Comer graviola estimula o sistema imunológico e protege o fígado - Melhor Com Saúde

Comer graviola estimula o sistema imunológico e protege o fígado

Cem gramas de graviola nos oferecem um terço da quantidade diária recomendada de vitamina C e nos ajudam a neutralizar a ação dos radicais livres.
Os benefícios da graviola

A graviola (annona muricata) é uma fruta tropical que provém de uma árvore com o mesmo nome. Ela conta com um delicioso sabor agridoce que faz com que seja escolhida como ingrediente principal de muitas sobremesas e pratos doces, ainda que também seja utilizada em sucos, batidas e muitas outras bebidas saudáveis.

De acordo com a sua história, ela foi cultivada na antiguidade por tribos indígenas da América, que aproveitaram desde suas folhas até as sementes para prevenir e tratar diferentes doenças.

Atualmente, ela está disponível em muitos países do mundo, e é classificada como uma das frutas mais saudáveis devido à riqueza de nutrientes que pode proporcionar ao corpo humano.

Hoje queremos compartilhar mais detalhes sobre os seus benefícios para que você não hesite em levá-la para casa da próxima vez em que a encontrar no mercado. Aproveite!

Propriedades nutricionais da graviola

A graviola é fonte de vitamina C, nutriente essencial para fortalecer o sistema imunológico e prevenir doenças.

Ela também contém quantidades significativas de vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5 e B6) ferro, magnésio e potássio.

Em menores quantidades, ela também proporciona aminoácidos, acetogeninas (em suas folhas), alcaloides, galactomanana e glicosídeos.

Todos estes componentes a tornam um dos anticancerígenos mais poderosos do mundo e, de fato, já foi comprovado que o extrato obtido a partir das folhas da graviola tem uma ação eficaz capaz de suprimir as células cancerígenas graças ao seu efeito citotóxico.

Como se fosse pouco, ela ainda atua como um digestivo natural, capaz de regular a flora intestinal e proteger o fígado.

Graviola para o sistema imunológico

Celulas

As substâncias presentes na graviola ajudam a aumentar a resposta imunológica do corpo para reduzir a ocorrência de doenças virais ou infecções.

Este benefício é atribuído ao seu alto teor de vitamina C que, entre outras coisas, age como um poderoso antioxidante, capaz de inibir os radicais livres do ambiente que aceleram o processo de envelhecimento do organismo.

Cada 10 gramas da fruta podem oferecer até 20 dos 60mg diários recomendados de vitamina C.

Protetora do fígado

A ingestão regular desta fruta é uma maneira saudável e natural de apoiar as funções do fígado e da vesícula biliar.

A sua riqueza de antioxidantes favorece a limpeza deste órgão e o ajuda no processo de digestão das gorduras para que ele possa trabalhar em perfeitas condições.

Cuida dos ossos e previne a osteoporose

Ossos

Esta deliciosa fruta é uma fonte significativa de fósforo e cálcio, minerais essenciais para a boa saúde óssea e dental.

Ela é recomendada para as mulheres que estão passando pela etapa da menopausa, já que é uma excelente forma de proteger os ossos diante da perda de densidade que sofrem por causa da diminuição de estrogênio.

Potente anticancerígeno

Em várias oportunidades foi demonstrado que a graviola contém substâncias e compostos antioxidantes que atuam de forma positiva na prevenção e tratamento de vários tipos de câncer.

O extrato obtido a partir de suas folhas poderia ser eficaz para frear o crescimento das células malignas de 12 diferentes tipos de câncer, incluindo:

  • Câncer de cólon
  • Câncer de mama
  • Câncer de próstata
  • Câncer de pulmão
  • Câncer de pâncreas

Na atualidade, acredita-se que as suas propriedades poderiam ser milhares de vezes mais fortes na luta contra o câncer em comparação com o tradicional tratamento da quimioterapia.

Somado a tudo isso, não foram encontrados efeitos colaterais, e ela também não causa danos às células saudáveis.

Aumenta a energia

Suco-de-graviola

Para não ter que recorrer a energéticos comerciais ricos em compostos estimulantes, vale a pena levar em conta que a graviola pode representar uma fonte mais saudável de energia.

Isso se deve ao fato de que ela oferece uma quantidade significativa de frutose, o doce natural contido nas frutas que pode ativar o corpo tanto física quanto mentalmente.

Protege o sistema nervoso

Graças ao seu alto teor de vitaminas do complexo B, ela é boa para melhorar a circulação do sangue e proteger os nervos.

A vitamina B12 melhora a função do sistema nervoso e as funções cardíacas para reduzir o risco de doenças.

Você sabia que a graviola era tão saudável? Agora que já compartilhamos os seus principais benefícios, esperamos que você opte por consumi-la com mais frequência em seu dia a dia.

Devido ao seu tamanho, ela é ideal para toda a família e para fazer diferentes tipos de receitas aproveitando o seu delicioso sabor.