Como fazer de seu quarto um ambiente saudável? - Melhor com Saúde

Como fazer de seu quarto um ambiente saudável?

Quer dar um toque de cor ao seu cômodo? Escolha uma planta. A Espada-de-São-João transforma o dióxido de carbono em oxigênio.

Sempre falamos da importância do descanso durante a noite para recuperarmos as energias, além de reequilibrarmos e regenerarmos nosso organismo.

Para isso, é fundamental que evitemos o estresse, mantenhamos uma boa alimentação aliada à prática de exercícios, etc. Mas, também é fundamental cuidarmos bem do ambiente que usamos para descansar, ou seja, nosso quarto.

Nesse artigo, explicaremos como manter seu quarto saudável, com um ar mais limpo e purificado, livre de radiações, transmitindo equilíbrio e serenidade, nos permitindo um bom descanso e um ótimo relaxamento.

Um ar limpo

Uma solução econômica e natural para que o ar de nosso quarto esteja limpo, é decorá-lo com plantas específicas para isso. Logo, qualquer planta não servirá, mesmo porque, algumas plantas podem roubar o oxigênio do ambiente. Assim, para esse fim é recomendável usar uma planta popularmente conhecida como espada-de-São-João (ou, sansevieria zeylanica), que é uma planta capaz de transformar o dióxido de carbono em oxigênio durante a noite.

É recomendável adornar o quarto com duas plantas altas que além de purificarem o ar, oferecerão uma cor verde que influencia em nosso equilíbrio.

sanseviera-doppelbelichtung

A sobriedade

Diz-se que nossa casa é um reflexo de nosso interior. O quarto, por ser o lugar onde descansamos e, em muitos casos, compartilhamos com outra pessoa, deve ser um espaço que transmita claridade e serenidade, e por isso é ideal que não seja cheio de móveis e objetos. Assim, é preciso tentar preenchê-lo com apenas o que é imprescindível e algum objeto decorativo, porém, respeitando certos espaços vazios. E, principalmente, devemos cuidar para que o quarto esteja sempre bem arrumado.

A iluminação

Idealmente, um quarto deve ter luz natural, mas em alguns casos isso não é possível por vários fatores, um deles pode ser a localização do quarto. Nesse caso é possível optar por lâmpadas que oferecem calor como, por exemplo, as lâmpadas de sal do himalaia, que têm uma luz alaranjada muito relaxante e quente, e, além disso, nos ajuda a neutralizar radiações eletromagnéticas.

Um espaço ventilado

Não só para evitar a aparição de ácaros, como também para manter um espaço acolhedor, é recomendável ventilar o quarto diariamente, deixando inclusive e se possível, que o sol incida diretamente sobre os lugares onde possam haver ácaros. Esse lugares geralmente são objetos que acumulam umidade e calor: cobertores, lenções, cortinas, colchões, almofadas, etc.

Em épocas de calor ou tempo ameno, também podemos deixar as janelas abertas durante a noite, caso o lugar seja adequado para isso, ou seja, um local sem muito barulho ou luz. Caso hajam mosquitos é possível utilizar uma cortina ou deixar as persianas abaixadas. Dessa maneira, a ventilação será contínua e evitaremos a sensação de ambiente fechado, que costuma nos abater pelas manhãs.

janela-abierta-Chiots-Run

O odor do quarto

O odor do quarto também é um detalhe que deve ser observado. Um quarto limpo não tem porque cheirar a nada em particular, alguns podem ter certos odores devido à umidade, cheiros que vem de fora, dentre outros fatores. Algumas pessoas optam por dar odores especiais ao quarto, para isso usam incensos, resinas que se queimam com carvão, ambientadores convencionais ou difusores com óleos essenciais. Nesse último caso, são recomendados os seguintes aromas:

  • Limão: para limpar e desinfetar o ambiente;
  • Menta: para refrescar;
  • Gengibre: para aquecer o ambiente;
  • Canela: para estimular;
  • Lavanda: para relaxar;
  • Rosa: para criar um espaço doce e romântico;
  • Eucalipto: para limpar o ambiente e melhorar problemas respiratórios;
  • Cítricos (laranja, tangerina, limão): para melhorar o ânimo e combater a depressão.

Cuidado com os espelhos

O Feng-Shui nos diz que não é conveniente manter espelhos no quarto, pois eles podem alterar as energias que facilitam o descanso em um ambiente. Uma opção é cobrir os espelhos a noite, ou fazer um teste e suspender o uso de espelhos no quarto por alguns dias para ver se notamos alguma diferença, principalmente se tivermos problemas para dormir bem, mesmo que o melhor seja colocar os espelhos em outros cômodos da casa.

A cama virada para o norte

Outra crença que muitos apontam é posicionar a cama, quando possível, com a cabeceira virada para o norte. Caso seja impossível devido ao espaço do quarto ou à disposição da cama, tentaremos outra direção, mas evitaremos ao máximo que a cabeceira esteja voltada para o sul, que é uma direção mais prejudicial. Não custa tentar.

Imagens oferecidas por Chiot’s Run, doppelbelichtung e caribb.