Como combater infecções naturalmente - Melhor Com Saúde

Como combater infecções naturalmente

Os remédios naturais podem ser tão eficazes quanto os produtos químicos e têm muito menos efeitos colaterais do que estes. Nós podemos incluí-los na nossa dieta para prevenir infecções e doenças.
Como combater infecções naturalmente

O sistema imunológico é responsável por combater a entrada de bactérias, vírus e qualquer organismo que queira alojar-se no corpo e nos adoecer. Para aumentar nossas defesas devemos comer bem e somente os alimentos adequados.

No artigo a seguir vamos responder à pergunta: Como combater infecções naturalmente. Não perca!

Tratar uma infecção sem antibióticos

Como diz o ditado popular “é melhor prevenir do que remediar”. Portanto, devemos comer bem para que o sistema imunológico seja reforçado e impeça a entrada de vírus, fungos, bactérias ou parasitas em nosso corpo.

Se você ficou doente, muitas vezes ultimamente, ou quiser tratar infecções sem recorrer a medicamentos vendidos nas farmácias é necessário que na sua dieta diária não faltem os seguintes elementos:

  • As vitaminas A, C e E
  • Selênio e zinco
  • Bioflavonoides
  • Probióticos

Os sintomas de infecção (em qualquer parte do corpo) são os seguintes:

  • Dor de cabeça
  • Febre
  • Exaustão
  • Falta de apetite
  • Dores musculares
  • Dores nas articulações

Já que o sistema imunológico precisa de um ambiente ideal para estar bem, uma dieta saudável e equilibrada, por si só, não é suficiente.

Por exemplo, é necessário reduzir a ansiedade e o estresse, descansar o suficiente, exercitar-se e beber muita água (também estão permitidos sucos, sopas e batidas).Celulas

Os melhores antibióticos naturais

Ainda que as medidas preventivas sejam essenciais, pode acontecer de ficarmos doentes e precisarmos de algum tratamento para reverter a situação.

É aí que usaremos os antibióticos naturais. Isto é, os remédios não comprados em farmácias, mas encontrados em casa ou na natureza.

Além de ajudar a reduzir as infecções são diferentes dos sintéticos porque:

  • Não têm efeitos secundários como a sensibilidade no estômago ou reações alérgicas.
  • Respeitam os micro-organismos benéficos que habitam em nosso corpo (por exemplo, os encontrados no intestino).
  • Não causam sintomas por consumi-los em excesso (na maioria dos casos).
  • Estão sempre disponíveis e acessíveis.
  • Entre os principais antibióticos naturais que irão ajudá-lo a reduzir as infecções e também a evitá-las se incluem:

Não se esqueça de ler:  10 Antibióticos naturais que não requerem prescrição

AlhoAlho

O alho é conhecido como o melhor antibiótico e antiviral que existe porque contém cerca de 20 componentes com esta propriedade, além de 40 elementos antibacterianos. Ele pode ser usado para doenças respiratórias e fungos.

Cebola

Ela pertence à mesma família do alho, por isso a sua composição é similar. A cebola é um poderoso antibiótico natural. Você pode comê-la crua em saladas ou colocá-la sob a cama para “espantar” os vírus (de acordo com a crença popular).

É um remédio ideal para a gripe, bronquite, faringite e, no uso externo, para desinfetar.

GengibreGengibre

Esta raiz amplamente utilizada na alimentação oriental tem várias propriedades, por exemplo, antibacteriana.

O gengibre permite também aumentar a quantidade da flora intestinal e a eliminar micro-organismos prejudiciais à saúde, por exemplo, a E. Coli (causadora da gastroenterite) ou  H. Pylori (que causa úlceras no estômago).

É aconselhável consumir apenas uma pitada de gengibre, seja em pó ou ralado, porque aumenta a temperatura do corpo.

Erva-cidreira

Esta erva contém uma grande quantidade de timol com propriedades antibacterianas. Por exemplo, é utilizada para tratar o vírus  da herpes simplex (em extrato ou infusão) e a candidíase (o óleo essencial).

Se você quiser evitar se infectar com certos vírus pode beber chá de erva-cidreira. Uma colher de sopa da planta por copo de água é suficiente. Adoçado com mel.

Drósera

Em lojas de alimentos naturais você pode obter o extrato desta planta que contém um elemento chamado plumbago. O plumbago atua contra muitos tipos de bactérias e vírus. A drósera é utilizada para tratar infecções respiratórias, tais como a gripe e resfriados e também a diarreia.

UlmáriaUlmaria

Outra planta com efeitos antibióticos. O extrato da ulmária  serve para remover as bactérias que causam infecções no trato urinário ou intoxicação alimentar. Em algumas lojas de produtos naturais você também pode obter as folhas ou flores para consumir em forma de chá.

Equinácea

Tem ação antibacteriana, antifúngica e propriedades antivirais. Sem dúvida, é uma excelente alternativa aos produtos químicos sintéticos ou antibióticos. A equinácea estimula o sistema imunológico e ajuda a produzir mais glóbulos brancos. Você pode consumir esta planta em chás.

Tomilho

Com certeza você vai usar esse tempero para dar sabor às suas refeições e nem sabe que tem excelentes propriedades antivirais. O tomilho é um excelente antibacteriano, e ainda que não mate as bactérias, não permite a elas se multiplicarem. Ele é usado para desinfetar e curar feridas.

CardamomoCardamomo

É um poderoso antisséptico natural que mata as bactérias que causam o mau hálito (halitose), mas também é adequado para o tratamento de cáries e para aliviar dores e úlceras do estômago causadas pela bactéria H. Pylori.

Alecrim

Outra planta aromática que você usa em seus pratos. O alecrim contém mais de 20 princípios antivirais e 40 antibacterianos. Se você o consumir em infusão combaterá germes e tratará doenças intestinais ou respiratórias, como também impedirá a reprodução dos patógenos.

Quer saber mais? Leia: Como plantar em sua casa alecrim, salsa e hortelã

Sálvia

A sálvia é um antibiótico natural usado para tratar doenças respiratórias como a gripe ou a dor de garganta. Para isso, você deve preparar um chá:

Ingredientes

  • Salva 1 colher de sopa (10 g)
  • 1 xícara de água fervente (250 ml)

Preparação

  • Adicionar a colher de sopa de sálvia na xícara de água fervente
  • Deixar repousar alguns minutos, filtrar, adoçar e beber.

Você também pode fazer gargarejo em casos de rouquidão, afonia, laringite, faringite ou amigdalite.

TíliaCha-de-tilia

O chá de tília serve para acalmar nervos, no entanto, também é um potente antiviral e antibacteriano capaz de inibir o desenvolvimento de vírus e bactérias.

Você pode usá-la em sacos ou maços, bem como as folhas para fazer um maravilhoso chá e beber quando achar necessário.