Como acabar com o mau cheiro corporal? - Melhor com Saúde

Como acabar com o mau cheiro corporal?

Se você se preocupa com os problemas de saúde, quer economizar mais dinheiro que gasta com produtos de cuidado pessoal ou tem a necessidade de um “plano B” quando o efeito do desodorante acaba de forma inesperada, temos algumas receitas que podem te ajudar a se sentir mais fresco (a) e acabar com o mau cheiro corporal. Confira.

Mantenha-se limpo

Quando se trata do mau odor corporal, manter-se limpo é a melhor arma. As glândulas sudoríparas localizadas em quase todas as partes do corpo, causam o resfriamento do suor do corpo, que é constituído essencialmente por água.

Pense nisso como se fosse um pequeno sistema de ar condicionado natural. As glândulas sudoríparas apócrinas, localizadas nas axilas e na virilha (além de em outras áreas), produzem o suor, que desempenha uma série de funções, dentre as quais está a de trabalhar como uma espécie de sistema de eliminação de resíduos que descarregam partículas microscópicas de gorduras e outras matérias.

O suor das glândulas apócrinas é o grande problema do odor corporal. As bactérias se alimentam das gorduras e outras secreções, e seus produtos de rejeito causam aromas fétidos diferentes. A força do cheiro que uma pessoa produz depende da quantidade de suos que suas glândulas secretam, bem como do número de bactérias na pele.

As pessoas com fortes odores nas axilas apresentam duas ou três vezes mais bactérias do que outras pessoas. A melhor forma de prevenir o odor corporal é limpar o suor e as bactérias a fundo, regularmente. Limpe a área da virilha e as axilas com água e sabonete, preferivelmente um sabonete desodorante, pelo menos uma vez por dia e com mais frequência se necessário.

Administre seu armário para evitar o mau cheiro

O suor “velho”, por assim dizer, é fedorento e não há nada pior como esse antigo cheiro impregnado em uma roupa. O mesmo acontece com um casaco com manchas nas axilas. Comece de novo todos os dias, tomando um banho e se certificando de que sua roupa esteja tão limpa quanto você.

Cuidado com o que você come

Alimentos que você ingere podem influenciar no seu cheiro

O calor pode fazer com que você produza suor, mas não é um único tipo de calor que devemos considerar. Alimentos picantes, como pimenta, também podem te fazer suar.

Alguns especialistas em alimentação especulam que a culinária de países de clima quente se baseia muito em condimentos picantes por essa mesma razão, as pessoas sentem mais frio quando as temperaturas internas disparam. Assim, é recomendável cortar os alimentos picantes de sua alimentação se sofre com odores fortes.

Além disso, considere manter o consumo de alho e a cebola bem controlado também, pois compostos com enxofre, que estão presentes no alho e na cebola, podem fazer com que o suor seja mais aromático do que seria se você não os consumisse, principalmente se os consome muito. O mesmo acontece com outras especiarias.

Pare de fumar

Fumar pode fazer mais do que arruinar sua saúde, apodrecer seus dentes e te fazer parecer mais velho do que você realmente é. Esse hábito também pode fazer com que você cheire mal. Quando fumamos, a fumaça entre nos pulmões e abre caminho através de seu sistema. O fumo do cigarro contém mais de 7.000 produtos e compostos químicos, alguns deles se destroem em seu interior enquanto outros são expulsos através da pele, o que causa o mau odor corporal.

Pare de fumar para evitar o mau cheiro