Como eliminar os roncos?

Como eliminar os roncos?

Para evitar os roncos é fundamental descongestionar nossas vias respiratórias. Entre outras opções, podemos inalar vapores de eucalipto ou preparar uma solução salina para ativar a respiração pelo nariz.

Um bom sono, completo, prazeroso e profundo garantem o bem estar e  saúde, mas todos estes bons hábitos podem ser interrompidos por diversos fatores e, entre eles, encontramos os roncos. São diversas as causas dos roncos nas pessoas, entre eles o consumo de álcool, congestão nasal devido a infecções ou resfriados, má postura ao dormir, desvio de septo, entre outros. O ronco acaba sendo um problema para o companheiro/a da pessoa que sofre disso, já que o som pode ser suficientemente forte para desencadear uma insonia. No entanto, para problemas como este existem diversas soluções naturais.

Cebola, sálvia e banhos de vapor

A cebola, a sálvia e os banho de vapor são favoráveis para eliminar ou diminuir os roncos e permitir, com isso a consolidação de noites tranquilas que permitam o descanso e a recuperação da energia requerida para o desenvolvimento ativo dos afazeres exigida a cada novo dia.

  1. Para aproveitar os benefícios da cebola, tem que cortar uma cebola em pedaços e fervê-la durante 15 minutos, e acrescente açúcar mascavo para adoçar a bebida. É recomendável consumir esta infusão duas horas antes de dormir.
  2. Por outro lado, a sálvia, que é possível aproveitá-la ao máximo, pode-se ferver umas folhas desta planta em um pouco de água, e depois coá-la e bebê-la uma hora antes de dormir.
  3. A respiração é essencial para evitar os roncos. Uma receita simples para descongestionar as vias respiratórias são os banhos de vapor, que consistem em ferver água com um pouco de eucalipto. Despeje esta água em um recipiente, coloque uma manta ou um lençol que permita inalar o vapor como se estivesse numa espécie de sauna. Deve-se repetir o processo até que a água esteja fria, este procedimento pode ser denominado como inalador caseiro.

Sucos naturais

Sucos_naturais Os sucos naturais também são benéficos para o tratamento de diversos problemas de saúde, entre estes o ronco. As frutas contam com diversas propriedades que proporcionam bem estar da pessoa que a consome. É necessário consumir 5 porções delas ao dia e somar as verduras. Os sucos devem ser consumidos antes de qualquer refeição para acelerar o metabolismo e garantir o correto funcionamento do organismo. A seguir, te indicaremos um suco natural que te permitirá se livrar dos roncos, ou pelo menos diminuir: Será necessário:

  • 2 maçãs
  • 2 cenouras
  • 1/4 de limão e um pouco de gengibre

Seu preparo é muito simples, basta bater no liquidificador os ingredientes anteriores com um pouco de água e consumir este xarope constantemente para obter maiores benefícios.

Roncar, quais são as consequência para a saúde?

Consequencias_para_saude As consequências que os roncos podem trazer  à saúde são:

  • aumento da boca seca;
  • sono alterado;
  • fadiga;
  • dor de cabeça e irritabilidade.

Para favorecer a eliminação dos roncos pode-se aplicar uma solução salina no nariz para descongestioná-lo, permitindo assim a ativação da respiração pelas vias nasais. Esta solução salina corresponde a uma mistura de água em temperatura ambiente, com meia colher de café de sal e um pouco de bicarbonato de sódio. Outra opção consiste em misturar um copo de azeite de oliva com 50 gramas de arruda. Esta mistura deve colocada em um frasco e deixar fermentar durante duas semanas. Quando estiver pronto, aplicá-la nas laterais do nariz, no peito e na nuca. Por outro lado, o eucalipto e o gengibre juntos oferecem resultados positivos na diminuição dos roncos. Basta ferver um pedaço de gengibre picado com um pouco de folhas de eucalipto e uma xícara de água durante 5 minutos. Beber esta infusão e depois ingerir 2 colheres de áloe vera ou babosa. Recomenda-se consumir este remédio meia hora antes de dormir.

É possível evitá-lo?

alcool Para evitar o ronco ou trabalhar na eliminação do mesmo, é recomendável evitar o consumo de álcool em excesso, não comer muito chocolate, minimizar a ingestão de comida frita e alimentos processados. A urtiga, a hortelã, a erva-doce e a valeriana também oferecem propriedades descongestionantes que permitem liberar as narinas evitando, com isso, que seja necessário abrir a boca no momento de respirar. Depois de fazer cuidadosamente e constantemente algumas das receitas citadas anteriormente, você notará os resultados favoráveis na hora de dormir, pois os roncos não permitem o descanso nem da pessoa que os padece nem do seu companheiro/a, desequilibrando com isso não somente a saúde e o bem estar como também a relação humana, já que o não descansar adequadamente gera irritabilidade, cansaço e doenças que aumentam os níveis de estresse.