de sofrer de cálculos renais e doenças crônicas.
  • Se isso parece pouco, aumenta a produção de urina, facilitando a eliminação das bactérias que crescem nas vias urinárias.

3. Combate o estresse

mulher-estressada

Os estratos naturais obtidos com o chá de manjericão atuam como um agente antiestresse que, em questão de minutos, relaxa o corpo tanto a nível físico quanto mental.

  • Seu consumo em pequenas quantidades ajuda a frear a produção excessiva de cortisol, o hormônio do estresse e, em seu lugar, aumenta a liberação de endorfinas.
  • Além disso, graças à sua capacidade de inibir o estresse oxidativo, é um grande apoio para conseguir um ótimo rendimento.

4. Previne as infecções bucais

Os compostos antimicrobianos que o chá de manjericão contém criam uma barreira protetora contra os germes que causam infecções e doenças na boca.

  • Eles limpam em profundidade a cavidade bucal e facilitam a eliminação dos resíduos de alimentos que ajudam a proliferar as bactérias.
  • Inclusive, é um remédio contra problemas como o mau hálito e a gengivite, já que neutraliza a halitose e desinflama.

5. Alivia as dores de cabeça

dores-de-cabeca

O chá de manjericão é uma solução efetiva contra as dores de cabeça tensionais que podem interromper o dia.

  • Seus compostos anti-inflamatórios e sedativos ajudam a otimizar a oxigenação das células e melhoram a circulação na região afetada.
  • Este efeito pode ser conseguido tanto com o consumo da bebida quanto com sua aplicação por meio de compressas quentes.

6. Previne o envelhecimento precoce

Por seu alto teor de substâncias flavonoides e taninos, o chá de manjericão é um grande aliado para prevenir o envelhecimento celular precoce.

  • Estas substâncias, somadas aos seus óleos essenciais, protegem os tecidos frente à deterioração causada pelos radicais livres, evitando o desenvolvimento de doenças graves.
  • De quebra, é um grande aliado para a pele, já que pode protegê-la das rugas e manchas associadas à idade.

7. Melhora a digestão

saude-digestiva

O manjericão é uma planta digestiva que pode ajudar a controlar as dores de estômago, o excesso de gases e a inflamação.

  • O consumo de seu chá alimenta a flora bacteriana do intestino e ajuda a impulsionar os rejeitos que são retidos neste.
  • É um bom remédio para a indigestão causada pelas comidas muito pesadas, já que regula o pH do estômago e freia a produção excessiva de sucos ácidos.

Visite também o artigo: Chás para melhorar a digestão

8. Controla a inflamação

Tomar este chá todos os dias é uma forma de apoiar o equilíbrio dos processos inflamatórios do corpo, principalmente no caso de lesões ou doenças como a artrite.

Pronta para consumi-lo? Adquira o manjericão fresco e prepare esta bebida todos os dias para obter seus benefícios!