Como fazer suco de aloe vera para tratamentos medicinais

Como fazer suco de aloe vera para tratamentos medicinais

A aloe vera é uma planta medicinal muito popular em todo o mundo, recomendada por suas múltiplas aplicações na saúde e na beleza. Essa planta é rica em vitaminas, minerais, aminoácidos ou fitoesterois, entre outros nutrientes que lhe conferem todos os seus benefícios para a saúde e a capacidade para prevenir muitas doenças.

Os benefícios da aloe vera podem ser notados em todas suas formas de apresentação, mas também podemos preparar um suco que tem múltiplas aplicações medicinais. Esse suco concentra todas as propriedades benéficas dessa planta, conseguindo melhorar a saúde.

Quais são as propriedades da aloe vera?

Aloe-vera-500x332

  • É rica em vitaminas A, do grupo B, C, mucilagens, minerais, taninos, azeites, ácidos graxos (oleico e linoleico) e aminoácidos.
  • Tem a capacidade para regenerar as células da pele.
  • Tem propriedades digestivas.
  • Atua como um poderoso filtro.
  • Estimula a regeneração dos tecidos internos.
  • Ajuda a combater vírus, bactérias e fungos.
  • Regenera as células da pele e previne o envelhecimento precoce.
  • Atua como um analgésico.
  • Fortalece o sistema imunológico.
  • Tem uma forte ação anti-inflamatória.

Preparação de suco de aloe vera medicinal

Sabao-de-Sabila-500x332

Antes de começar com a preparação do suco de aloe vera, é muito importante saber que o gel fresco de aloe vera se oxida muito rápido quando entra em contato com o ar. Por essa razão é recomendado extraí-lo logo antes de começar e processá-lo imediatamente depois de que a folha se abra.

  • Corte as bordas espinhosas da folha utilizando uma faca afiada. Uma vez feito isso, lave a faca imediatamente. Divida o caule e extraia o gel que está no seu interior.
  • Coloque uma boa quantidade de gel de aloe vera no liquidificador, adicione suco de cítricos (por exemplo, de laranja ou toranja) e finalmente processe os ingredientes durante dois minutos, mais ou menos. O suco de cítricos é muito recomendado, já que ajuda a estabilizar o gel de aloe vera e a melhorar o sabor.
  • Despeje o suco processado em um recipiente hermético, refrigere-o e utilize duas colheres por cada copo de água para obter um copo de suco de aloe vera.
  • O suco de aloe pode durar na geladeira até uma semana, mas para obter a maior parte dos seus benefícios, é recomendável beber em um prazo de dois dias.

Como consumir suco de aloe vera em tratamentos medicinais?

aloe-500x332

Esse suco de aloe vera é rico em nutrientes e propriedades altamente benéficas para a saúde. Embora esse suco seja bom para prevenir doenças, ele também funciona como tratamento para diferentes problemas que afetam a sua saúde.

A dose geral recomendada é de 2 colheres, de uma a três vezes ao dia, só ou em sucos.

Combater a constipação

O suco de aloe vera tem um efeito laxante que ajuda a combater a constipação. Um copo deste suco em jejum pode ajudar a melhorar a digestão e o movimento intestinal.

Problemas intestinais

Este suco de aloe também pode ser consumido para combater outros problemas gastrintestinais como, por exemplo, a síndrome do intestino irritável, já que atua como regularizador do intestino e das úlceras.

Fortalecer o sistema imunológico

É rico em antioxidantes e outros nutrientes essenciais que ajudam a fortalecer o sistema imunológico prevenindo diferentes tipos de doenças. Além disso, algumas das pesquisas sobre se o seu conteúdo de antioxidantes, betasistoterol, vitamina C, betacarotenos, zinco e selênio indicariam que poderia torná-lo um alimento anticancerígeno. Entretanto, ainda falta evidência científica.

Combater a diabete

O suco de aloe vera pode ser utilizado como um complemento alimentício para reduzir os níveis de açúcar no sangue. Entretanto, se você sofrer de diabete e quiser tomar esse suco, é conveniente consultar previamente ao médico para evitar possíveis efeitos secundários.

Efeitos secundários do suco de aloe vera

O suco de aloe vera tem poucos efeitos secundários, mas, em algumas pessoas, pode produzir reações desfavoráveis. Entre esses efeitos encontramos:

  • A perda de eletrólitos, o que leva a atrasar o processo de cura, mudando a cor da urina para um tom rosado.
  • O desequilíbrio de líquidos.
  • Cãibras intestinais.

Além disso, poderia desencadear reações desfavoráveis em pessoas que consomem medicamentos para tratar problemas como a síndrome do Crohn, problemas intestinais, menstruação, apendicite ou colite. Em todos esses casos o mais prudente é consultar ao médico antes de tomar o suco.