Como eliminar o sal acumulado no seu corpo - Melhor Com Saúde

Como eliminar o sal acumulado no seu corpo

Além de tomar muita água, você sabia que a salsinha também pode ajudar a depurar seus rins? Eles são os encarregados de filtrar o sangue para eliminar o excesso de sal.

O sal é um dos condimentos presentes na maioria das cozinhas em todo o mundo, pois é caracterizado por dar um sabor especial a cada refeição. No entanto, pesquisas que vêm sendo realizadas ao longo dos anos demonstraram  que este produto tem sérios impactos negativos na saúde e, o mais preocupante de tudo, é que as pessoas o consomem em excesso.

É verdade que o nosso corpo precisa de um pouco de sal ou sódio para funcionar corretamente, mas isso não significa que podemos consumi-lo em excesso. Desta maneira, alguns especialistas concordam que é melhor reduzir o sal da dieta e optar por adquirir essas doses de sódio consumindo outros alimentos.

O consumo excessivo de sal pode desencadear, a longo prazo, sérios problemas de saúde, como doenças cardíacas, derrame e outros problemas. O exagero em seu consumo é comprovadamente uma das principais causas da retenção de líquidos e inchaços. Felizmente, podemos mudar o mau hábito de comer muito sal e livrar o organismo deste sal acumulado.

Conselhos para eliminar o sal acumulado em nosso organismo

Sal

  • Consumir mais água: especialistas recomendam beber de 6 a 8 copos de água, embora pareça ter um sentido totalmente oposto. O consumo de água estimula a eliminação do excesso de líquidos retidos no corpo e, por sua vez, auxilia na via de excreção do sódio, eliminando-o através da urina. Este hábito saudável nos ajuda a limpar nosso organismo, nos mantendo bem hidratados e reduzindo o inchaço no corpo.
  • Eliminar o sal da dieta: embora para muitos o sal seja um ingrediente que não pode faltar na comida, o ideal é começar a buscar outras alternativas para realçar o sabor dos alimentos. Podem-se consumir doses mínimas de sal, de preferência, adicionado às refeições caseiras. Tenha em mente que alimentos como carnes embutidas, alimentos e sopas enlatados, comida congelada, fast-food, entre outros, contêm uma grande quantidade de sódio. Em vez de consumir estes tipos de alimentos, opte por frutas e verduras, isso irá enriquecer a sua dieta e ajudará a eliminar o excesso de sódio, uma vez ingerido.
  • Substitua o sal: eliminar o sal da dieta pode ser possível se nos acostumarmos a substituir este ingrediente por opções mais saudáveis, como por exemplo, o alho, pimenta do reino fresca, curry, salsa, orégano e alecrim.
  • Realize atividades físicas: é recomendado fazer exercícios aeróbicos ou qualquer outro tipo de atividades diárias que nos façam suar. Quando caminhamos, dançamos, corremos, andamos de bicicleta ou até mesmo quando vamos para uma sauna, estamos liberando do nosso corpo impurezas e o excesso de sal graças à transpiração. Apenas lembre-se de levar consigo uma garrafa de água a cada sessão de exercícios.

Salsa para eliminar o sal acumulado em nosso corpo

Infusão de salsa

A salsa é um ingrediente conhecido por seus benefícios para limpar os rins e estimular a eliminação de toxinas através da urina. Sabe-se que os rins desempenham um papel extremamente importante na desintoxicação do nosso corpo, pois são os órgãos encarregados de filtrar o sangue para eliminar o excesso de sal e qualquer outra substância tóxica que entre em nosso sistema.

Como a salsa pode nos ajudar?

Para aproveitar os seus benefícios para a limpeza dos rins simplesmente devemos preparar uma infusão fervendo um punhado de salsa limpa e cortada em pedaços em um litro de água durante 10 minutos. Deixe a infusão repousar e consuma preferencialmente em jejum. O que sobrar coloque em um recipiente e guarde na geladeira para consumir várias vezes ao dia, durante todos os dias.

Lembre-se!

  • Para potencializar os efeitos desta bebida para eliminar os excessos de sal, é muito importante seguir as recomendações anteriores e lembrar-se de bebê-la com frequência.
  • Além de ajudar a limpar o organismo, esta bebida é ideal para combater a retenção de líquidos, prevenir alterações na pressão arterial e perder peso. Obviamente, esses benefícios só serão possíveis desde que também se mantenha um estilo de vida saudável.