Como frear os sinais de envelhecimento?

Como frear os sinais de envelhecimento?

Para retardar os efeitos do envelhecimento a nível cognitivo é muito importante que mantenhamos nossa mente ativa, seja aprendendo coisas novas, através da leitura ou fazendo exercícios específicos.

Talvez a pergunta seja um pouco fora de sentido  ou até mesmo incomum, já que tudo tem um ciclo de vida, nosso corpo não poderia ser uma exceção. Não podemos negar que, como seres estéticos, sempre queremos nos conservar e sempre buscamos uma forma de fazê-lo. Para além da estética, devemos também ter em mente que a tentativa de nos preservar traz enormes benefícios para nossa saúde, seja física ou mental. 

Por outro lado não podemos frear a passagem dos anos, o envelhecimento é um processo natural, mas o único que podemos fazer e atrasá-lo com uma série de recomendações que vamos listar a seguir.

Sinais considerados próprios da velhice

Devemos saber que os sinais causados pela passagem dos anos são praticamente irreversíveis, mas as perdas não ocorrem somente no nosso corpo, apresenta-se também uma deterioração dos sentidos e da mente. 

Deterioração dos sentidos

Apesar de poder apreciar uma pessoa em aparente estado de velhice, devemos saber que muitas vezes estas pessoas tendem ser mais robustas e vitais do que outras, por isso, para que se possa dar um diagnóstico como tal, não podemos ignorar características como os sinais biológicos, os sinais psicológicos e sintomas centrando-se somente na aparência física.

Deterioração mental

Juntamente com a deterioração dos sentidos, a deterioração mental tende a ser um dos problemas mais comuns que a velhice nos traz. Lidar com o tratamento da deterioração mental pode manifestar uma onda de emoções, especialmente aos familiares e outras pessoas próximas.

Como cuidar da pele contra o envelhecimento?

Seja pela saúde ou pela estética, sempre vamos querer ter uma pele saudável, firme e livre de rugas, mas o importante é saber que não podemos e não devemos comprar e usar qualquer produto que nos oferecem no mercado (por mais que apresentem marcas reconhecidas etc.). A seguir, vamos dar algumas indicações para que você melhore ou inicie um tratamento contra a velhice, diminuindo a velocidade no processo de destruir a nossa pele.

Cuidados com as mãos e o pescoço

O rosto não é a única parte do corpo que necessita de cuidado especial frente à velhice. As mãos e o pescoço também são áreas que estão frequentemente expostas aos danos provocados pelos raios de sol. Estas áreas mostram sinais de envelhecimento, tais como o aparecimento de manchas escuras, ressecamento e a perda de firmeza. Por estas razões, nós devemos sempre aplicar uma farta quantidade de creme hidratante e protetor solar.

Tratamento contra as imperfeições

Reparações para frear o envelhecimento

A flutuação de hormônios é umas das razões para que muitos adultos apresentem problemas como a acne, mas normalmente estes distúrbios são mais comuns nas mulheres com idade superior aos 40 anos. Nesse caso, o mais recomendável é usar uma loção limpadora para combater o aparecimento de acnes e um creme hidratante uma vez ao dia. 

Não tenha pressa com seus produtos de cuidados da pele

Se você está se sentindo frustrada porque seus novos cremes hidratantes antienvelhecimento não apresentam qualquer tipo de resultado, é melhor continuar seguindo o tratamento com paciência antes de mudá-lo. Talvez o creme requeira um tempo mais prolongado de uso para que surjam os primeiros efeitos. Caso alcance o prazo de validade determinado pelo fabricante, já tem motivos para procurar um novo tratamento. 

Não use muitos produtos de uma só vez

Produtos para frear o envelhecimento

O excesso de produtos na sua pele pode causar uma ligeira irritação e com isso trará péssimos resultados para a prevenção das rugas e algumas manchas. Tente iniciar o tratamento com somente um produto de cada vez.

Durma bem…

Dormir bem é um dos pontos mais importantes, inclusive se pode dizer que é o fator mais determinante quando se trata de retardar o envelhecimento cutâneo. Se você não tem um sono agradável, a tendência é despertar com incômodas olheiras e uma tez apagada. Por esse motivo, a recomendação é dormir corretamente para que a pele se regenere.  

Componentes saudáveis que ajudam a frear o envelhecimento

Cenoura

suco de cenoura

Estudos demonstram que comer cenoura diariamente pode reduzir o envelhecimento, graças ao seu alto conteúdo de betacaroteno.

Abacate

Apesar de não conter um alto conteúdo de betacaroteno, seu uso é muito viável para o antienvelhecimento, uma vez que tem um alto teor de vitamina E, o que contribui para a boa aparência da pele

Oxicoco

Reduzir o envelhecimento

As bagas, ou também conhecidas como oxicocos, contêm antioxidantes e você pode escolher entre os arandos ou groselhas negras.

Água

Finalmente, é muito importante beber uma boa quantidade de água diariamente, já que isso vai ajudar a eliminar as toxinas e a manter nossa pele bem saudável. O recomendado é bebermos oito copos de água ao dia, pode-se obter a água também no consumo de frutas frescas e na água de coco.