Chegará o dia em que você descobrirá que valeu a pena esperar - Melhor com Saúde

Chegará o dia em que você descobrirá que valeu a pena esperar

Ainda que às vezes pensemos que nosso trem já passou e que já não faz sentido esperar que algo bom nos aconteça, nunca devemos deixar de lutar pelo que queremos.
Chegará o dia em que você descobrirá que valeu a pena esperar

Esperar é algo que nem todo mundo sabe gerenciar com eficácia.

Isso se deve, mais do que nada, ao fato de que passamos o tempo adiando coisas, esperando que isso e aquilo aconteça, enquanto que a própria vida, quase sem nos darmos conta, passa.

Agora, apesar de muitos dizerem que nossos sonhos começam a acontecer quando deixamos de esperar e começamos a agir, em algumas ocasiões, ainda que lutemos todos os dias e acendamos em cada momento os motores de nossos esforços, nada do que esperávamos acontece.

O que tiver que ser será, em seu dia e em seu momento. Ninguém pode, por exemplo, forçar que um amor autêntico apareça quando você desejar.

Também não está em nossas mãos conseguir um bom trabalho de um dia para o outro, encontrar um grande amigo, nem viver a melhor experiência de nossas vidas.

Devemos ser arquitetos de nossa realidade, mas também bons gestores da paciência. Convidamos você a refletir sobre isso.

Não se canse de esperar: o que vale a pena requer paciência

Uma gravidez e seus nove messes. Um relacionamento que vai avançando aos poucos, onde há descobertas, até que, por fim, surge o amor. Um bolo e seus exatos ingredientes, com suas quantidades justas e seu tempo adequado de cozimento.

Tudo requer tempo, cuidados, interesse e, antes de tudo, saber esperar. A pressa nunca é boa conselheira. O que se precipita e se adianta sempre tem uma alta probabilidade de não sair tal e como imaginávamos.

Leia também: Se você amar não traia, se não sentir nada, não iluda

Agora…. Como ser paciente se, até o momento, a vida nos trouxe mais decepções do que alegrias?

É aqui onde se encontra o principal problema: se não houver confiança e sonhos, as esperas não são vividas de igual modo, porque a pessoa simplesmente deixa de acreditar que as coisas realmente vão acontecer.

Porém, elas acabam acontecendo. Pensemos durante alguns instantes a respeito.

Mão esperando que caia o brilho

Quando acontecem coisas ruins com pessoas boas

Como poder esperar o melhor quando coisas desagradáveis me aconteceram? Todos pensam nisso. Em algumas ocasiões, a penalidade chega a quem menos merece, às pessoas de coração nobre que, sem saber como, devem enfrentar a adversidade.

É durante esses momentos vitais que perdemos a confiança e as expectativas sobre se nossos sonhos podem se cumprir, ou inclusive que recuperemos parte da felicidade que sentíamos antes.

Agora, quando você se ver nessas situações complexas, ao invés de se perguntar “porque comigo”, substitua essa frase por “o que posso fazer diante disso?’.

  • Meu parceiro me deixou ⇒ O que posso fazer diante disso? ⇒ Aprender a viver, lutar, me esforçar para ser feliz novamente.

  • Diagnosticaram-me uma doença ⇒ O que posso fazer diante disso? ⇒ Lutar todos os dias por mim e pelos meus, depois dessa luta e essa espera triunfarei, recuperarei minha saúde.

  • Perdi meu emprego ⇒ O que posso fazer diante disso? ⇒ Me reinventar, começar por outro caminho, não me render. Cedo ou tarde alcançarei aquilo que espero.

mão segurando uma árvore

A arte de esperar coisas boas

Há quem, simplesmente, deixou de esperar não só coisas boas, mas sim qualquer mudança. Em ocasiões, caímos em certa imobilidade, em certa fragilidade de ânimo e espírito onde nos deixamos levar pelo que vier. Seja como for.

Leia também: 5 pilares essenciais para nos curamos como mulheres

Não é o adequado. Quem espera, quem aguarda, não está imóvel, e muito menos gosta de encher sua mente de escuridão, negatividade ou um “isso não vai acontecer comigo” ou ainda, “meu momento já passou”.

  • A vida deve ser esperada com nosso melhor vestido, com vontade e lutando todos os dias. Apesar de existirem as casualidades e de a sorte poder nos visitar quando menos esperamos, a famosa “lei da atração” nem sempre se cumpre.
  • Não é porque desejamos muito alguma coisa que os astros e o destino vão conspirar para dar forma aos nossos anseios. Trata-se apena de praticar a saudável arte de esperar com os olhos abertos, o coração aceso e as mãos ocupadas para transformar nossa realidade.

Confie em sua intuição

Este aspecto é, sem dúvidas, essencial. Tão importante quanto saber esperar é saber como intuir qual é a oportunidade que estávamos esperando e que dá resposta final a nossa espera.

  • É essencial ser receptivo para saber quando é o momento de dar o passo, “esse salto” especial com o qual alcançar objetivos, anseios particulares.
  • Imagine que tem diante de você o amor de sua vida, o parceiro pelo qual se apaixonou, porém você não se arrisca. É possível que tenha sofrido muitos fracassos antes, e que todas essas feridas façam com que você já não confie em sua intuição.

Cedo ou tarde você vai se lamentar.

Mulher esperando o amor de sua vida

O medo é sempre a principal barreira de nossa felicidade. Por isso, a arte de saber esperar também é a habilidade de permitir que nos libertemos, pouco a pouco, de nossos próprios medos.

Vale a pena tentar. Dar um salto depois dessa longa espera.