Como aromatizar nosso lar de maneira saudável

Como aromatizar nosso lar de maneira econômica e saudável

Ao comprar óleos essenciais é muito importante verificar se os mesmos são naturais para poder aproveitar seu poder terapêutico. Os artificiais só oferecem o aroma, não as propriedades benéficas.

Não há nada como entrar em casa após um dia cansativo no trabalho e sentir o aroma natural e delicioso que você escolheu. Para aromatizar sua casa, você não precisa de produtos artificiais caros que podem ser prejudiciais à saúde. Existem várias maneiras simples de dar ao seu lar um cheirinho agradável de forma econômica e saudável.

Primeiro, esqueça os purificadores de ar artificiais com os quais estamos acostumados, seja em forma de spray ou para ligar na tomada. Eles contêm uma lista perigosa de ingredientes químicos que podem causar problemas respiratórios, lesões na pele, problemas no fígado e estão associados até ao aumento do risco de câncer.

Principalmente se você tem crianças ou animais de estimação em casa, livre-se deles. Siga nossas dicas para aromatizar sua casa sem gastar muito e usando aromas naturais que não prejudicarão a saúde.

Óleos essenciais

Antes da nossa lista de sugestões, vamos falar um pouco dos óleos essenciais como uma forma de aromatizar o lar. Eles são substâncias aromáticas extraídas de flores, frutas, ervas e especiarias, e possuem aplicações na culinária, na indústria de cosméticos e até como medicamentos fitoterápicos.

Eles são muito práticos e oferecem uma variedade enorme de aromas com propriedades específicas. Alguns exemplos são a lavanda (relaxante), eucalipto (antiviral e ótimo para combater resfriados) e a baunilha (para um aroma doce), mas atualmente é possível encontrar óleos de praticamente qualquer aroma que você imaginar.

Azeite e óleos para aromatizar sua casa

Difusor de óleos essenciais

Uma das maneiras de usá-los é por meio de um difusor. Você pode comprar um ou fazer o seu em casa de forma simples e rápida, usando óleos e varetas. Simplesmente encha um frasco até a metade com um óleo base, como óleo de amêndoas, açafrão, açafroa ou jojoba.

Depois, pingue algumas gotas do seu óleo essencial preferido e adicione uma colher de chá de álcool, que vai facilitar o transporte dos óleos pelas varetas.

Para finalizar, molhe as varetas na mistura de óleos e depois ajeite-as dentro do frasco de ponta cabeça, de forma que as pontas molhadas fiquem para cima. Além de aromatizar a casa, estes difusores funcionam como objeto de decoração, o ambiente ficará mais cheiroso e bonito ao mesmo tempo.

Dicas para aromatizar seu lar

Existem outras formas muito simples para aromatizar a sua casa de maneira saudável. Siga as nossas dicas e sinta-se sempre como se tivesse entrado em um spa (ou floresta) quando chegar em casa:

  • Gotas de óleos essenciais – Você também pode usar os óleos essenciais sem o difusor. Uma dica simples é pingar algumas gotinhas na lâmpada do abajur ou nas almofadas do sofá.
  • Laranja e cravos – Espete cravos em uma laranja e cozinhe-a no forno durante algum tempo a uma temperatura baixa. Tire a laranja do forno, coloque-a em algum cômodo da casa (pode até ser um lugar escondido) e aproveite o aroma natural.
  • Muda de eucalipto – O eucalipto é um desodorizador natural que ainda conta com agentes antibacterianos. Simplesmente coloque uma muda de eucalipto em um vaso na sala; ele vai aromatizar e decorar o ambiente.
  • Aromatizador de arroz – Pegue um recipiente pequeno e adicione 1/2 xícara de arroz. Pingue algumas gotas do óleo essencial de sua preferência e mexa só um pouco. O arroz irá segurar o óleo e o dispersará lentamente pelo ar.
  • Spray de limão – Dissolva 1/8 de xícara de bicarbonato de sódio em duas xícaras de água quente. Adicione meia xícara de suco de limão e algumas gotas de óleos essenciais. Coloque a mistura em um pequeno fraco com spray e borrife pela casa para um aroma cítrico.
  • Panela de água, laranja e canela – Pegue uma panela e ferva lentamente a água. Depois adicione algumas rodelas de laranja fresca e algumas colheres de canela. Desligue o fogão e deixe a mistura na bancada da cozinha. Outra opção é usar limão e extrato de baunilha. O aroma delicioso certamente vai impregnar o ambiente.

aromatizante

  • Vasilhas de fragrâncias naturais – Escolha uma vasilha bonita e coloque um pouco de areia limpa. Adicione cascas de frutas cítricas, canela em pau, ervas e especiarias frescas e até flores. O resultado final é um objeto decorativo e aromático ao mesmo tempo.
  • Aromatizador de lavanda – Combine partes iguais de lavanda seca com bicarbonato de sódio em uma jarra pequena e misture bem. Adicione 3 gotas de óleo essencial de lavanda por vez (24 gotas no total), sacudindo a jarra após cada rodada de 3 gotas. Faça alguns furos na tampa e deixe o aroma sutil invadir a sua casa.