A clorofila, um remédio natural maravilhoso - Melhor Com Saúde

A clorofila, um remédio natural maravilhoso

Ao estimular a produção de estrogênios, a clorofila é uma grande aliada para a mulher, já que reduz a presença de cistos nos ovários e regula a menstruação. Ela também elimina infecções vaginais.

A clorofila das plantas possui uma grande quantidade de propriedades que fazem muito bem para o corpo humano. Quando é absorvido pelo sangue, este líquido verde ativa o metabolismo celular, melhora nossas defesas, regenera células, entre outras vantagens. Gostaria de saber quais são os benefícios da clorofila, um remédio natural maravilhoso? Fique sabendo mais no seguinte artigo.

A palavra “clorofila” provém do grego “khloros”, que quer dizer verde claro e de “phylon” que se traduz como folha. Foi descoberta por dois químicos franceses em 1818. É o pigmento vegetal que está presente em todas as plantas, fundamental para que possam sobreviver. A clorofila é necessária para que a fotossíntese ocorra, o processo pelo qual se gera oxigênio ao “combinar” água e luz. É por esta razão que todas as plantas têm uma parte verde.

Um dado curioso sobre a clorofila:

Sua estrutura molecular é similar ao nosso sangue, com diferença na cor (o vermelho deve-se à hemoglobina) e em um composto (na clorofila o magnésio e no sangue humano o ferro). Por isso é que muitos dizem que a clorofila é o sangue das plantas.

Aloe-vera-Maquillaje

Quais são os benefícios da clorofila para a nossa saúde?

Consumir clorofila é muito bom para nosso organismo. Esta substância “milagrosa” para muitos favorece determinados órgãos e funções. Conheça a seguir algumas das propriedades benéficas de consumir clorofila:

Desintoxica e oxigena o organismo

Consumir regularmente clorofila leva mais oxigênio ao sangue e aumenta sua produção, isto quer dizer que as células estão mais oxigenadas e o coração se beneficia muito. Ter mais oxigênio nas veias traz como consequência uma depuração do organismo em geral. Por exemplo, está comprovado que melhora ou previne os efeitos nocivos da radiação e tem a capacidade de se unir aos metais pesados que se acumulam nas células para favorecer sua eliminação (pense, por exemplo, na personagem do “Iron Man” que a consome para melhorar o estado do sangue contaminado por um metal). E como se não fosse suficiente, permite limpar o cólon, proliferar a flora intestinal e evitar doenças como o câncer. Os que padecem de colesterol alto podem se beneficiar muito, porque os níveis de triglicerídeos podem ser reduzidos após o consumo da clorofila.

Alimentos-y-plantas-que-ayudan-a-limpiar-el-hígado

Melhora o sistema imune

Isso é devido à presença de bactérias que não podem sobreviver em lugares com muito oxigênio. Como foi dito antes, a clorofila é uma grande fonte deste elemento. Desta forma, as bactérias nocivas e causadoras de doenças não podem se desenvolver. E como é um potente alcalinizador do sangue, outros tipos de bactérias também não poderão sobreviver no sangue nem no corpo. Por esta razão, aquelas pessoas com defesas baixas devem consumir clorofila para evitar adoecer. É aconselhada também para pacientes com doenças imunodepressoras, como o caso do HIV. Por sua vez, a clorofila tem a capacidade de cicatrizar mais rapidamente as feridas ou cirurgias, sendo excelente para pacientes pós-cirúrgicos, também para aqueles que estão fazendo tratamentos invasivos como a quimioterapia ou a diálise.

Melhora a digestão

Na verdade, a clorofila é boa para todo o sistema digestivo. O funcionamento do cólon, o fígado, a vesícula e o estômago melhorará se ingerirmos este elixir. Isso ocorre porque permite a decomposição e eliminação dos cálculos de oxalato de cálcio. Por isso, é aconselhado para aqueles que sofrem de cálculos biliares, doenças hepáticas, cólon irritável, acidez estomacal, entre outros.

Healthy drink, vegetable juice, studio shot

É anticancerígena

A clorofila possui a capacidade de eliminar as toxinas que nos fazem mal e que produzem doenças graves como o câncer, estas substâncias entram no organismo principalmente através dos alimentos, mas também pela poluição ambiental. Graças à boa quantidade de vitaminas A, C e E, a clorofila é um potente antioxidante e um perfeito anti-inflamatório.

É uma aliada das mulheres

A clorofila estimula a produção de estrogênio (o hormônio “feminino”), o que ajuda a prevenir e aliviar cistos no ovário, coágulos e menstruações irregulares, muito dolorosas ou abundantes. Além disso, elimina infecções vaginais.

Trata doenças respiratórias

A clorofila, como já foi indicado, ajuda a oxigenar as células, sendo um tratamento muito bom para as pessoas que padecem de doenças ou infecções respiratórias, assim como também para catarros, tosse ou resfriados.

Contribui com a saúde bucal

Se tiver mau hálito, a clorofila deixará sua boa com um aroma fresco e agradável. Além disso, serve para tratar a piorreia, uma doença que traz como consequência a perda dos dentes.

Los-guisantes-gran-aporte-de-proteina-vegetal-y-fibra

Quais são as maiores fontes de clorofila?

Não é necessário comer cada folha de cada árvore que você achar na rua, a clorofila está presente em todos os vegetais de cor verde. Se quiser aproveitar as vantagens deste líquido poderoso, comece a consumir mais quantidades de:

Espinafre

E será forte como o Popeye! O espinafre é a verdura que mais clorofila possui. O ideal é consumi-la crua ou com um leve cozimento a vapor. Comece a incorporar este vegetal nas saladas.

Outros vegetais de folha verde

Além do espinafre, não podemos nos esquecer das outras verduras verdes, como a acelga, alface, brócolis, couve, aspargos, aipo. Como sempre tente consumi-las o mais frescas possível.

Chá verde

O chá verde proporciona muitas propriedades boas para nossa saúde. Contém clorofila e antioxidantes, reduz o colesterol e permite a perda de peso ao acelerar o metabolismo.