Como devo consumir a fruta para favorecer a perda de peso?

Como devo consumir a fruta para favorecer a perda de peso?

Se você adora sucos, procure que sejam naturais. Pode prepará-los em casa. Lembre-se que o melhor é consumir a fruta com casca e não acrescentar açúcar

 

O consumo de frutas em nosso dia a dia é fundamental para desfrutar de uma boa saúde geral e para nos proteger frente a diversas doenças. Agora bem, em ocasiões, quando as consumimos em excesso ou de modo incorreto, favoreceremos o aumento de peso, já que tampouco podemos nos esquecer de que a maioria das frutas, além de serem ricas em fibra, minerais e vitaminas, também contém frutose.

Há quem comete o erro de comer grandes quantidades de fruta com o passar do dia esperando perder peso, mas depois de algumas semanas, encontra-se com uma pequena surpresa na hora de ir à báscula. O que podemos fazer então? Qual é o modo mais adequado de consumir fruta para poder perder peso?

Confira todas as chaves a seguir.

1. Melhor de manhã ou antes das comidas

As frutas são ricas em antioxidantes, minerais, vitaminas, ferro, cálcio, hidratos de carbono e sais minerais. Todo este tesouro natural de benefícios é muito adequado para as primeiras horas do dia, em especial para nosso café da manhã, pois é justo nesse momento em que precisamos de mais energia.

Em troca, se incluirmos uma ou duas peças de fruta no jantar, é muito provável que não cheguemos a consumir todas essas calorias, portanto esse excesso de açúcar (frutose) pode se converter em depósitos de gordura que se acumula em nosso organismo. Não obstante, isto não significa que as frutas “estejam proibidas” na última hora da noite, mas sim deveremos consumir poucas quantidades sem pele, já que demoraremos mais em digeri-las.

Cabe assinalar também que muitos nutricionistas nos recomendam consumir frutas antes das comidas e não como sobremesa. Por quê? Porque ao ser saciantes farão que não precisemos comer tanto, de modo que regularemos a ingestão e contribuiremos com a perda e peso. Além disso, há muitas pessoas que têm intolerância às frutas, pois seus nutrientes fermentam no estômago e dificultam a digestão, assim tudo dependerá de seu próprio organismo. Não obstante, se o que você deseja é perder peso, coma a fruta 20 minutos antes de suas comidas.

2. Fruta verde ou amadurecida?

Maças-500x333

Como é mais adequado consumir a fruta para contribuir com a perda de peso? Quando está verde ou quando está amadurecida? O mais acertado será, sem dúvida, quando estiver em um ponto intermédio. Tenha em conta estes dados para poder escolher melhor segundo suas necessidades pessoais:

  • A fruta verde: contém mais clorofila e menos frutose, aportando menos açúcar ao sangue. Aspectos em contra? É difícil de digerir e, em ocasiões, pode dar um pouco de azia.
  • A fruta amadurecida: cai muito bem e é digestiva, mas seu aspecto negativo está em seu alto nível calórico. Contém muitos açúcares!

3. Fruta natural ou em suco?

sucos-hepp-500x333

Se seu objetivo for o de perder peso, deve considerar as seguintes dicas: consumir sempre a fruta natural e, se for possível, com sua pele. A fruta processada, e seu suco, contêm mais quantidade de açúcar e, além disso, perderemos grande parte de seu conteúdo em fibra, benéfica para evitar a constipação e poder depurar melhor o organismo.

Não obstante, se for difícil para você consumir a peça de fruta inteira e a prefere em suco, pode prepará-lo você mesma e não acrescentar açúcar (que seja natural). Se for possível, utilize o liquidificador e inclua a pele, por exemplo, das maçãs ou as peras. Deliciosas e adequadas para perder peso!

4. A melhor fruta para tomar em jejum: o limão

Limonada

Tomar regularmente um copo de água com o suco de um limão é um remédio ideal para depurar o organismo, para nos hidratar, melhorar o funcionamento do fígado, nos proteger da hipertensão e do colesterol… Maravilhosos benefícios que nos ajudarão também a perder peso.

Não duvide em seguir este tratamento entre 6 e 8 dias ao mês, segundo suas necessidades.

5. Quais são as melhores frutas para perder peso?

sangria-de-sandia-500x334

É importante ter em conta que não existem frutas melhores que outras. Todas são saudáveis, todas trazem benefícios que vão cuidar de nosso bem-estar e vão contribuir com vitaminas, minerais, etc. O principal segredo para conseguir perder peso com elas é consumi-las equilibradamente e de forma variada. Quer dizer, não se trata de comer somente abacaxi com o passar do dia, nem só limões.

O melhor é combiná-las e ingeri-las nas primeiras horas do dia e antes das comidas. Melhor também inteiras que em suco natural, à exceção do limão, cujo suco tomaremos em jejum misturado com um copo de água. Esclarecido isto, tome nota agora das frutas mais adequadas para perder peso:

  • Abacaxi
  • Toronja ou grapefruit
  • Maçã verde
  • Morangos
  • Melancia
  • Mirtilos
  • Mamão
  • Kiwi agridoce
  • Granada
  • Uvas negras
  • Limão
  • Peras

Aproveite os benefícios das frutas, consuma-as com equilíbrio e também não se esqueça de fazer um pouco de exercício todos os dias.