Como descansar melhor ao dormir? - Melhor com Saúde

Como descansar melhor ao dormir?

São muitas as ocasiões em que acordamos sentindo que não descansamos absolutamente nada, apesar de termos deitado muito cansados e com a certeza de poder recuperar as forças perdidas durante um dia inteiro de trabalho, e então nos sentimos muito frustrados com o fato de que o cansaço continua ali, intacto pela manhã.

O pior que pode acontecer é que essa situação de não conseguir um verdadeiro descanso enquanto dormimos se torne muito repetitiva, se convertendo em um verdadeiro e delicado problema de saúde.

Não é nada agradável que esses episódios nos deixem irritados e mau humorados com qualquer pessoa e que a causa seja simplesmente uma noite mal dormida.

Como ninguém tem culpa com respeito a isso, a melhor solução é procurarmos melhorar essa situação desagradável, por isso é muito importante prestarmos bastante atenção nas seguintes dicas, que nos permitirão conseguir o descanso perfeito.

Dicas para descansar melhor durante o sono

Dormir Melhor

  • A primeira coisa que devemos fazer é respeitar os horários de sono, ou seja, ter sempre uma hora fixa para dormir todos os dias e, além disso, fazer todo o possível pra dormir pelo menos sete a oito horas por noite. Dessa forma, nosso corpo se acostumará e será muito mais simples conciliar o sono e conseguir o descanso esperado e necessário para recuperar a vitalidade e começar um novo dia, cheios de energia.
  • Outra boa dica para conciliar o sono mais rápido, e para que esse seja profundo e reparador, é tomar uma ducha de água quente meia hora antes de deitar. A água quente ajuda a relaxar os músculos e faz com que todas as tensões que se acumularam durante um dia estressante de trabalho diminuam, proporcionando uma ótima sensação de tranquilidade.
  • Um remédio caseiro que muitas vezes funciona é tomar um copo de leite quente com uma colher sopa de mel. É realmente efetivo, mas quem tem intolerância à lactose obviamente deve manter distância dessa técnica, já que seria muito pior, causando inflamações e sensação de estômago pesado, o que impossibilitaria uma boa noite de sono. Neste caso, prefira as infusões como a de camomila ou de maracujá.
  • Pessoas com problemas para dormir devem evitar o consumo de cafeína, isso quer dizer que também precisam tomar cuidado com os tipos de chás que tomam, por exemplo. E não é necessário suspender o consumo desse tipo de bebida, aqueles que são amantes delas (chás, café, etc.) podem tomá-las pela manhã, mas nunca antes de dormir, já que a cafeína é estimulante e não permite que tenhamos o descanso adequado. O mesmo caso é aplicável às bebidas alcoólicas.
  • Outra coisa que pode interferir em um bom descanso são as refeições muito fartas pouco antes de dormir. Assim, o mais aconselhável é comer algo leve, preferencialmente uma salada, e deixar que se passem pelo menos duas horas para então se deitar. Desse modo, conseguiremos descansar muito melhor.
  • O seguinte passo para conseguir o descanso perfeito é contar com um bom colchão, que deve ser exatamente intermediário, ou seja, nem muito mole e nem muito duro; essas mesmas características devem prevalecer para os travesseiros, assim o corpo encontrará o equilíbrio perfeito e não sentirá nenhum incômodo, o que nos ajudará a conciliar o sono durante o tempo adequado e necessário para termos um descanso reparador.
  • O quarto também é um detalhe importante, esse deve estar a uma temperatura agradável (normal), ou seja, nem frio e nem quente, não deve deixar que entre muita luz e deve isolar os barulhos do restante da casa, já que tudo isso interfere muito no descanso adequado.