Como esfoliar sua pele e mantê-la radiante? - Melhor Com Saúde

Como esfoliar sua pele e mantê-la radiante?

Por não conter óleo, o esfoliante de banana e açúcar é ideal para peles oleosas. Escolha o que mais se adapta ao seu tipo de pele.

A pele é o maior órgão que temos e, ao mesmo tempo, o que todos os dias está exposto a muitos fatores que podem tirar sua beleza e saúde. Na medida em que os anos passam e com fatores como clima, os maus hábitos alimentares, os vícios, entre outros, a pele vai tendendo a ser mais delicada e requer um pouco mais de cuidado de nosso parte.

Sem importar a idade que tenhamos, qualquer momento é ideal para começarmos a dar cuidados especiais a nossa pele. Existem muitas alternativas que ajudarão a dar uma aparência mais tersa e radiante a pele e, assim, parecer mais saudável e muito bem esteticamente.

Conselhos para deixar a pele saudável e radiante

  1. Usar protetor solar: é primordial que proteja todos os dias sua pele dos raios ultravioletas, para isto, recomenda-se aplicar um protetor solar de, ao menos, 30 FPS, mesmo que haja outros com mais proteção.
  2. Alimentação equilibrada: a alimentação tem muito a ver com a saúde em geral e claro que para a saúde da pele é fundamental consumir verduras frescas, frutas, alimentos ricos em vitaminas e minerais, já que por meio deles, daremos firmeza à pele e ajudá-la em seu processo de regeneração celular.
  3. Descanso: este é o melhor tratamento para deixar a pele saudável e radiante, o descanso é primordial, já que com o sono, a ativação celular estará ao máximo e sua atividade aumenta até o triplo, diferentemente do que ocorre de dia, com isso, produz-se a reparação das células para reparar aquelas que estão deterioradas. O recomendado é descansar ao menos oito horas por dia.
  4. Limpeza: todos os dias a nossa pele se expõe a contaminantes externos: vento, pó e cosméticos que podem obstruir os poros e limitar a capacidade de regeneração da pele, por esta razão é importante fazer uma limpeza diária, preferencialmente antes de ir dormir, assim se eliminará a maquiagem e todas essas impurezas que podem afetar a saúde da nossa pele e produzir efeitos secundários.
  5. Hidratação: a hidratação da pele é fundamental para que pareça mais limpa e radiante, para isso, o mercado oferece muitos cremes e produtos especiais que também oferecem outros benefícios. Como alternativa, nós mesmos também podemos hidratar a pele com máscaras e cremes caseiros à base de produtos naturais.
  6. Hábitos saudáveis: ter uma boa rotina de exercícios e evitar os maus hábitos, como o consumo de álcool, drogas, tabaco, entre outros, é vital para a saúde de nossa pele. Os maus hábitos podem causar irritações, alergias, desequilíbrio do Ph, ressecamento, entre outros.
  7. Esfoliação: existem muitas alternativas para esfoliar a pele e limpá-la de impurezas. Quando fazemos uma esfoliação, complementamos a regeneração de células e retiramos aquelas que estão mortas, com isto conseguimos revitalizar a pele e permitimos sua melhor oxigenação. Igual aos cremes hidratantes, também existem alternativas naturais que podemos fazer facilmente em casa e sem que nos custe muito.

Esfoliantes naturais para revitalizar a pele

Banana e açúcar

Platano

Este esfoliante é ideal para peles oleosas, visto que não contém óleo.

Você precisará de:

  • 1 banana bem madura
  • 3 colheres de açúcar cristal
  • um recipiente

Como fazer?

No recipiente você deve misturar muito bem todos os ingredientes e fazer uma mistura com eles, uma vez que fique um pouco viscoso, você aplicará sobre a sua pele quando estiver tomando banho. Se quiser apenas hidratar a pele, não precisa adicionar o açúcar.

Açúcar cristal e azeite de oliva

Azucar.refinada.efectos.en_.la_.salud_.2

Este esfoliante, devido ao seu teor de azeite, é mais recomendado para peles secas e sensíveis.

Você precisará de:

  • 4 colheres de açúcar cristal ou açúcar mascavo
  • 2 colheres de azeite de oliva
  • 20 gotas de óleo essencial de sua preferência

Como fazer?

Em um recipiente limpo, misturar todos os ingredientes e depois aplicar sobre sua pele, faça massagens circulares e posteriormente retirar utilizando água morna.

Coco e açúcar mascavo

Aceite-de-coco

Este esfoliante é ideal para pele ressecada e opaca, sem brilho. Ela torna a pele mais radiante e devolve sua vitalidade.

Você precisará de:

  • 1/2 colher de essência de baunilha
  • 1/2 xícara de óleo de coco
  • 1/2 xícara de açúcar mascavo

Como fazer?

Em um recipiente, misturar todos os ingredientes e depois aplicar sobre a pele, fazendo massagens suaves e circulares. Uma vez finalizada essa etapa, retirar a máscara usando água morna, o que sobrar, você pode guardar em um frasco de vidro, em temperatura ambiente (no armário da cozinha ou sobre a geladeira, por exemplo).