Como limpar seu forno com produtos naturais?

Como limpar seu forno com produtos naturais?

Você sabia que o limão é um dos melhores produtos naturais contra a gordura? Além de acabar com os maus odores, ele nos ajuda a eliminar as bactérias presentes no forno.

O forno é um dos eletrodomésticos de casa que mais acumula sujeira, afinal, os alimentos que assamos, geralmente passam minutos ou horas dentro do forno, e quase todos costumam encher o interior do equipamento de gorduras e outras substâncias. Frequentemente a dona de casa se pergunta qual é a forma mais efetiva de limpar o forno, visto que é necessário eliminar esses excessos de gorduras e resíduos que podem converter o eletrodoméstico em um entorno perfeito para micro-organismos.


Atualmente há uma grande quantidade de produtos para a limpeza de fornos no mercado, mas nem sempre são a melhor opção. Esses produtos costumam estar cheios de químicos tóxicos e, em ocasiões, não limpam tão bem quanto outros métodos. Assim, uma boa opção para dar uma limpeza correta aos fornos e nos desfazermos da sujeira é utilizando produtos naturais.

Os produtos naturais são uma excelente alternativa de limpeza, pois além de serem muito efetivos para eliminar a gordura e a sujeira, também não agridem o ambiente por não serem contaminantes. A seguir, deixamos as melhores alternativas para a limpeza do forno com produtos naturais. Confira!

Sal

Tratar-a-enxaqueca-com-sal

O uso de sal na cozinha pode ir muito mais além de conferir sabor aos pratos. Esse produto tão econômico e fácil de encontrar pode ser útil para desinfetar e limpar o forno naturalmente.

Como usar o sal para limpar o forno?

Misture 1/2 litro de água e 250 gramas de sal em um recipiente. Depois passe a mistura nas paredes do forno, principalmente nas regiões onde notar manchas e sujeiras de alimentos. Deixe o produto atuar de 15 a 20 minutos e enxágue com ajuda de uma esponja úmida.

Possivelmente ficarão resquícios do cheiro depois de aplicar esse método de limpeza. Para eliminar os odores desagradáveis, prepare uma mistura de 1/2 litro de vinagre de vinho branco e 250 gramas de sal. Misture os dois ingredientes até diluir o sal completamente e coloque a mistura em um borrifador. Borrife as paredes do forno e deixe atuar por alguns minutos. Finalmente, retire os resíduos com uma esponja úmida.

Limão

Consumir-limao-de-maneira-saudavel

O limão é um produto antibacteriano e antisséptico que nos ajuda a eliminar os micro-organismos que se acumulam no forno quando este está sujo. Seu aroma agradável nos ajuda a eliminar os cheiros ruins e também é um excelente aliado pra eliminar gorduras.

Como usar o limão para limpar o forno?

Para limpar o forno facilmente, corte dois limões pela metade e esprema o suco. Depois, coloque em uma panela e leve ao forno durante 30 minutos a 250 ºC. Passado esse tempo, retire a panela e limpe as paredes do forno com um pano.

Vinagre

Vinagre-de-maçã

O vinagre e outro dos produtos naturais usados para limpar a casa. Potencializaremos suas propriedades com os benefícios do bicarbonato de sódio para limpar o forno.

Como usar o vinagre para limpar o forno?

Misture uma boa quantidade de vinagre de sidra de maçã com bicarbonato de sódio e guarde em um borrifador. Depois, borrife a mistura nas paredes do forno e programe-o a 120 ºC durante dez minutos. Depois, deixe o forno esfriar e retire os excessos de gordura com uma esponja úmida.

Bicarbonato de sódio

Bicarbonato-de-sodio (1)

O bicarbonato de sódio é um produto natural que tem múltiplos usos na cozinha e a nível medicinal. No caso da limpeza da casa também pode se tornar um grande aliado e nos facilitar o trabalho na hora de limpar o forno.

Como usar o bicarbonato de sódio pra limpar o forno?

Misture uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em um copo de água e coloque a mistura em um borrifador. Borrife as paredes do forno com a mistura, deixe atuar durante uma noite e no dia seguinte tire a gordura com uma esponja.

Outra opção é misturar uma xícara de bicarbonato de sódio com um pouco de água até formar uma pasta. Coloque a pasta nas paredes do forno com um pano e deixe atuar durante duas horas, depois, retire a sujeira com uma esponja.