Como lavar e desinfetar verduras e frutas

Como lavar e desinfetar verduras e frutas

Como lavar e desinfetar verduras e frutas

Incluir frutas e verduras na dieta é saudável e indispensável. Por isso, é claro que este tipo de alimento tem muitas propriedades que beneficiam nosso organismo, melhoram nossas defesas e previnem muitas doenças.

No entanto, antes de chegarem em nossas casas, estes alimentos são suscetíveis à contaminação por vários agentes patogênicos que afetam nossa saúde, não só pelo fato de estarem expostos diretamente aos agentes de nosso ambiente, como também ao processo de plantio e cultivo, onde são submetidos a pesticidas altamente tóxicos.

No geral as frutas e verduras são consumidas cruas e isto implica um maior risco para a saúde. Por isso que é muito importante aprender a lavar e desinfetar muito bem este tipo de alimento com a finalidade de reduzir notavelmente o risco de seus diferentes contaminantes, que podem estar presentes pela sujeira, pelo processo de armazenagem, pelo transporte e, como estávamos dizendo, o uso de químicos e pesticidas durante o cultivo. Quer aprender a lavar corretamente as verduras e frutas? Continue lendo!

Passos para lavar corretamente as verduras e frutas

lavar e desinfetar alimentos

  1. Em primeiro lugar saiba que o melhor a se fazer para lavar suas frutas e verduras é fazê-lo antes de cortá-las ou descascá-las. Quando você lava a fruta ou verdura inteira, evita que os agentes patogênicos que estão sobre a casca passem para o interior do alimento. Isso deverá ser feito independentemente de consumir o alimento com casca ou não.
  2. Você também deve limpar muito bem suas mãos antes de manipular qualquer tipo de verdura e fruta. A higiene pessoal tem um papel muito importante na contaminação deste tipo de alimento.
  3. Ao selecionar as frutas e verduras que irá lavar, coloque-as por pelo menos dois minutos sob a torneira, ou coloque-as em um recipiente com água para economizar. Se existe um excesso de sujeira, utilize uma escova ou esponja limpa e livre de sabões para ajudar.
  4. É recomendado eliminar as folhas externas de algumas frutas e verduras, já que podem estar contaminadas.
  5. Para desinfetar as frutas e verduras existem vários truques caseiros muito bons, já que utilizam produtos antimicrobianos, capazes de combater as bactérias nestes produtos e reduzindo o risco dos agentes patogênicos contaminantes.
  6. Depois de seguir estes passos, é importante também limpar muito bem os utensílios de cozinha a serem utilizados, para evitar que o alimento se contamine enquanto é manipulado na cozinha.

Como desinfetar as verduras e frutas?

Quando você já tiver lavado suas frutas e verduras, e preferivelmente antes de serem cortadas, o ideal é desinfetá-las completamente com algumas dicas caseiras muito eficazes.

Bicarbonato de sódio

bicarbonato de sódio

Este produto é muito econômico, fácil de ser encontrado e, no geral, está incluído na lista de compras, seja para fins culinários ou para outros problemas de saúde. Outro de seus benefícios é limpar e desinfetar de forma eficaz, e é por isso que podemos utilizá-lo para uma limpeza correta de frutas e verduras.

Como usar?

  • Dilua uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em um litro de água, coloque as verduras e/ou frutas de molho por 10 minutos e pronto.

Vinagre

O vinagre é outro dos desinfetantes naturais mais poderosos que podemos encontrar, pois elimina todo tipo de bactérias por ser antimicrobiano. Assim como o bicarbonato, é um produto muito econômico e que encontramos em casa. O melhor de tudo é que é bom também para a saúde e não tem componentes tóxicos.

Como usar?

  • Dilua um copo de vinagre em um litro de água, depois deixe as frutas de molho durante 10 minutos ou pode optar por borrifar a mistura com um spray antes de usar o alimento nas preparações da cozinha.

Limão

limão

O limão é um alimento conhecido por suas propriedades desinfetantes e antibacterianas, que se devem principalmente ao ácido cítrico. Este alimento combinado com um pouco de vinagre torna-se um desinfetante natural ideal para eliminar qualquer patógeno de suas frutas e verduras.

Como usar?

  • Em um recipiente misture muito bem partes iguais de água, limão e vinagre.
  • Coloque de molho as frutas e/ou verduras a serem utilizadas, deixando atuar por 10 minutos.
  • Enxágue, seque com uma toalha limpa e depois utilize os alimentos.