Como controlar a bexiga hiperativa? - Melhor Com Saúde

Como controlar a bexiga hiperativa?

O consumo de café, refrigerantes e chás não é aconselhável, já que as suas propriedades diuréticas aumentam a vontade de urinar. Devemos incluir em nossa dieta alimentos ricos em vitaminas, fibras e antioxidantes.

As pessoas que têm que conviver com este problema de saúde devem aprender a manejar as frequentes urgências de ir ao banheiro, por isso, possuem muitos inconvenientes, especialmente, na área de trabalho.

A urgência em ir ao banheiro para dar descanso à bexiga não tem a ver com a incontinência urinária, já que a bexiga hiperativa requer frequentes micções, dando tempo de chegar ao banheiro, já a incontinência, pelo contrário, não dá tempo e a urina sai sem poder controlar.

O que causa a bexiga hiperativa?

Ainda não se conhecem com certeza os fatores pelos quais esta doença surge, mas entre as possíveis causas podem se encontrar: as infecções geniturinárias, desordens neurológicas ou alguns tipos de câncer. No entanto, sabe-se com absoluta segurança que pode afetar tanto homens quanto mulheres, sendo muito mais comum em pessoas que passaram dos sessenta e cinco anos de idade. Nos homens se associa a problemas de próstata, enquanto que nas mulheres é mais comum chegar à etapa da menopausa.

As pessoas com problemas de bexiga hiperativa não podem ter uma boa qualidade de vida, já que todas as atividades da vida normal se veem afetadas. Na maioria das oportunidades, estes pacientes sofrem com ansiedade e estresse, dando passo a sentimentos de profunda irritação e frustração, que não permite manter a tranquilidade em nenhum momento.

Fatores dietéticos

Cafe-500x325

Ainda que a dieta não seja a principal causa da síndrome da bexiga hiperativa, pode sim ter uma participação importante ou agravar os sintomas deste problema de saúde. Caso você sofra com esta doença, não se recomenda o consumo de café, refrigerantes e chá, já que estas bebidas possuem propriedades diuréticas e, por isso, provocam mais desejos frequentes de urinar.

Alimentos recomendados para melhorar a bexiga hiperativa

As cenouras cruas possuem abundante conteúdo de fibras, antioxidantes (betacarotenos) e vitaminas (especialmente a C). Estes componentes são muito importantes na hora de tratar dos problemas da bexiga hiperativa, já que ajudam a restabelecer os tecidos que vão sofrendo desgaste ou danos importantes. Também possuem a capacidade de evitar o crescimento e desenvolvimento de microorganismo nocivos.

suco-cenoura-

Outros alimentos

  • A banana;
  • Os mirtilos;
  • Os aspargos;
  • Os figos;
  • As ervilhas;
  • A abóbora;
  • O espinafre;
  • As nozes;
  • O abacate;
  • Os ovos;
  • A carne de frango;
  • O peixe.

Não se esqueça!

Se você apresenta os sintomas da bexiga hiperativa, então deve começar a consumir todos estes alimentos com mais frequência, deste modo você conseguirá recuperar a saúde de sua bexiga e manterá uma melhor qualidade de vida. Tenha em mente que, se apesar de seguir estas recomendações, o problema persistir, então busque ajuda profissional, já que pode se tratar de um problema de saúde muito mais sério e complicado.