A chave para educar as crianças está na simplicidade - Melhor com Saúde

A chave para educar as crianças está na simplicidade

Esperar muito deles ou exigir uma série de responsabilidades alheias à sua idade faz com que as crianças experimentem sensações que não se ajustam à mesma

A educação das crianças é algo que mudou muito com o passar dos anos. Agora eles têm muito mais possibilidades de escolha e muito mais recursos que lhes permitem ampliar suas perspectivas frente a um futuro bastante promissor.

Mas, é benéfico encher os pequenos de tantas opções? Vejamos:

Problemas que nascem na infância

Crianças educadas

Com tantos excessos, as crianças começaram a desenvolver alguns problemas que afetam apenas aos adultos.

O estresse, as depressões, as dificuldades para se concentrar, são apenas alguns dos obstáculos que estão surgindo entre os pequenos.

É culpa das crianças? Não sabemos educá-los de forma correta? A verdade é que a questão não é como formar a mentalidade de nossos filhos, mas sim como dar a eles tudo o que têm ao alcance de forma paulatina.

Sem dúvidas, você já escutou alguma vez alguma criança pequena dizendo que não tem tempo, que tem mais de 3 atividades extraescolares e muitas coisas mais que não fazem mais do que “limitar”, de alguma maneira, a infância.

A infância é uma época para ser vivida e para ser aproveitada, assim como muitas outras. Além disso, a infância é muito importante porque é quando ocorre a maior parte do desenvolvimento psicológico das crianças.

Se elas se saturarem e começarem a desenvolver quadros de estresse e depressão, talvez possam ter transtornos psicológicos ou de conduta em um futuro não muito distante.

Quando “muito” se transforma em “demais”

Pais educando sua filha

As crianças de hoje em dia se encontram “a salvo”. Não têm maiores complicações do que aguentar algumas discussões de seus pais, ir para escola e lidar com a multidão de atividades complementares às quais estão submetidas.

Mas, o que acontece então? Se estão tão seguros e vivem “bem”, porque surgem tantos problemas a respeito? O certo é que as crianças aprenderam a ser cautelosas; muitos inclusive perderam essa curiosidade inata que ninguém nunca deveria perder.

O grande problema é que estão expostos a grandes fluxos de informação que lhes custa muito processar. Inclusive é difícil para nós também. É por isso que a exposição a tantos estímulos causa um grande estresse que não são capazes de tolerar.

Tudo isso faz com que as crianças cresçam depressa e que passem por suas diferentes etapas sem desfrutá-las. Não vivem a infância como deveriam, e isso pode causar graves problemas difíceis de resolver hoje.

Os pilares do excesso

Menina

Em resumo, podemos descrever o excesso baseado em apenas 4 pilares fundamentais que são os que causam todos esses problemas no momento de educar as crianças:
  • Muitas coisas: nossos avós não tinham mais do que um par de roupas e poucos brinquedos. Hoje, as crianças têm tudo, o que faz com que não deem o devido valor.
  • Muita informação: o fato de se envolverem com mais de uma atividade extraescolar ocupa um tempo muito importante. Têm de se concentrar nos deveres da educação obrigatória e logo, também, render nas outras aulas complementares. A informação satura as crianças e não são capazes de processá-la da forma correta.
  • Muitas opções: existem tantas possibilidades que a insegurança e o estresse começam a aflorar nos pequenos. O que escolher? Para onde ir? Essas são perguntas que irão persegui-los não apenas na infância, como também ao longo de sua vida.
  • Muita velocidade: o tempo passa muito rápido e por isso é preciso aproveitá-lo, mas as crianças estão conscientes disso. Isso é muito positivo, já que podem desfrutar mais.

O grande problema é que são os pais quem não o permitem.

Educar as crianças é algo do que os pais devem ser os grandes responsáveis, mas antes de ver as opções, saturar aos menores e mergulhá-los no estresse do qual os mais velhos sofrem, é importante que os deixemos viver.

Antes de ir não deixe de ler: Dicas para aumentar a autoestima dos seus filhos

Pai educando uma criança

A infância é algo que só se vive uma vez. Uma época para desfrutar, para fazer amizades e se formar, mas de uma forma menos agressiva do que em épocas futuras.

Se eles sofrerem de estresse, ansiedade e depressão desde pequenos, o que acontecerá quando crescerem?