Como limpar as frutas e os vegetais de pesticidas e bactérias

Como limpar as frutas e os vegetais de pesticidas e bactérias

Embora a melhor forma de eliminar os pesticidas seja retirando a casca das frutas, é exatamente nela que estão a maioria dos nutrientes, por isso é importante conservá-la.

As frutas e os vegetais são alimentos imprescindíveis em todo tipo de dieta saudável, já que possuem propriedades nutricionais muito importantes para nosso organismo. No entanto, como consumidores devemos saber que, antes de ingerir este tipo de alimentos, devemos limpá-los corretamente para eliminar os pesticidas e as bactérias que podem chegar a afetar nossa saúde, caso não demos a atenção adequada.

Tanto as frutas quanto os vegetais recebem uma grande quantidade de pesticidas durante seu processo de cultivo, isso sem contar que também estão expostos a sujeiras e resíduos de animais que podem conter bactérias perigosas, como a Escherichia coli (mais conhecida como E.coli) ou a Salmonela, entre outras. Por isso é que devemos conhecer a importância de limpar muito bem e desinfetar as frutas e vegetais antes do consumo, de modo de ingeri-los de um modo mais seguro.

Você sabe como limpar e desinfetar corretamente as frutas e vegetais antes de consumi-los? A seguir compartilharemos algumas receitas naturais, desinfetantes caseiros e diferentes maneiras de lavar corretamente esses alimentos.

Conselhos básicos para limpar suas frutas e vegetais

a-casca-da-maca-te-ajuda-a-emagrecer-500x325

  • A primeira coisa que você pode fazer para limpar suas frutas e vegetais é colocá-los debaixo de um jato d’água, ou mesmo em uma vasilha cheia de água para economizar. Este método não é 100% eficaz para remover os resíduos de pesticidas, mas tem um efeito abrasivo que pode eliminar grande parte destas substâncias tóxicas.
  • Algumas frutas e vegetais podem ser limpos com a ajuda de uma escova de dentes, esfregando-os suavemente de modo de eliminar completamente resíduos e sujeiras. Você pode aplicar esta técnica com batatas, pêssego, cenoura, pepino ou maçã, entre outros.
  • Outro truque muito efetivo para eliminar os resíduos tóxicos das frutas e vegetais é retirar completamente sua casca. Mesmo que em certos casos muitos dos nutrientes estejam presentes na casca, saiba que esta é a parte mais afetada pelos pesticidas.
  • Nunca lave as frutas e vegetais antes de guardá-los. Isto pode fazer com que se decomponham com mais facilidade, já que a umidade cria um ambiente perfeito para os microrganismos. Sempre limpe suas frutas e vegetais antes de consumi-los, preferentemente com água morna para obter melhores resultados.

Receitas para limpar e desinfetar frutas e vegetais

As seguintes receitas naturais também são muito eficazes para limpar e desinfetar as frutas e vegetais, de modo de eliminar ao máximo os rastros de pesticidas e bactérias.

Bicarbonato de sódio

Antes de utilizar esta receita, submirja as frutas e vegetais em uma vasilha com água para eliminar as sujeiras. A seguir, pegue uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e dilua em um litro de água. Quando estiver pronto, submirja as frutas e vegetais durante alguns minutos e esfregue bem para poder eliminar por completo as bactérias.

Vinagre de maçã

Vinagre_de_maça_e_Bicarbonato_de_sodio

O vinagre de maçã é outro dos ingredientes naturais que podem ajudar a desinfetar as frutas e vegetais. Basta diluir um copo de vinagre de maçã em um litro de água e lavar os alimentos com esta mistura.

Vinagre e limão

O vinagre e o limão são dois excelentes aliados para limpar corretamente as frutas e vegetais, já que garantem a eliminação de bactérias e de rastros de pesticidas que tanto dano podem fazer ao organismo. Para aproveitar seus benefícios, adicione o suco de um limão em um borrifador, introduza duas colheres de vinagre branco e, por último, encha o frasco com uma xícara de água. Agite vigorosamente o borrifador para misturar bem todos os ingredientes e borrife suas frutas e vegetais com esta mistura antes de consumi-los.

Extrato de toranja e bicarbonato de sódio

Pomelo-toronja

Para fazer este desinfetante caseiro simplesmente misture 20 gotas de extrato de sementes de toranja com uma colher de bicarbonato de sódio, uma xícara de vinagre branco e uma xícara de água. Dilua tudo muito bem e borrife a mistura nas frutas e vegetais antes de consumi-los.

Vinagre e sal

Para lavar e desinfetar todos os tipos de frutas e verduras, encha um recipiente com água e adicione ½ xícara de vinagre de maçã e 3 colheres de sal.  Dilua bem os ingredientes e posteriormente deixe as frutas e verduras de molho durante 20 minutos.