Como cuidar do seu coração se você é mulher

Como cuidar do seu coração se você é mulher?

O ataque cardíaco nas mulheres possui sintomas diferentes do que ocorre nos homens, por isso é importante ficar atenta para agir com rapidez.

Geralmente, associam as doenças cardíacas principalmente aos homens. Mas uma realidade patente nos últimos anos, é que uma das principais causas de morte das mulheres são exatamente os problemas cardíacos. Vale a pena mencionar. Te explicaremos para que você se previna.

A saúde cardíaca na mulher

Veja como cuidar do seu coração

Você é uma mulher? Leva em consideração sua saúde cardíaca? Você deve levar em consideração, não importa a idade que tenha. Quanto antes comecemos a nos cuidar melhor resistirá este órgão essencial do nosso corpo, que nos oferece a vida e uma autêntica qualidade de vida. Mas chegando a este ponto com certeza você se perguntará, por que nós, as mulheres, somos as mais vulneráveis a sofrer problemas relacionados ao coração atualmente?T e explicamos:

  • Maiores problemas de estresse e ansiedadecom certeza que você já percebeu. Nós mulheres sem saber como, adquirimos múltiplas responsabilidades, tais como as crianças, o trabalho, dos nossos idosos que necessitam de cuidados etc. São muitas as mulheres que carregam em seus ombros as tarefas normais do seu trabalho e também de cuidar de outras pessoas. Tudo isso provoca o que se conhece por “síndrome do coração partido”, um problema associado ao estresse que cada vez é mais significativo na mulher.
  • Os sintomas cardíacos nos homens são diferentes dos sintomas das mulheres. Às vezes nos homens são mais evidentes: a rigidez do braço que indica um ataque cardíaco, uma ameaça de enfarto que o impede de respirar etc. E, por assim dizer, é mais sintomático. No entanto, nas mulheres é mais generalizado, nos sentimos cansadas, temos dores músculo-esquelético e os relacionamos a coisas sem importância, sem perceber que se devem ao coração. Às vezes, quando vamos reagir, já é tarde. Temos que ficar atentas.
  • Outro dado importante a ser mencionado aqui é que nos últimos anos as mulheres estão começando a fumar muito mais que os homens. Um fator muito perigoso que nos leva a sofrer mais cedo ou mais tarde um acidente cardiovascular.

Cuide adequadamente do seu coração se você é uma mulher

1. Aprenda a controlar o estresse e a ansiedade para cuidar do seu coração

Relaxamento para cuidar do seu coração

De fato uma das principais causas dos acidentes cardiovasculares é exatamente o de estar exposta às situações de estresse. Um estresse que somos incapazes de administrar. Você deve levar em conta isso e começar a pensar mais em você. É claro que você não pode descuidar do resto das coisas: a família, o trabalho, a casa etc. Mas procure tempo para você mesma, para aproveitar, conseguir ter pelo menos duas horas do dia para suas coisas e passatempos. Estabelecer prioridades, cuidar de sua autoestima, coloque limites para que os outros não ultrapassem o seu espaço, cuide das suas emoções e procure ter prazer pela vida, levante-se todos os dias com um sorriso. Seu coração agradecerá  por você ser feliz, e que elimine o cortisol no sangue, pois ele costuma provocar o estresse.

2. Cuide do seu peso e da sua alimentação

Dieta com frutas para cuidar do seu coração

Outro dado imprescindível: evite aumentar de peso. Se nos excedemos o nosso corpo sofre com um excesso de gordura, a nossa saúde se ressente. A gordura obstrui as veias e artérias, o sangue não flui normalmente. O coração sofre, eleva a tensão, aparece o colesterol e tudo isso é uma bomba relógio que a qualquer momento pode estourar. 

Elimine a gordura da sua dieta, assim como o sal. Consuma frutas frescas, fibra, cereais, além de muita água e sucos naturais. Um dado interessante a se levar em conta, e que nos revela um estudo da Escola de Saúde pública de Havard, é que uma dieta à base de frutas vermelhas reduz em quase 30% problemas de coração. Se para você for possível conseguir em sua cidade ou no seu mercado habitual, frutas como morangos, mirtilos, framboesas, ameixas, groselhas ou romãs, tudo isso irá melhorar a sua saúde cardíaca de uma forma muito saudável. Vale a pena levar isso em consideração.

3. Um pouco de exercício suave para cuidar do seu coração

Exercícios para cuidar do seu coração

Não é necessário que nos matriculemos em uma academia para irmos todas as tardes trabalhar os nossos glúteos ou abdominais, de jeito nenhum! Só buscamos um exercício aeróbico, onde exercitaremos a saúde do nosso coração, e que o façamos trabalhar em um ritmo ideal.

Para isso, uma maneira muito saudável é, por exemplo, sair para caminhar todas as manhãs, quando não fizer muito sol ou muito calor. Meia hora andando em um ritmo adequado, melhorará não só as batidas do seu coração, como você conseguirá uma melhor mobilidade de seus osso, eliminará tensões e aumentará a doses de endorfinas no seu organismo. Algo realmente saudável e muito agradável.

4. Você continua com o mau hábito de fumar?

Não fumar e um dos principais fatores para cuidar do seu coração

Se você é desse grupo estatístico que todos os dias aumenta o número de mulheres que fumam, é o momento de parar. Não só pela sua saúde como também pela sua família, pelos seus filhos etc. Tenha em mente que mais cedo ou mais tarde a sua saúde irá se ressentir, que te custará respirar, que seus pulmões ficarão doentes e a probabilidade de sofrer algum tipo de problema cardíaco ou cerebral será muito grande. Vale a pena ter esta espada de Dámocles sobre a nossa cabeça? De jeito nenhum. Pare de fumar e comece a aproveitar de melhor qualidade de vida.