Como fazer sorvetes saudáveis?

Como fazer sorvetes saudáveis?

Preparar sorvetes em casa é uma forma excelente de desfrutar de uma sobremesa saudável e deliciosa, já que nos asseguramos de que todos os ingredientes são naturais.

Tem alguém que não goste de sorvetes durante o verão? Existem pessoas que não deixam de desfrutar o sorvete mesmo que faça frio. Neste artigo você aprenderá diferentes receitas para fazer sorvetes mais saudáveis, em casa e com poucos ingredientes. Dessa maneira, você poderá tê-los prontos para quando desejar sem ter que sair para comprar.

Sorvetes de frutas vs. sorvetes de creme

Não é necessário estar de dieta para querer um sorvete de fruta ou “de água” como se conhece em alguns lugares. Estes são os que mais refrescam e saciam a sede em um dia quente, seja na empresa, seja na praia ou no campo. Além disso, se iremos fazer nós mesmos, é muito mais simples porque entre os ingredientes se utilizam as frutas da estação. São bons para quem faz dieta, porque são baixos em calorias, gorduras, colesterol e açúcar.

Também temos a nossa disposição os sorvetes cremosos, que são feitos em sua grande maioria com leite, servem tanto para a sobremesa como para desfrutar no lugar de um “lanchinho”, por exemplo. Estes não saciam a sede e precisa ter cuidado com a quantidade de açúcar que se acrescenta. Entretanto, costumam ser os preferidos pela sua consistência e sabor.

helado2

Sorvetes caseiros e naturais

Podemos elaborar em casa deliciosos sorvetes e que pode até se transformar em uma atividade para fazer com as crianças. Existem três tipos de preparação: com frutas; com frutas e leite e com infusões.

  • A primeira opção, com frutas, se usam as frutas do verão, sendo muito abundantes em água e um sabor doce. Por exemplo, é recomendável fazer sorvete com melancia, pêssego, framboesa, limão, etc. Ou fazer um mix de vários ingredientes como o melão, a pera e a maçã, ou cereja e laranja. Nestes casos, você deve picar as frutas, acrescentar o gelo e misturar no liquidificador, formando uma sobremesa gelada em minutos. Lembre-se que quanto menos aditivos levar a receita, mais natural e saudável será o sorvete.

helado5

  • A segunda alternativa é a mais popular devido a sua consistência e por parecer ao sorvete que se compra. O leite e o iogurte servem como um aromatizante e para engrossar, além de serem ingredientes que sempre estão na geladeira, principalmente nas casas com crianças. Podemos acrescentar o ovo para adicionar proteínas e consistência e usar qualquer fruta que desejemos, principalmente banana, pêssego ou abacaxi, quer dizer, a mais carnudas.
  • E na terceira opção, podemos preparar sorvetes com infusões ou chá granulado (com gelo raspado). O único que precisamos fazer é, o chá de costume (em erva ou em saquinho), deixar que se esfrie e depois misturar com gelo picado, igual que com as frutas. As sugestões para os sorvetes mais gostosos são o de chá verde, o de canela, o de maçã, o preto, o de hortelã ou o de hortelã-pimenta.

helado4

As melhores receitas de sorvetes

  • Receita de sorvete de pêssego: é perfeito para as crianças e é feito de forma mais que simples. Pode ser feito no verão quando tem mais oferta desta fruta no mercado. Os ingredientes são duas xícaras de leite em pó desnatado, uma xícara de leite desnatado, uma xícara de açúcar (pode usar 2/3 de adoçante), um ovo batido, ¼ de colher de extrato de baunilha, ou de amêndoas, dois pêssegos médios ou uma xícara de pêssegos picados. Misturar os leites, o açúcar, o ovo e a baunilha e bata bem até que se forme uma mistura homogênea. Você pode usar uma batedeira ou um liquidificador. Acrescente os pêssegos em pedaços e despeje em um recipiente que será levará ao congelador. Deixe uma hora pelo menos antes de servir.
  • Receita de sorvete de limão: um clássico que sacia a sede e é delicioso. Os ingredientes são uma xícara e meia de leite desnatado, meia xícara de suco de limão recém preparado (algumas pessoas optam pelos que vem em garrafas), meia xícara de creme de leite batido, uma pitada de sal, uma lata de leite condensado desnatado, seis biscoitos (crackers ou maria) triturados e, se você desejar, rodelas de limão. Misture o leite com o suco, o creme de leite, o sal e o leite condensado na batedeira ou no liquidificador. Coloque meia hora na geladeira. Quando estiver semi firme, misture as bolachas e volte a colocar no congelador, durante uma hora. Você pode enfeitar com as rodelas de limão e com 1 bolacha por porção.

helado3

  • Receita de sorvete de banana: sem dúvida uma maneira diferente de desfrutar desta fruta que se oferta o ano todo e é bastante querida pelas crianças. Os ingredientes são 1 banana cortada em rodelas, três colheres de sopa de leite desnatado e uma colher de sopa de nozes picada. Cortar a banana e colocá-la no congelador por duas horas. Depois desse tempo, colocá-la no processador de alimentos junto com o leite. Misturar bem. Adicionar as nozes e continuar batendo. Coloque novamente no congelador até a hora de servir.
  • Receita de sorvete de Kiwi: você precisa de 200 gramas de kiwi, 100 ml de água, 1 colher de sopa de açúcar e meio envelope de gelatina sem sabor. Bater tudo no liquidificador exceto a gelatina (se coloca quando os demais ingredientes estiverem bem batidos). Encha as formas e leve ao congelador, deixe passar uma hora e coloque os palitos (opcional). Deixe ao menos mais duas horas.
  • Receita de sorvete de morango e laranja: você precisa de 200 gramas de morangos, 100 ml de suco de laranja, 1 colher de sopa de açúcar e meio envelope de gelatina sem sabor. Bata os três primeiros ingredientes no liquidificador e depois acrescente a gelatina. Despeje nas formas e leve ao congelador. Quando passar uma hora, coloque os palitos e logo deixe mais duas horas.

helado6

Imagens cortesia de St0rmz, Hajime NAKANO, Xperia2Day, Carmen Jost e Joy.