Como fazer tônico facial de água de arroz - Melhor Com Saúde

Como fazer tônico facial de água de arroz

A água de arroz é um tônico hipoalergênico que nos ajuda a acalmar irritações. Além disso, ela favorece a eliminação de impurezas, combate a acne e o excesso de oleosidade.

Você já percebeu como a pele das mulheres asiáticas costuma ter uma aparência jovem, saudável e lisinha? O segredo é a água de arroz, usada na Ásia há várias gerações para cuidar da pele de forma natural.

Ela oferece diversos benefícios relacionados à beleza, e pode ser usada para tratar o rosto, o corpo e até os cabelos. Por ser um ingrediente barato e presente nas refeições diárias de praticamente metade da população mundial, o arroz permite embelezar a pele de forma fácil e rápida, sem gastar muito dinheiro. 

Quais são os benefícios da água de arroz?

A água de arroz possui efeito calmante e refrescante na pele, sendo amplamente recomendada por praticantes da medicina Ayurveda como uma “pomada” eficaz para acalmar e reduzir inflamações cutâneas.

Grande parte dos benefícios da água de arroz é proveniente da vitamina B que ela contém. Este nutriente promove o crescimento celular, reduz a velocidade do processo de envelhecimento e estimula o fluxo sanguíneo, melhorando a circulação.

Estas propriedades compõem a receita perfeita para uma pele jovem e radiante, já que permite fechar os poros e reduzir linhas de expressão, além de proporcionar brilho e firmeza.

A água de arroz também contém hidratantes e antioxidantes, fundamentais para manter uma pele saudável e hidratada. Em contato com a pele, eles previnem e reduzem manchas decorrentes da idade ou da exposição exagerada ao sol.

Acredita-se que a água de arroz possui inclusive propriedades que absorvem os raios ultravioletas, e podem oferecer uma leve proteção contra o sol (mas lembre-se de que a proteção é suave e não substitui o uso diário do protetor solar).

Por último, este poderoso item de beleza ainda é capaz de naturalmente se ligar ao cobre presente na pele, que obtemos através da alimentação. Dessa forma, ele previne a formação de melanina que causa a hiperpigmentação, condição na qual parte da pele sofre uma alteração na sua cor, manifestada por meio de manchas escuras.

Agua-de-arroz

Como fazer e usar a água de arroz?

O processo é muito simples. Comece lavando o arroz como faria se fosse cozinhá-lo normalmente, para retirar eventuais sujeiras e impurezas.

Coloque uma quantidade considerável do arroz lavado em um recipiente e cubra todo o conteúdo com água. Tampe o recipiente e mexa um pouco, e depois reserve por aproximadamente 15 minutos.

Você vai notar que a água começa a ficar turva e com um aspecto leitoso, tornando difícil enxergar o arroz submerso. Se você pegar um pouco do arroz, vai perceber que os grãos ficam translúcidos, já que eles perdem suas vitaminas e minerais que vão sendo transferidos para a água.

Após este período, a água já está pronta para uso. Coe o arroz e coloque a água em um recipiente hermético na geladeira, já que a temperatura mais fria contribui para fechar os poros, além de proporcionar uma sensação mais refrescante. Se mantida na geladeira, ela pode ser usada por até 4 dias.

As propriedades da água de arroz são potencializadas se ela passar pelo processo de fermentação. Para fazer isso em casa, simplesmente deixe-a em um recipiente em temperatura ambiente por um período de entre 24 e 48 horas, até ficar levemente azeda, indicando que começou a fermentar. Neste momento ela já está pronta para uso e pode ser guardada na geladeira.

Para usar depois da rotina normal de limpeza da pele, pegue um algodão ou toalha de papel e molhe bem na água de arroz (lembre-se de chacoalhar o recipiente antes de usar). Passe suavemente no rosto e deixe agir por alguns minutos até que a mistura seque e seja completamente absorvida pela pele.

arroz

Outras recomendações

Além de usar a água de arroz regularmente, é fundamental limpar bem a pele todos os dias para retirar impurezas e excessos de maquiagem que podem entupir os poros. Quando possível, faça também uma esfoliação para eliminar as células mortas e manter a pele ainda mais saudável.

Além da pele, a água de arroz é amplamente usada em países asiáticos no tratamento dos cabelos. Os nutrientes presentes no arroz fortalecem os fios, aumentam a elasticidade e reduzem o frizz, portanto aproveite também esta dica para ter um cabelo com mais brilho e maciez de forma fácil e natural.