Como eliminar naturalmente os joanetes com remédios caseiros - Melhor Com Saúde

Como eliminar naturalmente os joanetes com remédios caseiros

O desenvolvimento dos joanetes costuma estar associado a fatores genéticos ou ao uso frequente de um calçado inadequado. Entre outros remédios caseiros, aplicar essência de lavanda lhe ajudará a aliviar a dor.
joanetes

Os joanetes são uma infecção que provoca a deformação da articulação do dedão do pé, e seu desenvolvimento costuma estar associado a fatores genéticos ou ao uso inadequado do calçado que utilizamos com frequência. Muitas vezes os joanetes aparecem a partir dos 30 anos, quase sempre afetando ambos os pés, com sintomas que incluem formação de tumor, inflamação e vermelhidão da área, dor ao caminhar, formação de discos na pele próxima, entre outros. Se você reconhece estes sintomas, o ideal é consultar um podólogo para receber o tratamento adequado para curá-los, pois em alguns casos é necessária uma intervenção cirúrgica.

Além do tratamento médico, existem vários remédios caseiros que podem ajudar a reduzir o problema dos joanetes, aliviar seus incômodos e impedir seu aparecimento. A seguir, ensinaremos quais são os melhores remédios para eliminar naturalmente os joanetes.

Lavanda

lavanda

O óleo de lavanda é um remédio muito popular no tratamento dos joanetes, já que suas propriedades ajudam a aliviar a dor e a inflamação da zona afetada. A única coisa a fazer é misturar flores secas de lavanda com azeite de oliva ou de amêndoas, esquentá-los a fogo baixo em banho-maria e, finalmente, irá obter o óleo de lavanda. O líquido deve ser armazenado em um frasco de vidro hermético e o ideal é que aplique este remédio todas as noites sobre o joanete, fazendo uma leve massagem.

Sal de Epsom

Para reduzir as dores e a inflamação provocadas pelos joanetes, um dos remédios mais populares e efetivos é dar um banho nos pés com sal. Em um recipiente com água morna, adicione duas colheres de sal de Epsom. Basta submergir os pés durante 20 minutos.

Arruda

A arruda tem múltiplos benefícios para reduzir as dores e a inflamação próprias de doenças reumáticas como a artrite e a artrose. Para reduzir as dores dos joanetes, recomenda-se fazer um banho de água morna com um pouco de arruda. Deve-se preparar uma espécie de infusão e submergir os pés durante 15 minutos.

Óleo essencial de lírio

O bulbo do lírio contém um óleo que é utilizado em diferentes indústrias na fabricação de remédios caseiros para aliviar dores nas articulações. O óleo de lírio pode ser comprado ou preparado em casa utilizando folhas da planta, as quais devem ser submergidas em conhaque durante 5 minutos. Quando o remédio estiver pronto, você deve aplicá-lo com massagens suaves na zona afetada.

Tratamento com louro

canela-louro

O louro possui várias propriedades que nos ajudam a combater os joanetes tanto externa quanto internamente. Este tratamento deve ser seguido durante 2 meses, ainda que os resultados comecem a ser vistos após os primeiros 10 dias de aplicação.

  • Em primeiro lugar, você deve preparar uma infusão de folhas de louro e deixá-la em uma garrafa térmica durante toda a noite. Na manhã seguinte, basta coá-la e beber em pequenos goles durante todo o dia. Repita o consumo durante três dias seguidos e descanse uma semana.
  • Você também pode triturar finamente 5 folhas de louro e juntá-las a 100ml de álcool 96%. Deixe a mistura macerar durante uma semana e depois aplique-a diretamente na zona afetada, preferentemente depois de molhar os pés com água morna.
  • Massageie os pés todas as noites, aplique este remédio e cubra-os com meias para melhores resultados.

Tratamento com iodo

Um remédio muito popular para eliminar os joanetes é a mistura de iodo com uma aspirina. Este remédio deve ser aplicado diretamente sobre os joanetes para bloquear seu crescimento e aliviar a dor das articulações.

Outra opção para aproveitar os benefícios do iodo é misturar partes iguais de suco de limão e iodo e aplicar a mescla diretamente na zona afetada, fazendo uma massagem.

Outras recomendações para aliviar os joanetes

joanete

  • Manter um peso equilibrado para evitar piorar este problema com o sobrepeso.
  • Aumentar o consumo de vitamina A e C, cálcio e vitamina D para fortalecer os ossos.
  • É muito importante utilizar um calçado confortável, com a ponta larga e materiais flexíveis. Os sapatos muito justos ou muito altos podem piorar os joanetes.
  • Se os joanetes estão causando incômodos, o ideal é utilizar um calçado aberto que dê mais comodidade ao pé.