Combata a insônia tomando banana com canela antes de dormir

Combata a insônia tomando banana com canela antes de dormir

Você tem problemas para pegar no sono? Experimente este remédio caseiro delicioso, que te ajudará a desfrutar um descanso reparador.
Combater a insônia com canela e banana

Ter uma boa qualidade do sono, dormindo não menos do que 8 horas por dia, é um fator chave para ter uma boa saúde física e mental.

Ainda que não nos demos conta, ao descansar, o corpo ativa funções muito importantes que lhe permitem limpar o cérebro e renovar as energias.

O problema é que muitos reduziram o período aconselhado para dormir, o que causou uma série de alterações em vários dos sistemas do corpo.

Como consequência, aumentam os casos de fadiga e os inconvenientes para alcançar a concentração nas tarefas cotidianas.

Além disso, quando o problema não é corrigido a tempo, a médio e longo prazo a falta de sono pode levar a doenças que podem reduzir a nossa qualidade de vida.

Por esta razão, é primordial dar muita atenção a este tema e procurar respeitar os horários na maior parte do tempo.

Para conseguir fazer isso, hoje queremos compartilhar um remédio natural que utiliza as propriedades medicinais da banana e da canela para enfrentar a insônia.

Trata-se de uma opção interessante e benéfica já que, diferentemente dos medicamentos para dormir, ela não causa efeitos colaterais e está apta para todos.

Quais são os benefícios da banana e da canela para combater a insônia?

A união das qualidades nutricionais da banana com as da canela nos dá como resultado um remédio natural com propriedades sedativas incríveis que induzem o sono e permitem dormir melhor.

Ambos são preparados em um chá natural com o qual são reduzidos os níveis de cortisol para acalmar o estresse e outras emoções que impedem de descansar bem.

A bebida tem pouquíssimas calorias e contém compostos ativos que melhoram o metabolismo e os níveis de açúcar no sangue.

Para deixar mais claros todos os seus benefícios, a seguir iremos detalhar as propriedades maravilhosas de seus ingredientes.

Benefícios da banana

Banana

A banana é uma das frutas mais consumidas em todas as partes do mundo, tanto por suas propriedades quanto por sua versatilidade e sabor doce.

Esta fruta se destaca por oferecer boas quantidades de potássio e magnésio, dois minerais essenciais para ativar tarefas do corpo como a de regular a pressão arterial e fortalecer os músculos.

De fato, seu consumo está relacionado à diminuição das câimbras musculares e outros sintomas decorrentes da tensão.

No caso dos distúrbios do sono, ela costuma ser um bom remédio, já que contém um aminoácido essencial chamado triptófano, ao qual se atribui um efeito positivo sobre os neurotransmissores que ajudam a dormir bem.

Benefícios da canela

Canela

O outro protagonista deste remédio natural é a canela, uma especiaria curativa muito valorizada na medicina alternativa há muitos séculos.

Seus principais benefícios se atribuem a um composto ativo chamado eugenol, que também é o que dá a ela o seu aroma característico.

O eugenol se relacionou com a diminuição nos níveis de glicose no sangue e o controle de vários transtornos digestivos.

Por outro lado, a canela melhora o fluxo sanguíneo, o que é essencial para solucionar as dificuldades relacionadas à insônia.

Como se toma a banana e a canela para tratar a insônia?

Chá de banana e canela

Como já havíamos mencionado anteriormente, o remédio natural com estes ingredientes consiste na elaboração de um chá que extrai suas principais propriedades.

O consumo do chá de banana e canela deve ser realizado por pelo menos uma hora antes de dormir, para que tenhamos bons resultados.

Ingredientes

  • 1 banana
  • 1/2 colher de chá de canela (2,5g)
  • 1 litro de água

Modo de preparo

  • Pegue uma banana e, sem tirar a sua casca, corte os extremos e parta em vários pedaços.
  • Coloque o litro de água para ferver e acrescente a banana cortada quando chegar à ebulição.
  • Abaixe o fogo em mínimo e deixe cozinhar durante 10 minutos.
  • Passado este tempo, retire do fogo e deixe esfriar.
  • Quando estiver a uma temperatura apta para o consumo, passe por um coador e acrescente a canela.

Modo de consumo

  • Todos os dias, uma hora antes de dormir, tome uma xícara desta bebida.
  • Beba durante uma semana seguida e descanse.
  • Se os problemas de sono persistirem, consulte o seu médico.

Para concluir, é primordial deixar claro que os efeitos desta bebida podem variar em cada caso, dependendo também de outros fatores. Por exemplo, é importante jantar de forma leve e ter um espaço cômodo para dormir. Além disso, deve-se evitar o uso de dispositivos móveis para que suas luzes não alterem os hormônios do sono.