Colite ulcerosa: uma enfermidade ainda desconhecida-Melhor com Saúde

Colite ulcerosa: uma enfermidade ainda desconhecida

Os sintomas da colite ulcerosa podem ser confundidos com outras doenças e ir e voltar no tempo. Devemos consultar um especialista para receber um diagnóstico e seguir suas instruções

Se você, ou alguém próximo, foi diagnosticado com colite ulcerosa, a primeira coisa que deve fazer é conhecer a doença.

Saber quais são os sintomas que vamos sentir, estar preparados e dispor das melhores estratégias para poder lidar com a doença no dia a dia é o melhor a fazer para ter uma qualidade de vida adequada.

É importante levar em consideração que até os dias de hoje esta doença ainda é uma grande desconhecida. Sua etiologia continua sendo objeto de estudo.

Portanto, vale a pena estar sempre atualizado sobre a colite ulcerosa caso você sofra desta doença.

Hoje, em nosso espaço queremos servir de ajuda e lhe informar amplamente sobre certas coisas que poderá achar útil.

O que é a colite ulcerosa

A colite ulcerosa é uma doença crônica do intestino grosso que afeta, em particular, o cólon. O revestimento desta parte do nosso corpo inflama e pequenas feridas abertas ou úlceras, que produzem pus e muco, começam a se desenvolver.

Recomendamos que você leia: Como limpar e eliminar as substâncias tóxicas de nosso intestino?

  • Esta combinação entre a inflamação e a ulceração causa um grande desconforto abdominal que se concentra na área do cólon.
  • Lembre-se também de que o cólon pode focalizar sua dor em várias partes, um pouco abaixo do umbigo ou até mesmo na área esquerda ou direita. No entanto, há algo que nunca falha: quando nos deitamos, a dor desaparece.
  • É importante compreender que existe uma clara diferença entre a colite ulcerosa e a doença de Crohn. Elas são doenças diferentes.
  • A doença de Crohn pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal, mas a colite ulcerosa se concentra exclusivamente no cólon e na sua mucosa.
  • Ambas, no entanto, são doenças inflamatórias do intestino, mas não devem ser confundidas com a síndrome do intestino irritável algo tão frequente na população feminina.

Esta doença se caracteriza por um transtorno que afeta as contrações musculares do cólon.Colite

Sintomas da colite ulcerosa

A maioria das pessoas que sofre de colite ulcerosa se queixam, antes de tudo, de dor abdominal, que é algo recorrente e intenso.

É importante levar em consideração estes sintomas gerais:

  • As fezes são mais macias e sofremos épocas de diarreias incômodas. Um fato inequívoco é o possível aparecimento de sangue nas fezes.
  • Podemos perder peso.
  • É comum sentir um grande cansaço e perda de energia.
  • As crianças com colite ulcerosa podem crescer e se desenvolver mais lentamente. Por isso, não devemos descuidar nunca das diarreias nos menores.

Descubra isto: Depure-se e elimine o peso excedente com a dieta do vinagre de maçã por 3 dias

Os sintomas da colite ulcerosa tendem a ir e vir. Às vezes, podemos sofrê-la umas duas vezes ao mês durante dois ou três anos, e posteriormente não padecê-la mais.

Contudo, é necessário ter sempre um diagnóstico médico e a ajuda de bons profissionais.

Possíveis causas da colite ulcerosaMulher com dor por causa de colite ulcerosa

Os estudos sobre a colite ulcerosa indicam que esta inflamação pode ser devido a uma interação complexa de vários fatores, tais como os genes, o sistema imunológico e diferentes elementos do ambiente.

  • Se algum de nossos pais sofrer de colite ulcerosa, pode ser que acabemos por também desenvolver a doença.
  • Existem certas substâncias estranhas no ambiente (antígenos) que também podem fazer com que a enfermidade se ative.

Nosso sistema imunológico não sabe como se defender contra esses inimigos externos, o que causa a inflamação da área do cólon.

  • A colite ulcerosa pode, então, ser o resultado de uma interação de um vírus ou uma infecção bacteriana do cólon com a resposta do sistema imunológico natural do organismo.

Esta doença afeta igualmente homens e mulheres e, em geral, só aparece após os 30 anos de idade.

Remédios naturais para a colite ulcerosaChá contra a colite ulcerosa

Como já indicamos ao longo do artigo, é vital contar com um bom diagnóstico e com o acompanhamento de bons profissionais de saúde em caso de sofrer colite ulcerosa.

Descubra também: O que acontece com o seu organismo quando você come 6 dentes de alho assados

Da nossa parte, podemos sugerir dicas básicas e remédios caseiros simples para que você os tenha em mente. Basta prová-los e descobrir qual é o que mais se adapta às suas necessidades pessoais e particularidades.

  • Experimente ter uma dieta o mais natural possível, onde fiquem de lado elementos como o glúten ou produtos lácteos. Além disso, evite alimentos preparados ou com conservantes.
  • Aumente o consumo de alimentos ricos em fibras ou ácidos graxos ômega 3 (nozes, salmão, azeite de oliva, abacate, etc.).
  • A modificação do nosso estilo de vida também é importante: controlar o estresse, as emoções negativas, parar de fumar, fazer algum exercício…
  • Aumente o seu consumo de vitamina C.
  • Tome todo dia uma infusão de salsa, que é um bom eliminador de toxinas e de produtos químicos do corpo.
  • Consuma líquidos naturais à base de uma combinação de água mineral e suco de maçã, de cenoura e de pepino.