Retenção de líquidos saiba como combater em uma semana

Combata a retenção de líquidos em uma semana

Para temperar nossos caldos podemos usar água do mar em vez do sal, já que ela, além de não reter líquidos, nos ajuda a regulá-los. Ela também pode ter efeitos laxantes.

Só quem sofre com a retenção de líquidos sabe quão incômoda ela pode chegar a ser e como pode atrapalhar a nossa qualidade de vida. Ainda que, em geral, algumas pessoas tenham tendência a sofrer com ela, existem situações que fazem com que ocorra com maior intensidade, como o calor, o ritmo de vida, questões hormonais, má alimentação, etc.

Neste artigo, iremos propor um plano intensivo e também muito eficaz para que, em uma semana, você possa notar resultados muito positivos. A eficácia desta proposta se deve ao fato de basearmos toda a dieta em uma terapia para eliminar líquidos de maneira natural, por isso não há necessidade de nos preocuparmos com possíveis efeitos secundários, já que iremos nos beneficiar dela de maneira geral, e sentir um grande bem estar.

Não é uma dieta milagrosa o processo que evita a retenção de líquidos

Esta semana estará focada na eliminação do excesso de líquidos do nosso organismo, baseando nossa dieta em alimentos e suplementos que regulem a retenção de maneira natural, sem efeitos colaterais que possam prejudicar a nossa saúde. No entanto, devemos ser muito comprometidos durante estes sete dias para que realmente possamos notar resultados em tão pouco tempo.

Se, ao final da semana, nos sentirmos leves e cheios de vitalidade, poderemos manter alguns dos passos seguidos durante estes dias, para poder manter também os benefícios a longo prazo e de forma progressiva.

Esta proposta não foi pensada para emagrecer ou perder gordura, mas sim exclusivamente para aquelas pessoas que acumulam líquidos por diferentes motivos.

Em jejum

O momento do dia em que o nosso corpo está mais receptivo a qualquer remédio é justamente quando nos levantamos. A chave para esta semana, e para as seguintes, se quisermos continuar, será tomar entre 2 e 4 copos de água morna em jejum. No começo será difícil, mas não precisamos correr, e inclusive podemos adicionar um pouco de suco de limão se acharmos que o sabor fica mais agradável com ele. Antes de tomar o café da manhã, devemos esperar entre 30 e 40 minutos.

Café da manhã saudável evita retenção de líquidos

Café da manhã saudável evita retenção de líquidos

Os cafés da manhã desta semana serão deliciosos, e certamente todos vão gostar.

  • Uma fruta a ser escolhida entre pêra, maçã ou laranja
  • Aveia em flocos com frutas, iogurte e frutas secas, ou duas fatias de pão integral com algum destes ingredientes: abacate, tahine ou queijo fresco
  • Infusão de chá verde e cavalinha

No meio da manhã podemos comer uma fruta ou outra infusão de chá verde e cavalinha.

Almoço

  • O primeiro prato deverá ser uma sopa ou creme de cebola caseiro.

Para o segundo prato combinaremos hidratos de carbono e proteínas. Iremos escolher um prato de cada uma destas opções:

  • Porção de hidratos de carbono: salada, arroz integral ou basmati, pão integral ou macarrão integral
  • Porção de proteína: carne branca, peixe, ovos ou legumes

Evitaremos usar o sal refinado, e usaremos no lugar um pouco de sal marinho. Também podemos usar temperos, limão e vinagre para não ter que usar tanto sal e evitar que o prato fique sem sabor.

  • Sobremesa: maçã ou pêra, crua ou no forno

Sopa de cebola ajuda a combater retenção de líquidos

Jantar

O jantar nestes sete dias deverá consistir em um primeiro prato de sopa ou creme de vegetais e um segundo prato de proteína (ovo, peixe, carne branca, queijo fresco ou oleaginosas).

A chave do jantar está no creme de vegetais, que deve conter todas ou algumas destas verduras:

  • Aipo: é um dos vegetais mais diuréticos que existem, e proporciona um sabor delicado à sopa. Para tê-lo sempre a mão, podemos cortá-lo em pequenos pedaços e guardá-lo no congelador, ainda que o aipo possua mais propriedades medicinais em sua forma crua.
  • Cebola: é um poderosíssimo diurético que nos ajuda a limpar os rins. Além disso, graças ao seu sabor, também podemos usá-la em todos os tipos de sopas e cremes.
  • Alface: tem grandes propriedades diuréticas, mas também nos ajuda a regular o sistema nervoso, por isso é uma sopa ideal para o jantar, já que irá nos ajudar a relaxar antes de dormir.

Adicionaremos a esta sopa um pouco de azeite de oliva extra virgem e um pouco de água do mar.

A água do mar não é comparável ao sal, e ajuda a regular os líquidos do nosso organismo. Devemos ter em mente que ela pode ter efeitos laxantes, dependendo da quantidade que usarmos.