Como acelerar o metabolismo para emagrecer?

Ao tomar café da manhã, nosso metabolismo se ativa e começa a queimar calorias desde cedo, além de proporcionar uma sensação de saciedade que evitará ataques de ansiedade durante o resto do dia.
Como acelerar o metabolismo para emagrecer?
Carlos Fabián Avila

Revisado e aprovado por o médico Carlos Fabián Avila.

Última atualização: 23 agosto, 2022

.O metabolismo consiste em uma série de reações químicas por meio das quais as energias, que consumimos através dos alimentos, se convertam em uma espécie de combustível que permite que cada célula e órgão de nosso corpo funcionem corretamente.

Ter um metabolismo “ativo” favorece a perda de peso, já que esse processo permite que o corpo queime as calorias que consumimos de forma efetiva.

Pessoas que comem pouco, mantêm uma vida sedentária, consomem alimentos pouco saudáveis ou sofrem de transtornos de saúde, como problemas de tireoide, tendem a apresentar um metabolismo mais lento.

Como consequência, o organismo não processa bem os açúcares, gorduras e calorias, fazendo com que se acumulem no organismo gerando gorduras localizadas, celulite e mais peso.

A boa notícia é que mudando um pouco os hábitos de vida e seguindo algumas recomendações é possível acelerar o metabolismo e começar a perder os quilos extras acumulados.

Quer começar a acelerar o metabolismo? Então, anote nossas dicas!

Manter bons hábitos alimentares

café da manhã saudável ajuda acelerar o metabolismo

A maioria das pessoas que ganha peso devido ao metabolismo lento passam por isso devido aos hábitos alimentares inadequados.

Alimentos com altos teores de gorduras e açúcares fazem com que ganhemos peso em pouco tempo; porém, além do tipo de alimento, também existem outros hábitos alimentares que influenciam no ganho de peso e no funcionamento do metabolismo.

Como o que queremos é acelerar o metabolismo, para começar devemos considerar que o café da manhã desempenha um papel muito importante em seu funcionamento.

Muitos cometem o grave erro de pular o café da manhã, seja por falta de tempo ou porque tem a má crença de que essa é uma boa forma de perder peso.

De fato, o café da manhã é uma das refeições mais importantes, pois ajuda a acelerar o metabolismo para que funcione corretamente ao longo do dia.

A importância de um bom café da manhã

O café da manhã é um dos melhores hábitos que podemos manter para acelerar o metabolismo e emagrecer. Sabe-se muito bem que essa é a refeição mais importante do dia.

Quando tomamos o café da manhã nosso metabolismo se ativa e começa a queimar calorias desde cedo. E, além disso, também causa uma sensação de saciedade durante o dia, o que evita posteriores ataques de ansiedade que nos fazem comer fora de hora.

Nesse sentido, é muito importante considerar que o café da manhã deve ser tomado no máximo uma hora depois de levantarmos; pois se consumido mais tarde perde os efeitos no organismo.

Um bom café da manhã deve incluir proteínas como o ovo, antioxidantes advindos das frutas; assim como altos teores de fibra, que encontramos, por exemplo, nos cereais, frutas, verduras, dentre outros alimentos.

Comer várias vezes ao dia para acelerar o metabolismo

frutas na dieta ajuda a acelerar o metabolismo

Mais um segredo para acelerar o metabolismo por meio da alimentação é comer de forma saudável; ainda, pelo menos cinco vezes ao dia.

Esse é um método de eficácia comprovada, afinal, quando nos alimentamos pouco nosso organismo entra em um estado de alerta como mecanismo de defesa; reservando a maior quantidade de calorias possíveis para a ausência de alimento.

Alimentar-se bem em pequenas porções ao dia faz com quem o metabolismo trabalhe constantemente enquanto todos os nutrientes são processados.

Praticar exercícios constantemente ajuda o metabolismo

Ter uma boa rotina de exercícios físicos é a chave para se manter saudável, acelerar o metabolismo e perder peso.

Como nessa caso a meta é acelerar o metabolismo, é muito importante combinar exercícios cardiovasculares com exercícios de resistência.

Como, por exemplo, aqueles feitos com pesos e equipamentos de academia.

Estudos demonstram que dedicar pelo menos 40 minutos por dia a uma rotina de exercícios é a chave para acelerar o metabolismo.

Beber mais água

beba bastante água para acelerar o metabolismo

Manter-se bem hidratado é outro dos segredos para acelerar o metabolismo. Beber muita água é ideal para limpar e eliminar toxinas do organismo, evitando assim a acumulação de gorduras.

De acordo com vários estudos tomar água pode aumentar em 30% a taxa metabólica durante a hora seguinte; queimando assim 24 calorias.

Consumir mais alimentos picantes

Os alimentos picantes geram um maior gasto energético pelo simples fato de que aumentam a temperatura corporal.

Acelerando também a combustão de energia e atuando como “queimadores de gordura” no processo de digestão.

Comece a incluir mais alimentos picantes com frequência em sua alimentação como, por exemplo:

  • Pimenta caiena ou preta;
  • Cominho;
  • Cúrcuma;
  • Dentre outros.

Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Tim Morris. (2003). Breakfast. Gastronomica3(3), 67–71. https://doi.org/10.1525/gfc.2003.3.3.67
  • Zarrinpar, A., Chaix, A., & Panda, S. (2016, February 1). Daily Eating Patterns and Their Impact on Health and Disease. Trends in Endocrinology and Metabolism. Elsevier Inc. https://doi.org/10.1016/j.tem.2015.11.007
  • Egan, B., & Zierath, J. R. (2013, February 5). Exercise metabolism and the molecular regulation of skeletal muscle adaptation. Cell Metabolism. https://doi.org/10.1016/j.cmet.2012.12.012
  • Stookey, J. D., Constant, F., Popkin, B. M., & Gardner, C. D. (2008). Drinking water is associated with weight loss in overweight dieting women independent of diet and activity. Obesity16(11), 2481–2488. https://doi.org/10.1038/oby.2008.409
  • Xue, Y., He, T., Yu, K., Zhao, A., Zheng, W., Zhang, Y., & Zhu, B. (2017). Association between spicy food consumption and lipid profiles in adults: A nationwide population-based study. British Journal of Nutrition118(2), 144–153. https://doi.org/10.1017/S000711451700157X

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.