Como emagrecer com a ajuda do mamão? - Melhor com Saúde

Como emagrecer com a ajuda do mamão?

O mamão sempre foi conhecido como a fruta da “boa saúde”. De uma cor exuberante e um agradável sabor adocicado, ele esconde em sua maravilhosa polpa  um componente poderoso, conhecido como papaína, que é capaz de oferecer grandes benefícios terapêuticos ao nosso organismo. E não é só isso. É um bom aliado para quem quer perder peso. Quer saber como? Então confira nosso artigo na íntegra!

Uma fruta tropical conhecida em todo o mundo e muito fácil de encontrar, o que é totalmente vantajoso para quem quer inclui-la na dieta. Diurética e antioxidante, com alto teor de fibras vegetais e pouquíssimas calorias.

E mais, o mamão tem um significante teor de vitaminas A, C e B, cálcio, ferro e fósforo, e se isso nos parece pouco, também nos ajuda a perder peso e combater a celulite. A seguir, explicaremos melhor todas essas propriedades.

Os benefícios do mamão para o emagrecimento

Benefícios do mamão para o emagrecimento

  • Para algumas pessoas é sempre complicado escolher o tipo de dieta ideal para perder peso. O que é importante saber sobre isso é que precisamos sempre optar por aquelas dietas que não apenas nos permitem emagrecer, como também mantêm e melhoram nosso estado de saúde. Diante de qualquer dúvida sobre isso devemos procurar a ajuda de um especialista, principalmente de um nutricionista, que nos indicará a melhor forma de levar o programa de dieta. A dieta do mamão é uma dieta restritiva, isso quer dizer que durante dois dias manteremos uma alimentação muito cuidadosa, e finalizaremos o programa no terceiro dia. Desse modo, o mamão nos permitirá atingir dois objetivos, desintoxicar o organismo e queimar gorduras.
  • Um ponto a ser destacado é que o mamão é muito adequado para todas as pessoas que sofrem de problemas digestivos, como diarreias, gases, prisão de ventre, gastrite, etc., bem como para pessoas com problemas de pele e inclusive acne, pois os componentes dessa maravilhosa fruta lhe conferem propriedades cicatrizantes. Segundo o centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC – sigla derivada do inglês), graças à papaína presente no mamão, é possível que nos beneficiemos de inúmeros princípios terapêuticos.

Como perder peso com o mamão?

Perder peso com mamão na dieta

A dieta que vamos sugerir, com base no consumo do mamão, deve ser seguida durante dois dias por semana. É ideal realizá-la durante dois à três meses. Além de perder peso, conseguiremos desintoxicar o organismo e melhorar todo o sistema digestivo. Vale a pena nos empenharmos nessas 48 horas de acordo com o seguinte cronograma:

Café da manhã

O ideal para começar o dia é optar pelo mamão fresco e não muito maduro. Para acompanhar sugerimos um copo de soja ou de aveia, com duas colheres de chá de gérmen de trigo ou, se preferir, outro cereal. Dessa maneira, será possível oferecer ao organismo o teor correto de fibras diariamente. Uma boa opção é preparar uma “salada” de mamão, usando um mamão médio descascado e cortado em cubinhos. Essa, sem dúvida, será uma maneira mais saudável de começar o dia.

Almoço

  • Para almoçar é recomendável preparar uma salada de arroz integral, que pode ser cozido em caldo de verduras e vir acompanhado com um tomate cortado em pedacinhos, um pouco de espinafres, azeitona, um dente de alho e o suco de meio limão. Depois desse prato, prepare um suco de mamão.
  • No segundo dia da dieta, prepararemos uma berinjela ao forno e uma salada pequena com espinafre, temperada com azeite de oliva e uns pedacinhos de beterraba, e do mesmo modo, para fechar tomaremos o suco de mamão.

Lanche

Para o lanche prepare o suco de meio mamão com duas fatias de abacaxi. Limpe bem as frutas e leve-as ao liquidificador para conseguir uma mistura homogênea.

Jantar

  • No jantar, prepare uma xícara de caldo de verduras, para isso você pode optar por cebola, salsão e suco de limão. Para a sobremesa, claro, prepare o mamão cortado em pedacinhos.
  • No segundo dia da dieta uma boa opção de jantar são as alcachofras (duas delas). Cozinhe-as bem e adicione um pouco de vinagre e sal. Para acompanhar sugerimos uma fatia de pão integral banhado com um pouco de azeite de oliva. Para terminar o jantar, sirva novamente um mamão médio cortado em pedacinhos.

Os benefícios das sementes de mamão

ingerir sementes de mamão é saudável

Talvez muitos se surpreendam, mas as sementes do mamão possuem propriedades incríveis para a saúde:

  • Atuam nos rins em casos de insuficiência renal;
  • Eliminam toxinas e possíveis parasitas intestinais;
  • Protegem o fígado, principalmente daqueles que sofrem de cirrose;
  • Agem no sistema digestivo, pois possuem propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias poderosíssimas.

Além disso, as sementes têm a capacidade de evitar que o corpo absorva as gorduras, ou que faça isso de forma excessiva.

Ou seja, elas atuam como reguladoras. Então, como podemos nos beneficiar de tantas propriedades? Qual seria a melhor maneira de consumir as sementes do mamão? Fácil, na realidade existem muitas opções.

Algumas pessoas optam por moê-las e outras preferem consumi-las como se fossem comprimidos. O ideal é que no café da manhã comamos entre 8 e 10 sementes, que podem ser facilmente trituradas ou moídas para tornar a ingesta mais fácil. Se combinadas com um copo de suco de toranja ou laranja, o efeito será ainda melhor.

Assim, lembre-se: a dieta do mamão pode ser realizada duas vezes por semana e durante três meses, e o consumo das sementes no café da manhã pode ser mantido durante 15 dias, com um intervalo de outros 15 dias sem consumi-las, é muito fácil!