Fazendo um chá medicinal a base de maçã, canela, anis, e cravo

Fazendo um chá medicinal à base de maçã, canela, anis e cravo

Os benefícios da maçã se mantêm intactos quando consumimos a fruta em infusão. Combinada com a canela, ela nos ajuda a regular o colesterol, enquanto o anis oferece propriedades anti-inflamatórias.

Os chás são uma excelente maneira de ingerir líquidos, além de obtermos propriedades medicinais e curativas para o nosso organismo, dependendo dos ingredientes utilizados para fazê-lo.

Neste caso, ensinaremos como preparar um chá medicinal a base de maçã, canela, anis e cravo-da-índia. Uma bebida deliciosa que, além disso, possui diferentes propriedades benéficas para saúde.

Propriedades do chá de maçã

O chá de maçã é uma fácil e excelente forma de obter os nutrientes dessa deliciosa fruta. A maçã é uma boa fonte de vitamina A e potássio, uma porção pequena desta fruta possui 159 mg de potássio e 73 UI (unidades internacionais) de vitamina A. Quando se consome o chá de maçã, as suas propriedades continuam ativas, por isso,  ela é uma excelente opção para se fazer um chá.

Propriedade do chá de canela

A canela, além de ser considerada uma espécie afrodisíaca, contém o composto cinnamtannin B1, que faz do seu chá um bom remédio para ajudar na prevenção do diabetes e para regular a glicose nos pacientes com diabetes tipo 2, sobretudo quando é consumido em jejum.

Não apenas isso, o chá de canela possui nutrientes como o ferro, a fibra alimentar e o cálcio, que ajudam no funcionamento do sistema digestivo. Além disso, já foi comprovado que a canela ajuda a diminuir o colesterol no sangue.

Propriedade do chá de anis

Apesar de ser um chá aromático, trata-se de uma infusão medicinal. Entre suas propriedades curativas, encontra-se a capacidade de ajudar no funcionamento do sistema digestivo, possui propriedades anti-inflamatórias, expectorantes e antitussivas, e ainda auxilia na diminuição da ansiedade e nervosismo, inclusive é bom para regularização dos períodos menstruais.

Propriedade do chá de cravo-da-índia

O chá do cravinho é uma excelente infusão para combater as infeções vaginais causadas por fungos, já que contém oleorresina. Além disso, possui propriedades medicinais para a saúde bucal, prevenindo a formação de placas e aliviando a dor nas gengivas. E não para por aí, contém propriedades antioxidantes, as quais estimulam o metabolismo e previnem as enfermidades relacionadas à idade.

Como preparar o chá?

Ingredientes

  • Uma maçã de qualquer tipo;
  • Um anis-estrelado;
  • Um cravo-da-índia;
  • Uma canela em rama;
  • Água;
  • Açúcar ou qualquer outro adoçante de sua preferência.

Utensílios…

  • Uma panela de tamanho médio;
  • Um coador;
  • Uma jarra;
  • Uma colher de madeira;
  • Uma faca de cozinha.

Instruções

fazer-um-cha

  1. Lave a maçã e a corte em pequenos pedaços, para isso, utilize a faca de cozinha. Deixe a maçã com casca, mas tirar dela tanto as sementes como o talo.
  2. Numa panela média, coloque para ferver os pedaços da maçã em 5 copos de água aproximadamente. Ferva em fogo médio, até ela amolecer, algo em torno de 5 a 6 minutos.
  3. Adicione o cravinho, o anis e a canela à panela e deixe repousar todos os ingredientes por 8 minutos.
  4. Passe o chá por um coador, derramando o em uma jarra. Acrescente aproximadamente meio copo de açúcar ou adoçar a gosto. Mexa bem o chá com uma colher de madeira, até que o açúcar se dissolva. Se você preferir, pode tomá-lo sem adoçar mesmo.
  5. O chá está pronto para ser servido. Você pode guardar o que sobrar na geladeira por até 3 dias.