Aprenda a cultivar aloe vera em casa, você vai se encantar! - Melhor Com Saúde

Aprenda a cultivar aloe vera em casa, você vai se encantar!

A aloe vera, também conhecida como babosa, é uma planta suculenta que se adapta incrivelmente bem ao clima tropical característico da maior parte do Brasil. Ela não requer muitos cuidados, pois é nativa de ambientes hostis, com solo pobre e seco. Esse vegetal gosta de calor e muito sol e, apesar de sua polpa aquosa, não precisa de água.

Benefícios e usos da aloe vera

A polpa aquosa da babosa é usada pela indústria cosmética e farmacêutica. Tem capacidades calmantes e cicatrizantes, tanto que pode ser usada pura sobre alguns tipos de queimaduras. Ela também é usada como hidratante da pele e dos cabelos, além de ter propriedades antibacterianas poderosas. O uso deve ser apenas externo, ou seja, você não deve ingerir a polpa.

Existem mais de 200 espécies conhecidas de babosa, e apenas quatro são recomendadas para uso humano. Dentre elas, as mais amplamente utilizadas são a Aloe arborensis e a Aloe barbadensis (Miller).

Com mais de 150 princípios ativos, 12 vitaminas e 18 aminoácidos, os benefícios da aloe vera para a saúde ainda estão sendo estudados por pesquisadores do mundo inteiro e, com certeza, ainda ouviremos falar muito dessa planta incrível, usada como remédio desde a Antiguidade.

As flores amarelas que nascem de um pedúnculo também são decorativas, e vão deixar sua casa mais bonita, com um toque exótico e tropical.

aloe_vera

Condições ideais de plantio

A aloe vera é natural da África, por isso, se adapta melhor em climas quentes e secos, com muito sol. Mas com os cuidados adequados, pode ser facilmente cultivada dentro de casa. O Estado de Santa Catarina é um dos maiores produtores brasileiros dessa planta, apesar do clima ameno.

A babosa pode ser plantada em um vaso simples, de barro ou plástico, dos que encontramos em supermercados. O único cuidado é protegê-la do frio intenso, ao qual não é acostumada. Outra grande vantagem dessa planta é que ela pode ser colhida o ano inteiro, pois suas folhas (até 30 por planta) permanecem praticamente imutáveis durante as quatro estações.

aloe_vera2

Como cultivar aloe vera em casa

Escolha o local mais ensolarado da casa, de preferência, ao ar livre. Se você não tiver um quintal ou jardim, pode escolher uma varanda ou mesmo o peitoril de uma janela. O importante é que a babosa receba o máximo possível de luz solar.

Compre um vaso grande, pois a babosa cresce bastante e tem raízes fortes. A terra vendida em lojas de jardinagem pode ser usada. Você não precisa comprar uma muda ou sementes, aliás, se conhecer alguém que já tenha uma planta de babosa em casa, pode pedir uma das folhas com as raízes e plantar no seu vaso para obter uma nova planta.

como_plantar_aloe_vera

Se você não conhecer ninguém que tenha uma aloe vera em casa, pesquise na internet onde há produtores locais da planta, e peça orientações.

Regue uma vez por mês ou duas, se morar em um clima seco demais. A babosa quase não precisa de água, por isso, tenha cuidado para não encharcar a terra. Sempre regue suas plantas no início da manhã (até às 10h) ou no final da tarde (depois das 16h), quando o sol não estiver tão forte.

Pronto! Sua planta de aloe vera estará bem cuidada e você poderá se beneficiar das propriedades incríveis desse vegetal.

Aloe Vera Slices, stacked

Máscara adstringente de babosa e pepino

Corte meia folha de babosa (com cuidado, para não se machucar com os espinhos) e retire toda a polpa. Ponha em uma vasilha e junte o suco de meio pepino e duas colheres de mel. Aplique sobre a pele do rosto e do pescoço, deixe agir por 15 minutos, enxágue e use seu hidratante regular.

Enquanto deixa a máscara agir, é importante que você esteja deitado ou em uma postura relaxante, para que a pele e os músculos do rosto possam descansar e absorver melhor a preparação.