Como baixar a pressão arterial sem usar remédios

Como baixar a pressão arterial sem usar remédios

A pressão arterial alta é uma doença que requer muito cuidado, já que se não for tratada pode desencadear um problema maior, como um ataque cardíaco, problemas no sistema cardiovascular e, inclusive, a morte. Esse problema de saúde precisa de atenção médica para ser controlado, mas também existem formas naturais de controlá-lo sem necessidade de usar remédios.

As pessoas que sofrem de pressão alta devem ser conscientes de que precisam modificar seus hábitos de vida para manter um estilo de vida mais saudável que ajude a prevenir, atrasar ou controlar seus problemas de pressão. Nesta oportunidade, vamos dar uma série de recomendações que você pode ter em conta para baixar a pressão arterial sem necessidade de usar remédios.

Preparar suas próprias comidas com pouco sódio ou sem sal

As pessoas que sofrem de pressão alta devem reduzir ao máximo o consumo de sal ou sódio. Esse ingrediente que usualmente utilizamos na cozinha pode causar retenção de líquidos, e fazer com que o sangue tenha maior volume. Se isso ocorrer, o coração tem que pulsar mais forte para mobilizar esse excesso de volume pelo corpo e isso provoca a pressão arterial alta. Tenha em conta de que o sal não só está presente na nossa cozinha ou nossa mesa, mas ele também faz parte de muitos alimentos que são vendidos no supermercado.

Evitar o consumo de alimentos processados

Alimentos-processados

Os alimentos processados têm, entre seus ingredientes, uma grande quantidade de sódio que afeta as pessoas que sofrem de pressão alta. Esses tipos de alimentos não costumam ser saudáveis e estão carregados de uma grande quantidade de produtos químicos que podem afetar o organismo de muitas maneiras. Se você já foi diagnosticado com pressão alta, evite o consumo de alimentos enlatados, carnes embutidas, condimentos e molhos, ou produtos de padaria, entre outros alimentos processados.

Fazer exercício regularmente

Está comprovado que fazer exercício regularmente, entre 30 minutos e uma hora, pode reduzir a pressão arterial alta entre  4 a 9 milímetros de mercúrio (mm Hg), e os resultados são imediatos. O exercício melhora a saúde de muitas formas e, nesse caso, ele é crucial para controlar os altos níveis de pressão arterial. Os exercícios servem como um método de prevenção e também são altamente recomendados para aqueles que já sofrem desse problema. O ideal é consultar o médico antes de iniciar uma rotina, ou contar com a supervisão de um treinador para saber se você vai ter que restringir algum tipo de exercício.

Experimentar alguns remédios naturais

Comer-alho-500x330

Existem diferentes remédios naturais que podem ajudar a reduzir os níveis de pressão alta com excelentes resultados. Para consumi-los é importante consultar o médico, especialmente se você já estiver seguindo algum tipo de tratamento farmacológico. Vários estudos científicos já comprovaram que a pressão arterial pode ser reduzida com a medicina alternativa.

Entre os melhores remédios naturais para baixar a pressão arterial encontramos:

  • A coenzima Q10.
  • O Omega-3.
  • O óleo de peixe.
  • O alho.
  • A curcumina (da cúrcuma).
  • O gengibre.
  • A pimenta de caiena.
  • O azeite de oliva.
  • As nozes.
  • A acteia.
  • O espinho branco.
  • O magnésio.
  • O cromo.

Parar de fumar

Os estimulantes do cigarro podem subir a pressão arterial significativamente, tornando ainda mais complicado o problema da pressão arterial. Esse hábito tão prejudicial para o organismo pode piorar a saúde das pessoas com pressão alta e fazer com que elas sofram sérias consequências na sua saúde cardiovascular. Deixar de fumar não é fácil, mas também não é impossível. Com muita força de vontade e algumas ajuda é possível deixar esse mau hábito.

Perder peso

O-ideal-para-perder-peso-500x332

As pessoas que sofrem de sobrepeso ou obesidade estão sobrecarregando o seu coração com tarefas e isso está provocando neles um problema de pressão alta. Ter um peso equilibrado e saudável não só ajuda a melhorar a auto-estima, mas também é chave para prevenir e tratar problemas de pressão alta. Se esse for o seu caso, o ideal é adotar hábitos de vida mais saudáveis ou pedir ajudar profissional para conseguir baixar de peso.

Diminuir o estresse

Embora pareça que não tenha nada a ver, o certo é que o estresse e a ansiedade podem subir a pressão arterial temporalmente. Em muitas ocasiões é muito difícil controlar esse tipo de emoções, pois às vezes temos complicações que nos levam a nos estressar com frequência e a ter problemas  de angústia e ansiedade. Entretanto, existem várias formas de tratá-los para levar um estilo de vida mais saudável. Tente tomar um tempo para descansar, meditar ou fazer algum tipo de atividade que seja prazerosa para você. Essas atividades vão ajudar você a lutar contra o estresse e assim ele não irá trazer mais problemas para sua saúde.