Como eliminar o tártaro presente nos dentes naturalmente - Melhor com Saúde

Como eliminar o tártaro dos dentes naturalmente

Você sabia que, além de manter uma correta higiene bucal, há determinados alimentos que podem ajudar a eliminar o tártaro dos dentes? Consuma frutas e verduras para obter este benefício.
Como eliminar o tártaro dos dentes naturalmente

Milhões de pessoas têm tártaro nos dentes. Você não é o único que sofre com o acúmulo de restos de comida em seus dentes.

A placa bacteriana de cor amarelada aparece perto das gengivas e vai se expandindo até os dentes e é difícil eliminá-la com a escova.

Neste artigo falaremos sobre como podemos eliminar o tártaro de forma natural. Seu sorriso vai brilhar!

Elimine o tártaro dos dentes

Quando comemos alimentos muito açucarados, gordurosos ou refinados, aumenta a possibilidade de que apareça o tártaro nos dentes.

Se a isso somarmos uma higiene bucal deficiente, o hábito de fumar ou a ingestão de álcool e café, a situação piora ainda mais.

Não se trata somente de um problema estético, mas também está relacionado à saúde, já que muito tártaro provoca inflamação nas gengivas, o que pode causar gengivite, sangramento, deslocamento e até queda dos dentes.

A boa notícia é que há remédios caseiros para eliminar o tártaro de forma natural.

Os mais eficazes são:

Bicarbonato de sódio e água oxigenada

Bicarbonato para eliminar o tártaro dos dentes

Dentro das opções que não podem faltar dentro de uma rotina de limpeza oral encontramos o bicarbonato e a água oxigenada de uso medicinal (10 vol.).

O primeiro clareia os dentes de forma natural, e o segundo elimina as bactérias. Juntos, são uma receita perfeita para eliminar o tártaro e evitar que os dentes fiquem amarelados.

Ingredientes

  • 1 colher de chá (5 ml) de água oxigenada de uso medicinal (10 vol.)
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio (10 g)

Preparo

  • Coloque o bicarbonato em um recipiente e adicione a água oxigenada.
  • Misture bem para obter uma pasta.
  • Introduza a escova de dentes e utilize-a como se fosse uma pasta de dentes comum, fazendo movimentos circulares principalmente perto das gengivas.
  • Enxágue com abundante água.
  • Repita este procedimento 3 vezes por semana.

Maçã

Comer maçã ajuda a eliminar o tártaro dos dentes

Acabar com o tártaro nos dentes é tão simples quanto comer uma maçã crua por dia. Dentro do possível, com casca, e melhor se for vermelha, já que a verde é um pouco ácida.

Depois de cada refeição escolha esta deliciosa sobremesa natural para manter um sorriso perfeito.

Outra opção é comer morangos e melão. Ambas as frutas removem o tártaro, saram as gengivas e evitam o sangramento.

Suco de limão

Antes de explicar como fazer este remédio caseiro é preciso levar em conta que seu uso excessivo é prejudicial. Os ácidos do limão podem manchar os dentes se ele for usado sem diluir.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de suco de limão (20 ml)
  • 2 colheres de sopa de água morna (20 ml)

Preparo

  • Em um copo adicione o suco de limão e a água. Mexa bem.
  • Faça enxagues com este líquido durante um minuto.
  • Não engula e não mantenha a mistura na boca por mais tempo do que isso.
  • Enxágue com água limpa ao terminar.
  • Talvez arda um pouco se você tiver aftas ou feridas.

Casca de laranja

A casca de laranja ajuda a eliminar o tártaro dos dentes

A vitamina C dos cítricos não apenas está presente na polpa e no suco, mas também na casca. Por isso. vale a pena aproveitar suas propriedades sempre que for possível.

Descasque uma laranja e, logo depois de comê-la, passe a parte interna da casca pelos dentes, até o limite das gengivas.

Depois disso não se esqueça de enxaguar com água morna para evitar a erosão do ácido da fruta.

Sementes de gergelim

Se você quer ter dentes livres de tártaro, tente comer alimentos que funcionem como esfoliantes. Um deles são as sementes de gergelim. Mastigue bem um punhado delas e depois jogue-as no lixo.

Em seguida escove seus dentes como de costume. Assim você desfrutará de um efeito “polidor”.

Dicas para reduzir o tártaro dos dentes

Uma vez que você tenha eliminado ou removido grande parte da placa aderida nos dentes, certamente você não vai querer que ele volte a aparecer.

Como prevenir o seu surgimento? Com estes conselhos:

Evite certos alimentos

O açúcar é seu principal inimigo no que se refere à saúde oral. Seu consumo causa não apenas cáries, mas também uma maior acumulação de tártaro nos dentes.

Mas atenção, pois ele não é o único mau da história: a farinha é igualmente destrutiva. O amido se mistura com a saliva e cria um ácido poderoso que mancha o esmalte dos dentes.

Logo, ele começa a erodir, e os dentes ficam mais expostos ao ataque das bactérias. Portanto, evite tanto as farinhas refinadas, açúcares, pães e doces.

Consuma alimentos ricos em cálcio

Os alimentos com cálcio ajudam a eliminar o tártaro dos dentes

Os laticínios, como o iogurte e o queijo, as amêndoas e o espinafre são as principais fontes de cálcio. Ingeri-los diariamente melhorará a saúde dos dentes e os tornará mais fortes para lutar contra a placa.

Mastigue alimentos crus

Além das maçãs e dos morangos, também há vegetais que podem ajudar a melhorar a saúde oral. Entre eles encontramos a cenoura e o aipo.

Comê-los crus aumenta a produção de saliva e protege os dentes das bactérias.

Escove bem os dentes

escovar os dentes evita a formação de tártaro

Uma grande parte da responsabilidade pelo surgimento do tártaro reside em uma higiene incorreta. Os dentes devem ser escovados, no mínimo, duas vezes ao dia (ao levantar pela manhã e na hora de dormir).

Também é importante usar fio dental para eliminar os restos de comida que a escova não pode alcançar, e fazer enxagues com soluções especiais.

Beba muita água

O líquido ajuda a retirar a comida que fica aderida entre os dentes e as gengivas. Recomendamos que, depois de comer, você beba um copo de água.

Isso é ideal, por exemplo, se você está no trabalho e não tem uma escova de dentes com você.

Imagem principal cortesia de © wikiHow.com