Como fazer uma infusão de casca de tangerina, valeriana e camomila para acalmar os nervos

A valeriana e a camomila são conhecidas por seus efeitos sedativos, e quando combinadas com a casca de tangerina também aproveitamos os seus benefícios para relaxar os nervos. Veja como fazer uma infusão de casca de tangerina, valeriana e camomila para acabar com o estresse
Como fazer uma infusão de casca de tangerina, valeriana e camomila para acalmar os nervos
Karla Henríquez

Revisado e aprovado por a Doutora Karla Henríquez.

Última atualização: 23 agosto, 2022

Quando temos uma crise nervosa, entramos em um estado de agitação interior que, em geral, tende a manifestar-se com ansiedade, transpiração excessiva, taquicardia e uma sensação inexplicável de medo.

Os sintomas podem variar em cada pessoa, quase sempre dependendo da atividade de seu sistema nervoso e da situação que o causa.

No entanto, em geral, evita a sensação de calma e pode levar a outros distúrbios emocionais, como depressão, insônia e irritabilidade.

Felizmente, existem vários remédios de origem natural que, devido às suas propriedades, proporcionam um efeito relaxante que ajuda a promover a sensação de bem-estar em pouco tempo.

Nesta oportunidade, propomos uma infusão de casca de tangerina, valeriana e camomila, ideal para aqueles momentos de estresse e nervosismo.

Não hesite em experimentá-lo!

Infusão de casca de tangerina, valeriana e camomila para acalmar os nervos

Os ingredientes que combinamos nesta infusão de casca de tangerina, valeriana e camomila contêm vitaminas, minerais e compostos antioxidantes que, juntos, ajudam a regular o funcionamento do sistema nervoso em crise de nervosismo ou ansiedade.

Seus nutrientes atuam como relaxantes poderosos, proporcionando efeitos semelhantes aos oferecidos por alguns medicamentos e produtos convencionais para os nervos.

O mais interessante é que, além de ter propriedades que beneficiam outros aspectos da saúde, não produz efeitos colaterais e pode ser tomada todos os dias.

Benefícios da casca de tangerina

Tangerina

A casca de tangerina tornou-se popular em medicina natural alternativa graças à sua importante contribuição de vitamina C e minerais.

Embora alguns ainda pensem que é um desperdício, na verdade, ela concentra 10 vezes mais antioxidantes do que o suco.

  • Recomenda-se para fortalecer o sistema imunológico e reduzir o risco de infecções.
  • Ajuda a minimizar os efeitos dos radicais livres nas células, o que poderia prevenir doenças crônicas e o envelhecimento prematuro.
  • Estimula a produção de melatonina, uma substância que ajuda a acalmar os nervos e melhorar a qualidade do sono.
  • Ela diminui os níveis de colesterol elevado e, em menor grau, favorece o controle da glicose no sangue.

Benefícios da valeriana

A valeriana é uma das plantas mais populares no tratamento de problemas emocionais relacionados aos nervos, estresse e insônia.

  • Possui propriedades sedativas e relaxantes que, ao atuar no sistema nervoso, ajudam a produzir uma sensação de bem-estar.
  • Seus compostos têm a capacidade de melhorar a atividade dos neurotransmissores que induzem o sono, reduzindo a insônia.

Benefícios da camomila

Infusão de casca de tangerina, valeriana e camomila

A camomila é uma planta com múltiplas aplicações medicinais, incluindo seu efeito contra o estresse e os nervos.

  • Tem uma forte ação sedativa que controla a irritabilidade e a ansiedade.
  • Ela relaxa o sistema nervoso e reduz esse sentimento de medo e pressão.
  • Entre outras coisas, relaxa os músculos e induz o descanso físico.

Visite este artigo: Chá de gengibre e camomila para tratar a síndrome do intestino irritável

Como preparar essa infusão para acalmar os nervos?

Como fazer uma infusão de casca de tangerina, valeriana e camomila para acalmar os nervos

A preparação desta infusão de casca de tangerina, valeriana e camomila é muito simples e você pode recorrer a ela antes de qualquer ataque de nervos.

No entanto, é importante ter em conta que pode causar sonolência, por isso é aconselhável consumi-lo à noite.

Ingredientes

  • 1 xícara de água (250 ml)
  • A casca de 1 tangerina
  • ½ colher de sopa de valeriana (5 g)
  • ½ colher de chá de camomila (5 g)

Preparação

  • Despeje a água em uma panela e depois adicione a casca de tangerina e leve para ferver.
  • Quando atingir fervura, reduza o fogo para o mínimo e adicione a valeriana e a camomila.
  • Cubra a bebida e deixe por mais 2 ou 3 minutos.
  • Retire do fogo e aguarde até que esteja adequado para consumo.

Modo de consumo

  • Coe a infusão de casca de tangerina, valeriana e camomila e consuma uma xícara antes de qualquer sintoma de nervosismo.
  • Tome 20 ou 30 minutos antes de ir para a cama.
  • Repita seu consumo todos os dias ou quando considerar necessário.

Você está passando por um episódio de ansiedade ou nervos? Você não pode se concentrar e se sente irritado? Vá em frente e prepare esta infusão de casca de tangerina, valeriana e camomila e confira suas propriedades interessantes.

Lembre-se de que, além de se sentir bem emocionalmente, você também se sentirá mais leve e estará aumentando as defesas do seu corpo.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Gutiérrez, S. L. G., Chilpa, R. R., & Jaime, H. B. (2014). Medicinal plants for the treatment of “nervios”, anxiety, and depression in Mexican Traditional Medicine. Brazilian Journal of Pharmacognosy. https://doi.org/10.1016/j.bjp.2014.10.007
  • Xie, W., Zhang, X., Wang, T., & Hu, J. (2012). Botany, traditional uses, phytochemistry and pharmacology of Apocynum venetum L. (Luobuma): A review. Journal of Ethnopharmacology. https://doi.org/10.1016/j.jep.2012.02.003
  • Miyasaka, L. S., Atallah, A. N., & Soares, B. G. O. (2006). Valerian for anxiety disorders. Cochrane Database of Systematic Reviews. https://doi.org/10.1002/14651858.CD004515.pub2

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.