Coisas que você não deve dizer a quem sofre de depressão - Melhor com saúde

Coisas que você não deve dizer a quem sofre de depressão

Como nós não sabemos o que a pessoa que sofre de depressão sente, não devemos questionar seu estado e muito menos minimizar sua doença
Coisas que você não deve dizer a quem sofre de depressão

Apoiar alguém que sofre de depressão pode ser complicado. Às vezes é tentador se afastar da pessoa ao invés de se arriscar e começar a dizer coisas que podem piorar a situação.

Não faça isso: o amigo ou parente que vive com este transtorno precisa de você mais do que nunca.

Você só precisa ter em mente que algumas destas frases bem-intencionadas podem ter um significado diferente para alguém que sofre de depressão. A última coisa que uma pessoa nesta situação precisa é se sentir incompreendido em relação ao seu estado emocional.

O que você nunca deve dizer a quem está sofrendo de depressão é:

 “Por que você não pode simplesmente ser feliz?”

A depressão faz com que a mente distorça a visão do mundo e veja tudo sempre a partir do ângulo da negatividade e da tristeza. Falar sobre felicidade pode ser mais desencorajador para alguém que não é capaz de vê-la neste momento.

Não há nenhuma solução rápida e insistir em esperar uma mudança rápida pode reforçar os sentimentos de desânimo e ataque a si mesmo.

Leia também: Para ser feliz você tem que tomar decisões: 5 chaves para conseguir

“As terapias e medicamentos são para quem sofre de depressão”Medicamentos para quem sofre de depressão

As pessoas estão sempre com medo de pedir ajuda por causa do estigma que a doença mental traz consigo. Elas podem ter medo de expor como se sentem, já que vivemos em uma cultura onde só é valorizado quem produz muito.

Os medicamentos também são grandes causas de estresse devido, novamente, a ideias preconceituosas e histórias de dependência ou efeitos colaterais. Tudo isso é conjugado em um medo geral de alterar a psique ou “perder” a si mesmo.

É bom mencionar a necessidade de fazer uma terapia, mas não force ninguém a tomar este caminho.

Na maioria das vezes é preciso um pouco de tempo para dar esse passo.

“Apenas concentre-se em superar isso”

As pessoas que não estão deprimidas não apresentam diminuição da energia física ou psíquica, mas esses dois fatores são muito comuns em pacientes com depressão.

Com a intenção de poder ajudar, talvez você diga à pessoa deprimida que deve se levantar e fazer algo para melhorar, como sair, viajar ou tentar se divertir.

Embora esta frase seja compreensível, para quem sofre de depressão ela é um fator que aumenta mais a desesperança. O deprimido é o primeiro a querer superar esse sentimento, mas não sabe como.

Seu humor, pensamentos e comportamentos estão além de seu controle e, principalmente se estiver sofrendo de depressão grave.

“Não é tão ruim, outras pessoas estão em condições piores”Moça com depressão

Ninguém quer ser comparado com crianças famintas que vivem em zonas de conflito ou com uma pessoa com doença em estágio terminal. Por que obrigar à pessoa com depressão a pensar nisso? Você realmente acha que ela se sentirá melhor?

Quem sofre de depressão muitas vezes tem pensamentos que se tornam psicóticos e delirantes. Quando você insiste em colocar como exemplo a vida de outras pessoas, o deprimido se sente pior.

Apesar de sua intenção ser boa, você não vai conseguir ajudá-la de maneira alguma dizendo esta frase.

“Você estará melhor amanhã”

Esta condição não é algo que melhora da noite para o dia. Esta falsa expectativa desencoraja ainda mais quem sofre de depressão. Apenas aqueles que já experimentaram um episódio depressivo realmente sabem o quão profunda é a dor, o sofrimento e desesperança.

Com a abordagem médica adequada, será possível superar este estado depressivo, mas isso leva tempo. Dizer este tipo de frases só faz com que a pessoa com depressão se sinta mais desconfortável e incapaz.

“É culpa sua”Menina com depressão

Fazemos julgamentos o tempo todo, o que é um erro grave, pois nos baseamos unicamente no julgamento de valores pessoais, na falta de informação e no desconhecimento do assunto.

Desde os tempos primitivos, o homem tem sido influenciado a relacionar a depressão com o pecado.

Esta condição seria um castigo pelo homem ter violado alguma lei dos “deuses”. Contudo, podemos ver pessoas que, ao falar de processos depressivos, aludem questões relacionadas com pecados e castigos.

Esta atitude tem consequências dramáticas, pois piora o estado de quem sofre de depressão.

“Não seja tão negativo”

É difícil estar perto de alguém com depressão. Sua baixa energia e humor sombrio podem “contaminar” você, motivo pelo qual as pessoas instintivamente se afastam. Às vezes chegamos ao ponto de expressar abertamente a ansiedade que o deprimido causa.

Sim, sabemos que talvez o humor dele não ajude você. No entanto, dizer isto a quem sofre de depressão o faz sentir-se muito solitário e aumenta as suas emoções negativas.

A melhor maneira de ajudar é ser solidário e prestar todo o apoio possível para buscar os recursos adequados para enfrentar o problema.

Visite este artigo: Síndrome do coração partido: 3 aspectos que você deve levar em consideração

A depressão é um problema sério

Não, a depressão não é puramente psicológica e não tem tempo de cura específico. Não tem nem sequer uma razão exata.

No fim, a depressão é deixar de ver sentido na vida devido a milhões de diferentes fatores, como problemas familiares, morte de entes queridos ou falhas profissionais, entre outros.

Apesar de tudo, sem exceção, a depressão significa enfrentar uma luta diária para sobreviver. Tenha isso em mente quando você chegar com tais conselhos porque, certamente, não estará ajudando aqueles que sofrem de depressão.