Como eliminar o excesso de açúcar do corpo

Se você se sentir dependente de alimentos doces e quiser acabar com esse hábito, é preciso prestar atenção à sua alimentação e fazer exercícios.

O açúcar pode ser encontrado em tudo, desde laticínios até molhos de alimentos enlatados. Se você quiser eliminar o excesso de açúcar do corpo, terá que fazer mais do que abandonar os doces.

O excesso de açúcar em sua alimentação pode enfraquecer seu sistema imunológico e aumentar o risco de sofrer de obesidade, doenças do coração, diabetes do tipo 2 e câncer, principalmente o câncer de mama.

Também pode promover estados depressivos, ansiedade e alguns problemas cognitivos. Se você se sentir dependente de coisas doces e quiser acabar com esse hábito, comece limpando o seu corpo do açúcar, eliminando-o de sua alimentação por um período específico de tempo.

Além das mudanças em seus hábitos alimentares, exercitar-se todos os dias será de grande ajuda. O exercício irá ajudá-lo a queimar o excesso de açúcar no sangue.

Se o seu corpo está sobrecarregado, você experimentará sintomas como hiperatividade, fadiga crônica, infecções, dores de cabeça, depressão, resfriados, problemas de sinusite, sonolência, desorientação mental, e assim por diante.

A relação entre o açúcar e o ganho de peso

Os depósitos de gordura não são a única coisa que explica o excesso de peso. Os carboidratos também têm culpa. O açúcar geralmente se esconde em produtos de consumo popular que você come sem sequer ter conhecimento disso, como sucos, cereais, molhos para saladas, iogurtes, doces e muitos outros.

Alguns açúcares são usados ​​pelo corpo como energia, enquanto o resto é armazenado como gordura. Neste sentido, existe uma grande diferença entre açúcares refinados e naturais. Por exemplo, os refinados tendem a aumentar o nível de açúcar no sangue, o que eventualmente leva a desenvolver depósitos de gordura na zona da cintura, quadril e coxas.

Recomendações para eliminar o excesso de açúcar do corpo

Adoçantes

Adoçantes artificiais

No período de esforço para eliminar o excesso de açúcar do corpo, você pode substituí-lo por adoçantes artificiais, embora isso possa ser contraproducente.

Ainda que os adoçantes artificiais possam fornecer uma solução de curto prazo ao desapego do açúcar normal, o fato é que eles promovem o aumento de peso e mudanças metabólicas que levam à diabetes tipo 2.

Regime alimentar natural

Uma das maneiras de se desintoxicar do açúcar é se comprometer com uma dieta de alimentos naturais, aqueles que não vêm em caixas, latas ou garrafas. Estes incluem: legumes frescos, frutas, carne magra, peixe, nozes, sementes e gorduras saudáveis, como abacate e azeite.

É importante enfatizar a ingestão de proteínas, uma vez que ela irá mantê-lo saciado e reduzir os desejos por doce.

Escolha “bons” carboidratos

Carboidratos saudáveis

Elimine os carboidratos refinados, tais como pães brancos, massas, refrigerantes e assados. Em vez disso, opte por carboidratos vegetais, como brócolis, couve-flor, couve-de-bruxelas, folhas verdes, berinjelas, alcachofras e pimentas.

Para melhores resultados, não consuma grãos, feijões e vegetais com amido durante a fase de desintoxicação.

Como evitar o açúcar

Se você escolher reduzir o açúcar de sua alimentação, prepare-se para os sintomas de abstinência, como tristeza, dores de cabeça, fraqueza, desejo por doce, etc.

O principal ponto é eliminar gradualmente alimentos açucarados a partir da dieta, ou seja, um produto de cada vez. Você provavelmente experimentará desconforto intenso durante os primeiros dias, mas isso logo desaparecerá.

Se a ansiedade for muito grande, então consuma uma porção de fruta, pode ser uma maçã ou uma laranja.

Plano de alimentação para reduzir o consumo de açúcar

Dia 1
Café da manhã: 1 xícara de aveia com frutas vermelhas e amêndoas. 3 ovos (cozidos).
Lanche matinal: 1 punhado de oleaginosas.
Almoço: peito de frango grelhado, acompanhado de abóbora, beterrabas, cenouras, nabos, feijões e amêndoas.
Jantar: peixe grelhado, prato de feijão verde e brócolis. Você pode adicionar cogumelos.

Dia 2
Café da manhã: 1 xícara de aveia com frutos e sementes. 1 xícara de espinafre e cenoura
Lanche matinal: 1 punhado de oleaginosas.
Almoço: abobrinha grelhada, pimentão vermelho e amarelo, tempero com molho de limão, vinagre e tomilho. Uma salada de repolho verde e roxo com cenoura ralada, azeite, limão, sal e molho de salsa picada como cobertura.
Jantar: vegetais verdes cozidos no vapor, bacalhau assado com couve-de-bruxelas e nabos assados.

Dia 3
Café da manhã: 3 ovos mexidos com camarão e salada de repolho, rabanete e nozes.
Lanche matinal: 1 punhado de oleaginosas.
Almoço: coxa de frango assada com alecrim, sálvia, limão, cebola, tomilho e azeitonas pretas.
Jantar: caldo de cogumelo com alho, cebola, aipo, tomilho, cenouras e folhas de louro.

O que você pode beber em vez de bebidas açucaradas

Desintoxicação com água

Água aromatizada

Prepare sua própria água desintoxicante com uma dessas frutas: toranja, mirtilos, morangos ou laranjas. Corte a fruta e coloque-a em um frasco. Adicione alecrim fresco ou hortelã e encha a jarra com gelo e água. Beba diariamente.

Chá de ervas

Consuma chá de ervas sem açúcar 3 vezes ao dia.

Este plano de alimentação é extremamente eficaz para reduzir o desejo de comer doce e para eliminar o excesso de açúcar do corpo. Mostre sua vontade e determinação e você estará no caminho certo para abandonar seu vício.

Recomendados para você